Patricia Musa - Corretora de imóveis na Florida
Negócios Locais

A diferença de um profissional na hora de investir em imóveis

Sending
User Review
0 (0 votes)

A corretora de imóveis Patrícia Musa, nasceu em São Paulo, na capital, e desde muito jovem aprendeu a lidar com os negócios através do exemplo dos pais, empresários e investidores do setor imobiliário na cidade. Formada em Maketing pela USP e com MBA em International Commerce estudado na França, Patrícia tem um boa experiência vivendo fora do Brasil. Morou na Austrália, morou em Nova York e hoje reside em Miami com o marido e o filho de 1 ano. Hoje, Patrícia Musa atua na área de investimentos e administração de imóveis residenciais e comerciais na Flórida. A Acontece Magazine entrevistou a realtor. Confira.

Patrícia, como você iniciou a sua vida profissional nos EUA?
Antes da crise imobiliária americana, fui convidada por um investidor americano para ingressar no mercado de real estate na compra, venda e administração de seus imóveis. Durante este período aprendi muito sobre as leis, contratos, e conheci grande parte do nosso mercado in loco. Com a chegada da crise, não pudemos dar continuidade ao nosso projeto, mas percebi que gostava muito da área imobiliária e comecei a acompanhar cada momento de queda de preços, pesquisei nas prefeituras quais os projetos que estavam parados pela crise e parei para pensar “Se os EUA quebrarem, o mundo estará quebrado!” Foi então que decidi me dedicar a um projeto profissional pessoal, desisti de comprar um imóvel no Brasil para comprar aqui e acho que tomei a decisão correta. A partir deste momento, minha grande satisfação é poder ajudar meus clientes a investir no melhor negócio, tanto residencial quanto comercial, em Miami.

O comportamento do investidor brasileiro mudou com a desvalorização do real? Principalmente os que investiram em compras na planta?
Hoje em dia, o investidor brasileiro que quer comprar um imóvel com o objetivo de passar férias, sem a intenção de se mudar para Miami, ao converter o valor em reais, pensa duas vezes antes de assinar o contrato, mas por um outro lado, a família brasileira que quer morar, trabalhar e seguir um futuro em Miami, continua adquirindo seu imóvel, sem se importar com a taxa cambial tanto na área residencial como comercial, buscando rendimentos em dólar.
Segundo uma lei do Estado da Flórida, ao adquirir um imóvel em fase de pré-construção, o investidor têm o direito de desistir da aquisição em até 15 dias após a assinatura oficial do contrato, sem penalidade. Após este prazo, ambos, construtor e comprador devem cumprir com seus prazos e cláusulas contratuais. Normalmente consta em contrato que o cliente ao adquirir um imóvel em fase de pré-construção não poderá revender esse imóvel antes de escriturá-lo. Nesse caso, nós costumamos indicar um advogado da área imobiliária, que poderá orientá-lo legalmente. Os clientes que já escrituram seus imóveis estão optando pelo aluguel para evitar o problema cambial.

Como você avalia o momento atual do mercado imobiliário no Sul da Flórida?
Estamos passando por uma adequação do mercado à nova realidade da América Latina e de alguns países da Europa. A própria China vive um momento de atenção em relação à sua economia, a Rússia tem seus problemas internos e cada país, sua peculiaridade. Mesmo assim, Miami continua recebendo investidores de todo o mundo, e os investidores brasileiros continuam muito atentos aos bons negócios.

Existe diferença entre um realtor e outro na hora de encontrar as opções de imóveis disponíveis no mercado?
Sim, claro! A diferença está no atendimento, no profissionalismo e na entrega do resultado esperado. Nos Estados Unidos, temos um banco de dados unificado ao qual todos os profissionais da área possuem acesso. Essa ferramenta chama-se MLS e é utilizada por todos os corretores para anunciar os imóveis à venda e para locação. Sendo assim, não existe exclusividade em ter acesso ao imóvel, prevalecendo seguir as leis imobiliária e trabalhar com lealdade com seu cliente.

Por que é importante ter um realtor na negociação da compra de um imóvel?
Mais do que importante, é uma questão de legalidade. O realtor é um agente obrigatório no momento da compra e venda de um imóvel. Devemos sobretudo sempre valorizar a expertise dos profissionais em geral. Por mais simples que pareçam as transações, ter um profissional que conheça o mercado, conheça as especificidade de cada bairro, até de cada edifício, traz mais segurança ao investidor.

Quem devemos procurar para um pre-approval na hora de comprar um imóvel?
Orientamos o cliente a procurar diretamente os bancos ou trabalhar com um mortgage broker licenciado, que trabalha para tentar aprovar os financiamentos e poderá facilitar a identificação da melhor instituição financeira e taxa de juros aplicada no momento, porém o cliente, se preferir, pode fazer isso por conta própria.

Você continua dando assessoria aos seus clientes com reformas e concierge após a compra do imóvel?
Acredito que este é um dos diferenciais do meu trabalho. A nossa relação com o cliente não termina no fechamento do contrato de um imóvel. Costumo falar que é no closing que iniciamos uma grande parceria.

O que você mais gosta da vida em Miami? E o que sente falta do Brasil?
Como nasci e fui criada em São Paulo, o que mais amo são as cores de Miami, o céu azul, o pôr do sol laranja, a praia, a natureza. Tenho um bebê e sempre sonhei que, se um dia eu tivesse um filhinho, gostaria de levá-lo ao parquinho caminhando pela calçada sem buracos e sem ter nenhum problema (risos) e por isso hoje me sinto realizada morando em Miami.

 

 

Por Connie Rocha – Fotos: Fabiano Silva

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qui, 21 nov.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page