Destaques News

5G deve chegar ao Brasil em breve

Após vários adiamentos, a Anatel finalmente definiu as regras para o leilão de frequências 5G no Brasil e também estabeleceu que os vencedores terão que garantir o acesso ao serviço aos consumidores nas grandes cidades até 31 de julho de 2022 .

O 5G é A quinta geração para redes móveis e de banda larga, que as empresas de telefonia celular começaram a implantar em todo o mundo após o fim de 2018, e é o sucessor planejado das redes 4G que fornecem conectividade para a maioria dos dispositivos atuais. Ele promete maior velocidade de conexão e download de dados de 600 Mb / s até 2 Gb / s.

A partir de agora, o Tribunal de Contas da União do Brasil está responsável por estabelecer os valores básicos do leilão, que deverá ser realizado ainda no primeiro semestre de 2021. O leilão impõe a obrigação de roaming em todo o território nacional.

O leilão não trará retorno financeiro significativo para o estado brasileiro, visto que serão necessários grandes investimentos das empresas vencedoras para a criação e modernização das usinas de 5G.

A importância do 5G

O interesse em torno do 5G por todas as empresas de tecnologia tem um motivo muito mais importante do que os downloads mais rápidos. Essa potência da rede é necessária para dar conta de um futuro em que trilhões de dispositivos estarão permanentemente conectados à rede, entre drones, carros autônomos, lâmpadas, sua cafeteira…. Basicamente, o funcionamento de quase tudo no futuro hiper-conectado depende do 5G, ele foi projetado para a realidade da Internet das Coisas, de forma a viabilizar as cidades inteligentes.

You cannot copy content of this page
X