User Review
( votes)COLEÇÕES DEDICADAS A RENÉ LALOUX, JEAN-LUC GODARD E IRA SACHS
Planeta Fantástico, 1973
VIAGEM FANTÁSTICA:
TRÊS FILMES DE RENÉ LALOUX
René Laloux é um mestre da animação surrealista, e suas obras exploram dimensões alternativas de maneira vívida e estranha. Sua carreira começou no hospital psiquiátrico La Borde, onde colaborava artisticamente com os pacientes, refletindo sua sensibilidade pelas vozes ignoradas da sociedade. O aclamado Planeta Fantástico mistura imagens psicodélicas e uma trilha sonora ácida. Outro destaque é Os Mestres do Tempo, em que Laloux, em parceria com o cartunista Mœbius, justapõe a inocência de uma criança com os perigos de uma missão de resgate intergaláctica, demonstrando que na arte as divisões da Guerra Fria não existiam. A coleção também inclui o curta animado Os Caracóis, sobre uma cidade aterrorizada por moluscos gigantes.
————————–
Alphaville, 1965
PARA SEMPRE GODARD
O especial Para Sempre Godard reúne o período áureo de Jean-Luc Godard, numa homenagem à Nouvelle Vague. Em clássicos como Acossado, O Demônio das Onze Horas e Alphaville, Godard capta não apenas o dinamismo de suas locações, como também o espírito vivaz de uma nova geração que em breve desafiaria o status quo na França. Esta coleção celebra seu estilo eclético, bem como a atitude combativa e radical dos anos 60 que caracterizam seus filmes.
————————–
Planeta Terror, 2007
GRINDHOUSE:
SESSÃO DUPLA
A dobradinha Grindhouse: Sessão Dupla chega em agosto à programação da MUBI em suas versões estendidas. Uma homenagem ao cinema de exploração dos anos 60 e 70, inclui Planeta Terror, dirigido por Robert Rodriguez, uma comédia de terror em que uma dançarina exótica e outros sobreviventes escapam do caos com uma perna de metralhadora, e À Prova de Morte, um emocionante filme de vingança, dirigido por Quentin Tarantino, que retrata o dublê Mike (Kurt Russell) como um assassino de jovens mulheres.
————————–
Chamada a Cobrar, 2012
CAOS EM FAMÍLIA:
FILMES DE ANNA MUYLAERT
Comprometida em contar histórias que pertencem aos jovens e ao povo, e que priorizam mulheres e crianças, Anna Muylaert dirigiu curtas e longas-metragens aclamados, que revelam de forma eletrizante os dramas isolados de uma esfera doméstica. A coleção Caos em Família: Filmes de Anna Muylaert ganha mais um título em agosto: Chamada a Cobrar (2012). No filme, Clarinha é uma senhora abastada, que tem uma vida confortável na cidade de São Paulo. Sua tranquilidade acaba quando ela atende um telefonema de um suposto sequestrador que teria raptado sua filha.
————————–
40 Tons de Azul, 2005
IRA SACHS:
OS PRIMEIROS ANOS
Antes de Passagens (2023), Ira Sachs explorou os parâmetros confusos de sensualidade e desejo em sua cidade natal, Memphis, com duas obras profundas: The Delta (1996) e o recentemente restaurado 40 Tons de Azul (2005), vencedor do Grande Prêmio do Júri em Sundance. Esta nova coleção narra os estudos do diretor sobre sexualidades proibidas e despertares queer por meio de filmes distintos, apaixonados e compassivos.
————————–
RECENTES E EXCELENTES
Às Vezes Quero Sumir
Daisy Ridley (Star Wars) estrela Às Vezes Quero Sumir, de Rachel Lambert, uma comédia dramática que explora a vida corporativa e o isolamento por meio de Fran, uma funcionária de escritório que fantasia sobre sua própria morte. O filme se destaca pela atuação melancólica de Ridley e a direção naturalista de Lambert, que oferecem uma visão peculiar das conexões humanas. O roteiro é uma adaptação de Killers de Kevin Armento, escrito pelo mesmo autor, em conjunto com Stefanie Abel Horowitz e Katy Wright-Mead.
————————–
The Hypnosis
Em sua aguardada estreia na direção, Ernst De Geer apresenta The Hypnosis, uma comédia que explora as complexidades da cultura millennial com um visual que evoca o estilo provocativo de Ruben Östlund. Desafiando as normas sociais por meio da narrativa e abordando questões sociais complexas, De Geer funde inteligência e reflexão, criando uma sátira mordaz sobre a cultura atual. Vencedor do Prêmio FIPRESCI e Melhor Ator no Festival Internacional Karlovy Vary.
————————–
FESTIVAL EM FOCO: FESTIVAL DE CANNES
O Sacrifício
Esta versão remasterizada em 4K preserva fielmente o design de iluminação e a composição de cores magistrais da obra do diretor russo Andrei Tarkovsky. O Sacrifício retrata o isolamento da sensibilidade artística e reflete sobre o potencial de desastre que a raça humana infligiu a si mesma, diante de uma iminente guerra nuclear. O drama venceu o Grande Prêmio de Cannes em 1986, mesmo ano em que Tarkovsky morreu de câncer em Paris, aos 54 anos.
————————–
LANÇAMENTOS MUBI
Caminhos Cruzados
(Levan Akin, 2024)
Depois da exibição nos cinemas, o mais recente trabalho de Levan Akin (E Então Nós Dançamos) chega à MUBI no final de agosto. Estrelado por Mzia Arabuli, Lucas Kankava e Deniz Dumanlı, o filme acompanha Lia, uma ex-professora em busca de Tekla, sua sobrinha transexual, ao lado de Achi, um jovem sem rumo. Numa viagem pelas ruas de Istambul, o filme explora como a aceitação transcende fronteiras. Caminhos Cruzados é uma experiência profundamente emocional e visualmente marcante.
Comente