Esporte

Krav Maga não é bagunça! Conheça as regras da defesa pessoal israelense 

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

O Krav Maga, que tem se tornado cada vez mais popular em novelas, como “Terra e Paixão”, no cinema e também no dia a dia das pessoas, não é uma prática esportiva. Assim, para se defender de uma agressão, não há nenhuma regra; mas para praticar é preciso obedecer às normas com disciplina e respeito 

Kidá Mestre.JPG

Odilon, personagem interpretado pelo ator, Jonathan Azevedo, na novela “Terra e Paixão”, de Walcyr Carrasco é um mestre de Krav Maga, e afirma a todo momento para seus alunos: “Krav Maga não é bagunça, é coisa séria!”.

E ele tem razão. A arte de defesa pessoal israelense que vem ganhando popularidade na TV, no cinema e na vida das pessoas pode não ser uma prática esportiva, daquelas em que as regras ditam as pontuações em uma competição. Mas isso não quer dizer que para praticar o Krav Maga não existam regras.

O israelense, Grão Mestre Kobi Lichtenstein, a maior autoridade do Krav Maga nas américas e presidente da Federação Sul Americana de Krav Maga, a maior organização de Krav Maga no mundo, explica que a modalidade exige regras que garantam respeito e segurança nos treinos. São regras didáticas para assegurar um plano construtivo de aprendizado das técnicas de defesa.

“Além de foco, atenção aos detalhes da técnica e muita repetição de cada movimento, o praticante também precisa estar atento à sua postura, à limpeza de seu uniforme, ao respeito ao seu instrutor e os colegas de treino. Tudo isso tem um sentido. Quando essas práticas se combinam com o respeito pela filosofia do Krav Maga como um caminho de vida, você começa a formar um cidadão melhor para se tornar um agente ativo no combate à violência”, conta Grão Mestre Kobi.

Portanto, muito diferente do que se diz por aí, que o praticante de Krav Maga é um bagunceiro violento, aquele que treina a modalidade com profissionais responsáveis e habilitados para isso se torna uma pessoa mais responsável, preparada para lidar com o medo e mais controlada em situações de estresse, mais solidária para ajudar a quem está em perigo ou sob ameaça, mais atento para não se colocar em risco, mais focado e disciplinado para além do tatame e pronto para o caso de ter que se defender caso sua vida esteja sob ameaça. “Sem regras e sem o treinamento adequado com profissionais preparados para essa função, não se atinge esses objetivos”, alerta Grão Mestre Kobi.

O que é Krav Maga

Criando em Israel, na década de 40, por Imi Lichtenfeld, a modalidade foi desenvolvida para que qualquer pessoa, independentemente de seu sexo, idade ou força física, esteja pronta para se defender de qualquer tipo de agressão, vinda de uma ou mais pessoas, armadas ou não.

Não se trata de uma modalidade esportiva, com competições e sim de uma técnica de defesa pessoal, ou seja, o que está em jogo é a vida. É uma técnica simples, rápida e objetiva, que se baseia nos movimentos naturais do corpo humano, e visa atingir o agressor em pontos sensíveis, como nariz, olhos, garganta e genitais, por exemplo, inutilizando qualquer tipo de ameaça.

Para saber mais, acesse: www.kravmaga.com.br

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sáb, 20 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page