Geral

Atestado de Vida

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

O atestado de vida tem como objetivo comprovar que uma pessoa está viva e apta a continuar recebendo benefício ou pensão, concedidos pelo INSS ou órgãos públicos. Apesar de ter sido suspenso nos anos de pandemia devido a ao COVID, é importante lembrar que a obrigatoriedade voltou.
Anualmente, o INSS disponibiliza datas e prazos com o mês de vencimento para retomada da prova de vida e para realização da regularização do cadastro junto ao sistema. Independentemente da data do vencimento da prova de vida, o beneficiário precisa realizar a atualização da prova de vida no mês de aniversário para evitar que tenha o benefício suspenso.

NO EXTERIOR, O APOSENTADO OU PENSIONISTA TEM TRÊS OPÇÕES PARA FAZER A COMPROVAÇÃO:
– PRESENCIALMENTE NO CONSULADO: Para agendar, é necessário acessar o https://ec-miami.itamaraty.gov.br.
– APOSTILAMENTO (não é necessário comparecer ao Consulado): O Consulado elaborou um passo-a-passo para fazer o atestado de vida por apostilamento.
– APLICATIVO “MEU INSS”: O INSS desenvolveu o aplicativo “Meu INSS”, que permite, entre outros, que o cidadão realize a prova de vida digital por reconhecimento facial com o uso da câmera do aparelho celular. Trata-se de um projeto piloto que poderá não estar disponível para todos.
Veja um tutorial, em vídeo, sobre como fazer o atestado/prova de vida pelo aplicativo:
https://www.gov.br/inss/pt-br/centrais-de-conteudo/videos/passo-a-passo-da-prova-de-vida-por-biometria-facial-1
Acesso o nosso site para mais informação: https://www.gov.br/mre/pt-br/consulado-miami/servicos-consulares-e-informacoes-uties/atestado-prova-de-vida

#atestadodevida #consuladodobrasilemmiami

Fonte: Boletim Informativo do Consulado-Geral do Brasil em Miami

Comente

Clique aqui para comentar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: ter, 18 jun.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page