Cinema

Documentário produzido por Hillary Clinton estreia em São Paulo

Sending
User Review
0 (0 votes)

A partir da experiência de pacientes com endometriose, o filme mostra a dificuldade no diagnóstico e tratamento da doença, que afeta uma em cada nove mulheres em todo o mundo. Shannon Cohn, a premiada diretora do documentário, estará no Brasil para o lançamento do documentário

Na sexta-feira, dia 22 de setembro, às 19h, será exibido pela primeira vez no Brasil o aguardado documentário Below the Belt.

Com produção executiva de Hillary Clinton, Rosario Dawson, Corinne Foxx e Mae Whitman e dirigido pela premiada diretora Shannon Cohn, o filme acompanha histórias pessoais e inspiradoras de quatro pacientes em busca urgente de respostas a sintomas aparentemente misteriosos, mas vividos por 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva no mundo todo.

Conforme explica o Dr. Mauricio Abrão, pioneiro na criação de projetos e técnicas que se tornaram referência mundial no tratamento da endometriose e na saúde da mulher, a endometriose hoje afeta 180 milhões de mulheres no mundo, sendo mais de 7 milhões apenas no Brasil. “A doença é a principal causa de dor pélvica na mulher e, também, de infertilidade feminina. Estudos do nosso grupo apontaram que demora de sete a 12 anos para diagnosticá-la”, argumenta o médico, que é Professor Associado e Coordenador do setor de endometriose da Clínica Ginecológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

A importância do documentário Below the Belt

Pelas lentes da endometriose, o filme mostra como as mulheres são frequentemente rejeitadas, desprezadas e desacreditadas. Mais do que isso, as experiências reais mostram tabus sociais e preconceitos de gênero, médicos malformados e mal-informados e cuidados de saúde puramente com fins lucrativos, expondo problemas generalizados do sistema de saúde estadunidense – que não é diferente no tratamento da endometriose em outras partes do mundo. “O filme revela como milhões de pessoas estão efetivamente silenciadas e como, ao reagirem, podem melhorar os cuidados de saúde para todos”, disse Shannon Cohn, que virá ao Brasil para o lançamento do filme.

A receptividade do documentário em outras partes do mundo, onde já foi exibido, foi excelente. “Este filme salvará vidas”, disse a People Magazine. O ator Jamie Foxx acrescentou que “todos deveriam ver este filme. Você ficará impressionado com a coragem que essas mulheres possuem.”

(Hillary Clinton e  Shannon Cohn|Imagem divulgação)

O lançamento do filme Below the Belt, no Brasil, tem o apoio da SBE – Sociedade Brasileira de Endometriose. “A obra é uma aliada no esclarecimento da população que sofre com a doença porque traz identificação: quando assistem ao documentário, as mulheres se veem nas histórias umas das outras e se motivam a procurar ajuda. Isso é importante para o diagnóstico e o tratamento mais rápidos, é tudo o que queremos”, finaliza Helizabet Salomão, vice-presidente da SBE.

A exibição de Below the Belt no Brasil

A exibição de Below the Belt ocorrerá para convidados durante o congresso internacional MIGS 2023 – Novas Perspectivas em Ginecologia Endoscópica, no dia 22 de setembro, às 19h, no hotel Pullman, na Vila Olímpia, em São Paulo (SP).

Após à exibição, acontecerá um debate entre especialistas, a diretora do documentário e o público, conforme explica o Dr. Maurício Abrão, anfitrião do evento e criador do MIGS. “É fundamental envolver toda a sociedade nessa discussão, porque o diagnóstico tardio da endometriose não é apenas um problema para a mulher que convive com a doença por muitos anos, mas suas famílias, para o sistema de saúde, para as empresas, para toda a sociedade. Precisamos mudar essa situação com urgência”, diz o especialista.

Para mais informações sobre o filme, visite www.belowthebelt.film . Para mais informações sobre evento, visite https://www.migs.med.br/programa.

A exibição será seguida de perguntas e respostas com a diretora e convidados especiais.

Sobre o Dr. Maurício Abrão

O Dr. Mauricio Abrão é ginecologista, Professor Associado e Coordenador do setor de endometriose da Clínica Ginecológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É Coordenador do Serviço de Ginecologia do Hospital BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Tem mais de 180 artigos científicos internacionais de casos ginecológicos e de endometriose e sete livros médicos publicados. É cofundador da SBE – Sociedade Médica de Endometriose.

É pioneiro na criação de projetos e técnicas que se tornaram referência mundial na saúde da mulher, como a eliminação do diagnóstico invasivo a partir da criação de marcadores para identificar a endometriose; a assertividade no diagnóstico por meio da criação de novos métodos de mapeamento da endometriose e adenomiose por imagem; a resolutividade nos casos de incidência da doença pelos avanços contínuos da cirurgia minimamente invasiva; a precisão no tratamento a partir de um olhar somado a algoritmos terapêuticos e a criação de um aplicativo que classifica os estádios da endometriose.

Foi presidente, em 2022 da AAGL, a principal associação mundial focada em cirurgia ginecológica minimamente invasiva. Nela, liderou o desenvolvimento de um aplicativo que classifica os estádios da endometriose e se tornou o primeiro presidente fora da América do Norte no 50º ano dessa sociedade. É o idealizador do MIGS, evento anual dedicado ao ensino da cirurgia minimamente invasiva em âmbito nacional e internacional.

SERVIÇO

Below the Belt www.belowthebelt.film

Introdução Hillary Clinton: https://drive.google.com/file/d/1MQHA6siyrIUE5vKMiMV1moA_UCDU0DO8/view?usp=sharing

Quando: 22 de setembro de 2023

Horário: 19h

Onde: Durante o Congresso Internacional MIGS 2023 – Novas Perspectivas em Ginecologia Endoscópica, Hotel Pullman- Vila Olímpia/SP- https://www.migs.med.br/programa.

Endereço: R. Olimpíadas, 205 – Vila Olímpia, São Paulo-SP

Acesso à exibição do filme somente para participantes do MIGS 2023, convidados e imprensa credenciada.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sáb, 18 maio.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page