Pets

Cães podem comer frutas? Veja quais são indicadas para os pets

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Com orientação adequada, inclua alimentação saudável para os animais de estimação

Ter animais de estimação é muito gratificante para toda a família, porém exige certos cuidados, como os cachorros que necessitam de atenção e respeito aos seus hábitos, consultas periódicas no veterinário, vacinação e alimentação adequada.

Aliás, a questão alimentar dos pets é um assunto em discussão pelos tutores, inclusive nas redes sociais, que sugerem alimentação natural, porém esta deve ser balanceada e orientada por nutricionistas especializados em bichos de estimação.

Aqueles que são donos de cães sabem bem como esses amigos ficam felizes quando ganham um alimento vegetal, como cenoura, abobrinha, maçã, banana, entre outras frutas e legumes, seja para mimar, reforçar um comportamento positivo ou para complementar a alimentação.

As frutas possuem um sabor adocicado e suculento, são excelentes fontes de fibras, vitaminas e minerais, ideais para as pessoas e para os animais, porém para cada espécie é importante conhecer as indicadas; para tanto, vamos relacionar quais frutas os cachorros podem comer.

1- Abacaxi: fonte de vitamina A, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e potássio. É uma fruta adocicada, mas um tanto ácida, e deve ser oferecida com cuidado, para não causar problemas no sistema gastrointestinal do cachorro.

2- Banana: pode ser servida sem casca e em pequenos pedaços, é saborosa e adocicada, portanto a banana-prata é indicada para evitar o ganho de peso. Pode ser incluída no preparo de biscoitos caseiros, principalmente se misturada com aveia.

3- Laranja: é uma fonte de fibra e pode ser oferecida ao cão com moderação, em razão da acidez, para não prejudicar o sistema gastrointestinal. O indicado é retirar a casca, os caroços e a pele branca que envolve os gomos.

4- Maçã: muito apreciada pelos amiguinhos, ideal para os mais idosos, deve ser oferecida sem as sementes, visto serem tóxicas para os cães; esta fruta possui baixo teor de gorduras e proteínas.

5- Mamão: os cãezinhos adoram principalmente como picolés; fruta rica em vitamina A, fibra, cálcio e potássio. Porém, em razão da papaína, tem efeito laxante, tanto que o consumo excessivo pode causar diarreias e distúrbios intestinais, portanto o consumo deve ser controlado.

6- Pera: rica em fibras, oxidantes, vitaminas A, C e K e cobre, possui baixas calorias; deve ser oferecida sem as sementes e sem o talo duro do meio da fruta, e seu consumo assemelha-se a maçã.

Entre outras frutas indicadas, algumas são terminantemente proibidas para estes animaizinhos, como uvas, em razão de serem tóxicas e poderem provocar lesões renais; cerejas, que têm possibilidade de conter cianeto e comprometer o transporte de oxigênio celular; caqui e outras frutas cítricas, que provocam a irritação estomacal; abacate, que provoca diarreia e vômitos; e carambola, que, se ingerida por cachorros com problemas renais, provoca maiores implicações.

A indicação da alimentação dos cães, seja natural ou ração, frutas e legumes, deve ser feita sempre por um profissional formado na faculdade de Medicina Veterinária, cuja qualificação permite orientar qual a melhor dieta alimentar para seu amigo e assim deixá-lo sempre forte e alegre para as brincadeiras.

Comente

Clique aqui para comentar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sex, 3 fev.

Advertisement