Culinária Vida e Saúde

Dieta x reeducação alimentar: qual o melhor caminho?

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Entenda as diferenças e os benefícios das duas práticas para a perda de peso e para a mudança dos hábitos alimentares 

Mudar os hábitos alimentares é uma tarefa bastante desafiadora, exigindo uma grande quantidade de esforço. Seja para quem busca emagrecer, seja para quem apenas busca se alimentar de maneira mais saudável, existe uma série de práticas que auxiliam na mudança da alimentação – em especial, a dieta e a reeducação alimentar.

Mas, apesar de serem bastante populares, esses dois termos ainda geram bastante confusão entre aqueles que desejam transformar seus hábitos alimentares. Apesar de estarem relacionadas, as duas práticas possuem diferenças importantes que oferecem resultados e benefícios diversos ao corpo. Por isso, é essencial entender a diferença entre as duas práticas e, então, escolher a melhor opção.

Dieta x reeducação alimentar

A principal característica da dieta é que ela se trata de um regime de alimentação marcado pela restrição total ou parcial de determinados alimentos ou grupos de alimentos, com uma finalidade específica, como, por exemplo, a diminuição das taxas de colesterol e glicose. A restrição alimentar, nessa prática, é utilizada para obter resultados mais imediatos e rápidos.

A dieta ainda é bastante utilizada em processos de emagrecimento, como uma maneira de reduzir o peso em um curto período de tempo, através de um regime alimentar que se adeque ao estilo de vida de cada pessoa.

A reeducação alimentar, ao contrário, é realizada de maneira mais elaborada e por um período mais longo. Ela envolve todo um processo de aprendizagem e conscientização sobre os hábitos alimentares, envolvendo a mudança para uma alimentação mais saudável e nutritiva. 

Através da reeducação, busca-se compreender onde estão os erros na alimentação, suas consequências, as vantagens e desvantagens de cada alimento, além dos pontos que merecem maior atenção na adoção de uma rotina alimentar mais equilibrada, que inclua todos os nutrientes e alimentos necessários para garantir uma vida com mais saúde.

Através do ensino da maneira correta de se alimentar, a reeducação alimentar objetiva resultados em longo prazo, que são percebidos somente após um período contínuo de readequação dos hábitos alimentares. Por isso, envolve uma grande quantidade de esforço, dedicação e persistência. 

Qual é a melhor forma de mudar os hábitos alimentares?

Como vimos, tanto a reeducação alimentar quanto as dietas possuem seus benefícios. Mas, para quem busca uma alimentação mais saudável no dia a dia, a reeducação alimentar é o caminho mais adequado.

Através do conhecimento das vantagens e desvantagens dos alimentos, a pessoa conseguirá construir uma rotina alimentar que equilibre o consumo de determinados nutrientes, respeitando os limites de seu corpo. 

Se o objetivo é emagrecer em um curto período de tempo, a dieta é a melhor opção. Mas fique atento: para que os quilos perdidos não voltem, é essencial modificar os hábitos alimentares, através da reeducação alimentar. Ela vai possibilitar um comportamento alimentar mais equilibrado, que vai manter um peso saudável por muito tempo.

Vale ressaltar que o acompanhamento profissional é essencial nesse processo. Somente o profissional responsável pode afirmar quais são os melhores caminhos para uma reeducação alimentar, além de auxiliar na reavaliação e reorganização da alimentação.

A mudança de hábitos alimentares também deve ser acompanhada de uma série de ações que vão garantir um estilo de vida mais saudável. Beber mais água, comer com atenção plena, dormir por mais de 7 horas por dia e realizar atividades que lhe dão prazer são algumas das ações diárias que ajudarão a ter uma rotina mais equilibrada. 

Além disso, a prática de exercícios físicos também é essencial para uma rotina mais saudável. A prática da corrida ou da caminhada, com um tênis Puma feminino, por exemplo, ou até mesmo a natação e andar de bicicleta são algumas atividades que vão ajudar bastante no cuidado com o corpo. 

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sáb, 20 jul.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page