Vida e Saúde

Novembro Azul: prevenção é fundamental para afastar risco do câncer de próstata

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Mês de conscientização é oportunidade para alerta, já que doença atinge mais de 65 mil homens no país a cada ano

No Brasil, 65.840 homens são diagnosticados com câncer de próstata todos os anos, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A taxa de mortalidade também é preocupante, de acordo com o órgão. Do número de afetados pela doença, 15.841 podem morrer.

Apesar dos dados alarmantes, as chances de cura são altas quando a patologia é diagnosticada no início. Por esse motivo, campanhas de conscientização ajudam a romper os preconceitos acerca das consultas de urologia.

O penúltimo mês do ano é dedicado a conscientizar homens a respeito da doença e da saúde masculina, assim como afastar tabus que os impedem de manter a frequência no urologista.

O qu é o Novembro Azul?

Novembro Azul é uma campanha nacional de incentivo à prevenção do câncer de próstata. Anualmente, são realizadas ações de conscientização sobre a doença, com informações para auxiliar os homens em busca de uma saúde melhor.

A primeira campanha foi realizada em 2003, na Austrália. O mês foi escolhido devido ao 17 de novembro, Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. No Brasil, a ação chegou apenas em 2008 e, desde então, vem sendo divulgada pelos governos, hospitais e profissionais da área de saúde.

Saiba o que é e quais os sintomas do câncer de próstata

Segundo a Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Paraná, o câncer de próstata é um tumor que afeta a glândula do sistema reprodutor masculino que envolve a uretra e fica localizada abaixo da bexiga.

A secretaria aponta que existem alguns fatores de risco capazes de aumentar as chances de desenvolvimento da doença. Homens com mais de 55 anos, com histórico de câncer na família e/ou com sobrepeso e obesidade são considerados os mais propícios a desenvolver câncer de próstata.

Por ser um tumor localizado próximo à uretra, quando ele aumenta, pode ocorrer a compressão desse canal, dificultando a passagem da urina e do sêmen. Por esse motivo, os primeiros sintomas da doença são mudança na frequência urinária, dor ao urinar, sangue na urina e no esperma, dores na região das costas e dificuldades para ter ou manter uma ereção.

No entanto, é importante ressaltar que o câncer de próstata pode ser silencioso, fazendo com que o homem passe anos com o tumor sem sentir nenhum sintoma. De acordo com o Ministério da Saúde, geralmente os indícios da doença só são percebidos em estágios avançados, tornando as chances de cura menores.

Por esse motivo, campanhas como o Novembro Azul tornam-se importantes para a conscientização e o diagnóstico precoce.

Diagnóstico e tratamento da doença

A doença pode ser confirmada de diferentes formas. Segundo o Inca, o exame de toque retal avalia tamanho, forma e textura da próstata. Esse é um dos motivos que muitos homens deixam de ir ao médico para investigar a doença, pois ainda há tabus e preconceitos acerca da investigação.

O instituto também aponta que é possível obter o diagnóstico por meio do exame de PSA, um procedimento capaz de medir a quantidade de proteína produzida pela próstata. Altos níveis de PSA indicam a presença de um tumor.

Além disso, também é possível identificar o câncer através de uma biópsia, em que o médico retira pedaços pequenos da próstata para analisar em laboratório. No entanto, cabe ressaltar que esse procedimento só é indicado caso haja alguma alteração nos exames anteriores.

Com o diagnóstico em mãos, o médico direciona o paciente para o tratamento. Conforme o Inca, a principal indicação é a cirurgia, que poder ser acompanhada de radioterapia e tratamento hormonal, conforme o quadro do paciente.

No caso de metástase, ou seja, quando o câncer na próstata se espalha para outros órgãos, a radioterapia é sugerida em conjunto ao tratamento hormonal. Importante destacar que a escolha do método para solucionar o tumor é feita individualmente por médicos especializados, analisando o caso do paciente para obter os melhores resultados.

No Brasil, todas as opções de tratamento para o câncer de próstata são oferecidas de forma integral em hospitais públicos e filantrópicos, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Como se prevenir do câncer de próstata

Segundo o Inca, existem algumas práticas que podem ser tomadas para diminuir os riscos da doença. Manter uma alimentação saudável, o peso corporal adequado, cultivar a prática de atividades físicas, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são boas medidas para manter a saúde do homem.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

CurrencyRate

Advertisement