Economia Vida e Saúde

Dentistas lutam na justiça para serem reconhecidos como médicos-orofaciais

Sending
User Review
0 (0 votes)

Thiago Marra, cirurgião plástico e presidente da Associação Brasileira dos Profissionais de Saúde, discute em live a necessidade da redução de 80% do custo para cirurgias e procedimentos estéticos e defende a criação de uma pós-graduação lato sensu em Rinoplastia, chancelada pelo MEC para os dentostas. A convidada para o bate papo foi Milene Priolli Satriani, cirurgiã-dentista que atua em Minas Gerais como especialista em Harmonização Orofacial e Endodontia. A profissional foi uma das primeiras dentistas brasileiras que conseguiu liminar para realizar cirurgias plásticas faciais.

Brasil, março de 2022: A capacitação de cirurgiões dentistas para a realização de procedimentos estéticos avança para a popularização e a qualificação dessa prática, tornando-a acessível a milhões de brasileiros.  Após a Justiça ter acatado vários dos 160 pedidos de liminares, profissionais da Odontologia começam a realizar tais procedimentos, resultado de uma luta pioneira encampada pelo cirurgião plástico e professor Thiago Marra, presidente da Associação Brasileira dos Profissionais de Saúde (ABRAPROS). Em uma live recente, ele discutiu o tema, em mais uma ação para esclarecer profissionais da saúde e o público sobre o assunto.

Os anos de batalha e disputa na Justiça entre dentistas e médicos para realização de tratamentos estéticos resultou na conquista de 15 liminares inéditas de cirurgiões-dentistas, membros da ABRAPROS. O Tribunal Regional Federal definiu que eles estão habilitados a realizar procedimentos na face de Alectomia, Blefaroplastia (cirurgia nas pálpebras), Otoplastia (orelhas) Rinoplastia, Lifting de Sobrancelhas e Face-lifting.

Thiago Marra defende que a capacitação de um grande número de profissionais vai promover uma redução de 80% do custo para cirurgias e procedimentos estéticos, assim como vai melhorar a disponibilidade desses profissionais em sua rotina de consultório e hospital. “Com isso, abre-se a perspectiva de que a decisão provisória possa resultar na regulamentação contínua da prática, graças às decisões favoráveis à causa produzidas, ao longo do tempo, por diferentes juízes e desembargadores, o que comprova a relevância da jurisprudência”, acredita Marra.

Durante o curso de Odontologia, os estudantes vivenciam um aprendizado aprofundado da anatomia da região da face e do pescoço. Após a graduação, profissionais especializados na área bucomaxilofacial realizam procedimentos de alta complexidade. Além de procedimentos estéticos, atuam na resolução de fraturas e reconstruções de órbitas, fraturas de maxila, mandíbula, diz.

O Conselho Federal de Odontologia está atento à evolução do debate, já que vários conselhos regionais de Odontologia pregam substituir a proibição pelo aprimoramento e aperfeiçoamento do estudo de profissionais por meio de cursos de graduação e pós-graduação.  O próximo passo é um projeto de lei que regulamente a atuação de todos os profissionais de saúde que executam procedimentos estéticos.

Em live promovida nos últimos dias, Thiago Marra, um dos pioneiros nesta luta contra a reserva de mercado, abordou os direitos dos cirurgiões-dentistas, discutindo o tema com Milene Priolli Satriani, cirurgiã-dentista que atua em Minas Gerais como especialista em Harmonização Orofacial e Endodontia. Satriani é membro da ABRAPROS e conseguiu a liminar que possibilitou a ela realizar cirurgias plásticas faciais. O processo foi rápido e ela afirmou estar mais aliviada e segura por poder frequentar cursos para aperfeiçoamento na área da Odontologia Estética.

Os pré-requisitos para a realização de procedimentos estéticos por cirurgiões dentistas são: graduação, especialização em Estética e especialização em cirurgias faciais. Durante a live, Marra defendeu que a ABRAPROS crie mais pós-graduações com chancela do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Federal de Odontologia, para que a partir da base cirúrgica os cirurgiões dentistas possam realizar um estudo mais aprofundado do tema e tenham uma capacitação com qualidade semelhante aos dos médicos que já realizam esses procedimentos. “Assim, o cirurgião-dentista poderá garantir qualidade e segurança para os pacientes”.

A ABRAPROS, entidade sem fins lucrativos, oferece suporte e auxílio jurídico a todos profissionais de saúde que lutam contra a reserva de mercado e defende a equiparação internacional das ciências médicas no Brasil. Thiago Marra explica que os profissionais da Odontologia têm potencial para a realização de procedimentos estéticos de qualidade. Segundo o ranking da CWUR (Center for World University Rankings), o Brasil possui as melhores universidades de Odontologia do mundo, como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual Paulista (UNESP) e a UNICAMP (Universidade de Campinas), onde a formação de profissionais tem mais disciplinas sobre cabeça e pescoço do que o curso de Medicina.

Enquanto a ideia de Marra de criar no MEC uma pós-graduação lato sensu em Rinoplastia para dentistas, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos e fisioterapeutas ganhar força, na semana passada ele foi o primeiro médico do Brasil a oferecer o primeiro curso online sobre lipo de papada para esses profissionais atuantes nessa indústria da beleza.

A área da Odontologia Estética é uma causa dos pacientes, não apenas dos cirurgiões-dentistas, afirmaram Marra e Milene durante a live. “Há um interesse dos dentistas pela crescente demanda dos pacientes por autoestima e por estarem bem consigo mesmos. Há uma busca por profissionais bem treinados. Saúde como bem-estar físico, social e mental”, afirma o especialista.

“O tema é de interesse da população, pois os procedimentos estéticos realizados pelos cirurgiões dentistas podem ser mais baratos do que a realização de cirurgia plástica. Além disso, há mais cirurgiões dentistas do que cirurgiões plásticos”, disse Marra, que também é membro da Associação Brasileira de Médicos Pós-Graduados – ABRAMEPO, e membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Plástica.

Assista a live completa em:

Link: https://www.instagram.com/tv/Cax7TfflLq_/

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: ter, 18 jun.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page