Esporte

Creatina é 3 vezes mais buscada no Google do que o Whey Protein

Sending
User Review
0 (0 votes)

Para quem quer ter um corpo definido rapidamente, de maneira saudável e não prejudicial, os suplementos podem ser grandes aliados

(Créditos: iStock/ millann)

Praticar exercícios físicos gera não somente uma melhora na autoestima, como também auxilia em um estilo de vida mais saudável. Atualmente, existem alguns tipos de suplementos alimentares que podem ajudar os praticantes a obterem resultados de maneira mais rápida, sem precisar recorrer a medicamentos que prejudicam a saúde.

O crescente interesse por suplementos alimentares é evidente nos dados de buscas. Segundo a plataforma AhRefs, a creatina liderou as pesquisas em agosto com 665 mil buscas mensais. Logo após, o Whey Protein acumulou 204 mil buscas, seguido pelo BCAA com 12 mil e, por fim, a caseína com 3,2 mil. Esses números refletem a popularidade dos produtos voltados para desempenho físico e recuperação muscular.

Para que serve cada suplemento?

Creatina

A creatina é um suplemento recomendado para quem pratica treinos intensos, pois ajuda na produção de energia e promove hipertrofia, ganho de força e potência muscular. É especialmente eficaz em exercícios anaeróbicos de alta intensidade e curta duração, como musculação e sprints. A creatina é obtida a partir de proteínas em carnes, peixes, leite e ovos.

A dose diária recomendada de creatina monohidratada varia entre 3 g e 5 g. A suplementação contínua, sem pausas prolongadas, geralmente é suficiente para manter os níveis musculares de creatina elevados. A dose ideal e a duração da suplementação podem variar de acordo com o indivíduo, e devem ser discutidas com um profissional de saúde.

Whey protein

Este é um suplemento alimentar ideal para quem deseja ganhar massa muscular e se recuperar mais rapidamente dos treinos. Extraído do soro do leite, o whey protein é composto principalmente por alfa-globulina e beta-globulina, o que gera uma digestão e absorção mais fácil pelo organismo. Existem três tipos de whey protein: isolado, concentrado e hidrolisado. Este suplemento é um dos mais populares entre frequentadores de academias.

O suplemento é rico em aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), como leucina, isoleucina e valina, fundamentais para a síntese de novas fibras musculares, o que oferece ganhos de força e resistência. Além disso, o whey protein é nutritivo e pode auxiliar na perda de gordura corporal ao promover saciedade, quando combinado com uma dieta adequada.

BCAA

O BCAA é um suplemento alimentar composto por aminoácidos de cadeia ramificada, que inclui valina, leucina e isoleucina, ideais para quem deseja ganhar massa muscular e se recuperar mais rapidamente do treino. A leucina é particularmente eficaz na sinalização da síntese de proteínas para a construção muscular, mas os melhores resultados são alcançados quando usada em conjunto com valina e isoleucina.

Embora o BCAA seja menos interessante do que o whey protein e a creatina, ele é eficaz na melhora do desempenho e fornecimento de energia durante atividades físicas exigentes. Estudos indicam que os BCAAs podem aumentar significativamente a tolerância ao esforço físico em exercícios intensos, como ultramaratonas. Para melhorar o desempenho na academia, considerar um suplemento à base de leucina pode ser benéfico.

A nutricionista Nathália Guimarães, especialista em nutrição clínica e esportiva funcional, explica que os BCAAs representam cerca de 35% a 40% de todos os aminoácidos essenciais presentes em nosso organismo e de 14% a 18% daqueles encontrados nos músculos. “Ao contrário dos outros aminoácidos, os BCAAs são em sua maioria “quebrados” no músculo, e não no fígado. Por isso eles podem desempenhar a função de produzir energia durante os exercícios” – comenta.

Caseína

A caseína é um suplemento proteico indicado para suporte em treinos e exercícios físicos intensos. Composta por aminoácidos, gorduras boas, vitaminas e minerais, ela é essencial para o plano nutricional de atletas e praticantes de esportes. Ela contribui para o ganho de massa muscular magra e o fortalecimento dos músculos, além de promover a recuperação muscular pós-treino e manter um nível constante de energia.

Como uma proteína do leite que representa 80% de sua composição, a caseína possui moléculas grandes que são digeridas lentamente, o que permite uma absorção prolongada de nutrientes no organismo. Isso fornece aminoácidos essenciais para o desenvolvimento das fibras musculares.

É recomendável ajustar a dose de caseína de acordo com as necessidades nutricionais individuais e evitar o consumo excessivo, que pode causar efeitos colaterais prejudiciais à saúde. Portanto, o ideal é consultar um profissional antes de consumir.

Foto: Canva

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qui, 3 out.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page