News

Brasileiro revela os desafios de trabalhar com os maiores guitarristas do mundo

Sending
User Review
0 (0 votes)

“Em Los Angeles, um ano parece cinco. É preciso evoluir sempre, porque a estagnação não funciona nesse mercado”, reflete o guitarrista radicado nos EUA desde 2017.

O produtor audiovisual e guitarrista Julio Mendoza é hoje um dos principais nomes da produção de conteúdo musical para guitarristas no mundo. Com um portfólio que inclui colaborações com ícones da guitarra como Plini, Manuel Gardner Fernandes e Melanie Faye, além de ter trabalhado com diversas banda de heavy metal como Angra e Megadeth, o brasileiro vem contribuindo com sua expertise junto a Pickup Music, uma das maiores plataformas de ensino musical online. Responsável pela direção de produção de conteúdos na plataforma, Julio tem sido essencial para o sucesso de cursos voltados ao desenvolvimento de guitarristas ao redor do mundo

Radicado em Los Angeles desde 2017, Mendoza se estabeleceu no coração da indústria musical, ajudando a plataforma a se tornar um dos principais polos de aprendizado musical online, atraindo músicos de diversas partes do mundo interessados em aprimorar suas habilidades com materiais produzidos por alguns dos melhores instrumentistas da atualidade.

“Primeiro, é muito gratificante porque é um mercado que eu cresci admirando e consumindo. Quando eu tinha 14, 15 anos, assistia a videoaulas de guitarristas como Paul Gilbert e Yngwie Malmsteen, que eram produzidas em Los Angeles. Hoje, estar produzindo conteúdo com os grandes nomes da atualidade é algo muito especial para mim”, explica.

Mendoza também enfatiza o aprendizado envolvido ao trabalhar diretamente com esses músicos. “Trabalhar com essas pessoas é entender a jornada delas. Você vê como funciona o processo criativo e a visão de mundo dessas pessoas, e aí entende porque são quem são”, acrescenta.

Atualmente, Mendoza tem se dedicado à expansão da Pickup Music para outras vertentes do ensino musical, como o lançamento de uma categoria dedicada ao contrabaixo e o aguardado curso CAGED 2 Learning Pathway, continuação do programa de ensino mais popular da plataforma. Seu olhar apurado para a produção audiovisual, aliado à sua experiência com grandes nomes da música, permite que ele traga uma abordagem inovadora para o ensino instrumental, impactando diretamente a nova geração de músicos.

Com uma carreira marcada por grandes parcerias e projetos de sucesso, Julio Mendoza segue firmando seu nome como um dos principais produtores audiovisuais do universo da guitarra. Sua atuação na interseção entre a música e a tecnologia continua a moldar o futuro do aprendizado musical online, tornando-o uma referência essencial para guitarristas e músicos em todo o mundo.

Como o mercado da música cresce com a era digital, segundo Mendoza

O mercado da música instrumental tem passado por transformações significativas nos últimos anos, impulsionado pela digitalização e pela ascensão de plataformas como YouTube, Instagram e TikTok.

De acordo com Mendoza, tanto Plini como Manuel Gardner Fernandes, entre outros artistas, representam uma nova geração de músicos que conquistaram fama mundial ao explorar esses meios digitais para compartilhar suas composições e técnicas inovadoras.  

O músico ainda observa que, assim como no passado a digitalização mudou a indústria, hoje a inteligência artificial está promovendo uma nova revolução. “Vivemos um momento similar ao que aconteceu quando os smartphones e redes sociais surgiram. A indústria teve que se moldar para um novo sistema. Nos últimos 10 anos, surgiu a tendência dos músicos do Instagram, mas vejo que esse formato está chegando a um ponto de exaustão”, analisa.

Diante disso, Julio  acredita que essa saturação abre espaço para novas formas de criação e produção musical. “Chegamos a um ponto em que todo mundo faz vídeos parecidos, usa a mesma câmera, tem o mesmo formato. Mas isso sempre acontece com ciclos de tendências. Agora, estamos entrando em um novo momento, onde o mercado está pedindo por mais originalidade e identidade própria”, afirma o músico.

Das origens ao mercado mundial

Julio Mendoza cresceu na cidade de Guarulhos sem qualquer ligação com a indústria do entretenimento. Ainda assim, soube desde cedo que queria dedicar sua vida à música e abraçou todas as oportunidades que surgiram.

Determinou-se a entender como o mercado funcionava e, ao longo dos anos, passou por todas as etapas do processo: aprendeu a tocar um instrumento, formou bandas com amigos, agendou seus próprios shows em bares locais, gravou e produziu sua própria música, além de explorar a fotografia, a criação de vídeos e a venda de material autoral.

“Nunca me preocupei tanto com o que eu ia ganhar fazendo isso,  para mim sempre foi sobre fazer o que eu curtia e estar perto de pessoas criativas. Acho que ter essa mentalidade desde o primeiro dia foi uma virada de jogo para mim, embora eu não estivesse muito ciente disso nos meus primeiros dias”, reflete.

O interesse por produção audiovisual surgiu enquanto criava conteúdo para músicos locais. O talento e a dedicação rapidamente abriram portas, permitindo que trabalhasse com bandas de sucesso no Brasil. Essa experiência foi o impulso para sua mudança para Los Angeles, onde buscou expandir seus conhecimentos e consolidar sua carreira.

Com formação em Comunicação Social e especialização em Rádio e TV, Mendoza também  graduou-se no Musicians Institute, em Hollywood. Sua carreira profissional também inclui colaborações com grandes nomes do humor brasileiro, como Rafinha Bastos e Thiago Ventura.

O desafio e a evolução constante

Atuar no mercado musical de Los Angeles exige adaptação e um ritmo acelerado. Mendoza destaca essa intensidade como um dos maiores desafios e, ao mesmo tempo, um fator motivador.

“A vida em Los Angeles acontece muito rápido. Um ano aqui parece cinco em qualquer outro lugar. Você precisa estar sempre atualizado, sempre evoluindo, porque a estagnação não funciona nesse mercado”, explica.

Mesmo diante da competitividade, ele encara esse ambiente como uma oportunidade única de crescimento. “O mercado de trabalho é desafiador, mas também te coloca em uma posição de evolução constante. Isso é algo que me motiva muito”, conclui.

Foto: Leo Vasquez

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sex, 28 mar.

Advertisement

Advertisement

Categorias

Media of the day

You cannot copy content of this page