User Review
( votes)Por: Marcelo Rio
Philadelphia Eagles e Green Bay Packers fizeram história ao disputarem uma partida na Neo Química Arena, em São Paulo. Sucesso foi tamanho que organizadores já pensam em tornar o evento anual.
No último mês de setembro, a cidade de São Paulo viveu um clima diferente. Durante uma semana, vários eventos ligados à NFL ocorreram pela cidade e o ponto culminante foi uma partida oficial entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers, disputada no estádio do Corinthians, a Neo Química Arena, em São Paulo. O público de 47.236 pessoas foi o maior desde a Copa de 2014, quando tinha sua capacidade estendida.
Além dos milhares de fãs brasileiros, chamou a atenção o grande número de americanos que vivem no Brasil, mas também dos que vieram dos Estados Unidos e puderam tirar uns dias para conhecer nosso país e depois acompanhar a partida. James Pagliei, torcedor fanático dos Eagles, foi um desses americanos que viajaram para ver o seu time jogando em Itaquera. Ao término da partida, ainda no estádio, ele gravou um vídeo emocionado com a receptividade dos brasileiros e disse que a mídia americana precisa parar de falar tão mal do Brasil, pois, de perto, não viu nada do que costumava ouvir, mas sim, um povo feliz e acolhedor. “A viagem foi incrível e quero voltar no ano que vem”.
Por falar em ano que vem, a NFL não quer que esse tenha sido apenas um evento isolado e já estuda repetir a dose em 2025, e quem sabe, passar a levar mais de um jogo por temporada para o Brasil.
Impacto Econômico na Cidade
Eventos esportivos de grande peso geram uma arrecadação espantosa para a cidade que os abriga. A Fórmula 1, que há décadas tem uma etapa disputada no autódromo de Interlagos, gera para os cofres do município perto de R$ 1,64 bilhão de reais ou 292 milhões de dólares. E vale lembrar que há muito tempo, não temos pilotos brasileiros se destacando nessa categoria.
No caso do evento da NFL em São Paulo, ainda não se tem um número oficial, mas já se sabe que foi muito acima do esperado, e que tanto a liga quanto os organizadores locais ficaram extremamente satisfeitos.
Há muitos indícios de que a NFL se tornará permanente no Brasil. A liga americana abriu um escritório em São Paulo com o objetivo de avaliar a possibilidade de realizarem mais jogos nos próximos anos, sendo dois na capital paulista, e, quiçá, um no Rio de Janeiro.
Sucesso Também na Poltrona
Além do grande público presente ao jogo em que o Philadelphia Eagles bateu o Green Bay Packers por 34 a 29, milhões de brasileiros acompanharam a partida pela TV e pelo streaming. A ESPN, que transmite a NFL há 20 anos para o Brasil, teve a sua 3ª maior audiência com 224% a mais do que a média das partidas da temporada regular em 2023-24. No streaming da CazéTV, havia 2,9 milhões de visualizações, mas como a partida fica disponível para ser vista a qualquer momento, é certo que a essa altura já passou da casa dos três milhões.
Oportunidades de Negócios
Caso a parceria NFL x Brasil se consolide nos próximos anos, não só as duas partes poderão lucrar, mas até mesmo quem tem um faro empreendedor. No caso dos brasileiros que residem aqui, pode ser uma excelente ideia contatar torcedores que queiram ir ao Brasil para assistirem a um dos jogos, e, em parceria com uma agência de viagens, fazer um pacote turístico, onde os compradores conheceriam vários pontos turísticos em nosso país nos dias que antecedem ao grande jogo.
Para quem tem imóvel na cidade em que ocorrerão os futuros jogos da NFL, uma boa alternativa de fazer uma grana extra é locar esse imóvel, pois muitos turistas preferem o conforto de uma casa ou apartamento do que ficar em um hotel.
Outra ideia interessante é saber explorar os nichos de torcedores brasileiros de times da NFL. Há mais de uma década, existem diferentes torcidas que se reúnem em bares de classe média para assistirem aos jogos. Esses fãs são ávidos por adquirirem itens de seus times favoritos, especialmente aqueles raros ou com autógrafos.
Para quem atua diretamente com o futebol americano, também será possível pensar em negócios no Brasil. Há uma demanda de jovens querendo praticar o esporte, mas ainda são poucos os centros que dispõem de profissionais capacitados para ensiná-los.
A NFL está fincando os pés no Brasil e, além de diversão, certamente muitos bons negócios serão feitos.
Crédito da Imagem: AdobeStock
Comente