News

Lobo-marinho reabilitado por instituto brasileiro é reavistado no Uruguai

Sending
User Review
0 (0 votes)

Um jovem lobo-marinho-sul-americano (Arctocephalus australis) resgatado debilitado em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, em maio de 2024, foi recentemente reavistado saudável em uma colônia natural no Uruguai.

O animal havia sido atendido e reabilitado pela equipe multidisciplinar do Instituto Argonauta, em Ubatuba (SP), no âmbito do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), coordenado pelo Ibama e exigido como condicionante ambiental das atividades da Petrobras.

O reencontro aconteceu em janeiro de 2025, durante campanha de monitoramento populacional da espécie na Isla de Lobos (Uruguai), realizada pela Dirección Nacional de Recursos Acuáticos (DINARA). A identificação só foi possível graças a uma marca de despigmentação aplicada durante o processo de reabilitação, registrada em fotos pela pesquisadora Analía Bombau e comunicada pela Dra. Sabrina Riverón.

Mais do que simbólico, o registro é considerado um indicador técnico de sucesso da reabilitação, já que comprova que o animal recuperou sua capacidade de deslocamento natural e reintegrou-se a uma colônia da espécie. Além disso, o caso contribui para o conhecimento científico sobre os padrões migratórios do lobo-marinho-sul-americano.

Para o Instituto Argonauta, a notícia é motivo de orgulho e reforça seu compromisso com a conservação da vida marinha.

Foto: Divulgação

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sex, 22 ago.

Advertisement

Categorias

Media of the day

You cannot copy content of this page