User Review
( votes)A arte periférica do Rio de Janeiro cruza o Atlântico em “Upcycled Factory”, a primeira exposição solo do artista EZO, reconhecido por transformar materiais descartados em poderosos comentários sociais e poesia visual. A mostra acontece na Galeria Saphira & Ventura, em Nova York, com curadoria de Alcinda Saphira e co-curadoria de Mariana Bahia.
Natural de Nilópolis, subúrbio do Rio de Janeiro, EZO utiliza CDs, discos de vinil, lonas e outros resíduos urbanos como superfícies de cor e textura, criando camadas de memória urbana que reconfiguram o que a cidade abandona. Segundo Alcinda Saphira, “o trabalho de EZO se alinha perfeitamente à visão contemporânea da galeria, abordando temas como vida urbana, identidade e cultura de rua.”
A exposição não apenas valoriza o talento do artista, mas também destaca a diversidade de vozes da arte contemporânea, especialmente aquelas originadas das periferias cariocas, muitas vezes marginalizadas pelo circuito tradicional. Nova-iorquinos, acostumados a narrativas urbanas diversas, encontram nos trabalhos de EZO elementos universais de urbanidade, resistência e identidade, criando uma ponte entre diferentes realidades urbanas.
O público poderá acompanhar a exposição de 1º a 15 de outubro, com abertura no dia 2 de outubro, das 18h às 20h. Entre 19 e 30 de setembro, ocorrerá a residência imersiva do artista, e no dia 9 de outubro, EZO participará de uma conversa com o crítico e jornalista Peter Ortega, junto a outros curadores, artistas e público.
Sobre EZO
EZO transforma precariedade em potência, crítica em beleza, gesto político em poética visual. Cada material abandonado ganha novo significado, revelando uma estética de sobrevivência que insiste em criar beleza a partir do que foi descartado.
Mais informações:
- Instagram do artista: @ezo_art_
- Local: Saphira Ventura Gallery, 4W 43rd St, 4th FL, New York, NY 10036
- RSVP: info@artSVgallery.com
Comente