VEM AÍ O INFFINITO FILM FESTIVAL

10sepAll Day25VEM AÍ O INFFINITO FILM FESTIVAL

Event Details

De 10 a 25 de setembro, a 26ª edição do evento exibirá em formato híbrido 70 filmes inéditos nos Estados Unidos, com homenagem à produtora Debora Ivanov e show de Adriana Calcanhotto em Miami

O Inffinito Film Festival, maior e mais importante festival de cinema brasileiro realizado no exterior,chega à sua 26ª edição. De 10 a 25 de setembro, serão exibidas nos Estados Unidos, em formato híbrido, 70 produções brasileiras, todas inéditas nos Estados Unidos (lista completa abaixo). O festival começa com um evento ao ar livre em Miami e marca a volta da mostra competitiva presencial, com exibições no MDC’s Tower Theater Miami, e show de Adriana Calcanhotto no Miami Beach Bandshell. As já tradicionais mostras virtuais, disponíveis para o público americano, reúnem 57 filmes, sendo 10 documentários e 19 curtas em competição, e 28 em mostras paralelas. De Porto Rico ao Alasca, os filmes serão exibidos através da www.inff.online – primeira plataforma internacional de streaming dedicada exclusivamente ao audiovisual brasileiro.

O evento contará com a presença dos atores, diretores e produtores convidados do 26º Inffinito Brazilian Film Festival, entre eles os atores Eduardo Moscovis e Bárbara Paz, diretores Denise Saraceni, Lô Politti e Gustavo Rosa, produtores Debora Ivanov, Laís Bodanzky e Carlos Moletta, além de jornalistas, patrocinadores e convidados.

O Inffinito Film Festival teve início em 1997 quando Adriana L. Dutra, Cláudia Dutra e Viviane Spinelli idealizaram o Brazilian Film Festival em Miami, no ano em que foi promulgada a Lei do Audiovisual, que tirou as produções nacionais da estagnação e impulsionou no Brasil o movimento da Retomada. De lá para cá, elas realizaram 88 festivais em 13 cidades no mundo: Nova York, Vancouver, Londres, Roma, Madri, Barcelona, Frascati, Milão, Buenos Aires, Montevidéu, Bogotá, Canudos e Miami, e exibiram mais de 2000 filmes nacionais para um público maior de 2 milhões de pessoas.

MÚSICA E CINEMA EM MIAMI – No dia 10 de setembro, em Miami, a noite de abertura será no New World Center (NWC Soundscape Park – 400 17th St, Miami Beach, FL 33139), com entrada gratuita e apresentação musical do Instituto Flauta Mágica, que ensina balé, canto e flauta doce a crianças da periferia de Cuiabá/MT, há 24 anos (www.flautamagica.org.br). Após a apresentação, o público assistirá ao consagrado filme Pixinguinha, um Homem Carinhoso, dirigido por Denise Saraceni e Allan Fiterman e estrelado por Seu Jorge e Taís Araújo.

Veja o trailer oficial do filme: https://www.youtube.com/watch?v=LUqSZ8J3XJg

CURADORIA – A curadoria de longas do Inffinito Film Festival é composta pela cineasta, documentarista e diretora do Circuito Inffinito Adriana L. Dutra, pelo crítico de cinema Ricardo Cota. A produtora audiovisual Malu de Martino assina a curadoria de documentários e a produtora Laura Fernandes, a de curtas-metragens, junto com Adriana L. Dutr

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS – De 11 a 16 de setembro, a Mostra Competitiva de Longas-Metragens acontecerá no Tower Theater Miami (Tower Theater Miami – 1508 SW 8th St, Miami, FL 33135). A diversidade de temas e estilos confere à seleção de longas em competição um ar de panorama do Brasil contemporâneo.  O país vive um momento de imersão nos próprios problemas, que vão de crises existenciais (Por que você não chora?) e familiares (Sol) a lutas particulares de mulheres (Mar de Dentro) e negros (Medida Provisória).  Os gêneros também se estendem da comédia rasgada (Bem-vinda a Quixeramobim) a retratos de personalidade tão distintas quanto as do músico Pixinguinha (Pixinguinha, Um Homem Carinhoso) e a do empresário Eike Batista (Eike – Tudo ou Nada).  Na mostra paralela, os cinco filmes selecionados mantêm o tom de pluralidade, sobretudo estética, exibindo obras que dialogam com o teatro (Antígona 442 A.C), a memória (Doutor Gama), a literatura (O Auto da Boa Mentira) e a luta constante por reconhecimento ancestral dos povos indígenas (Rama Pankararu).  São filmes que oferecem ao espectador uma oportunidade única de conhecer os problemas, mas sobretudo a riqueza cultural do Brasil, país que encontra na arte a sua mais completa tradução.

Filme: Medida Provisória

PREMIAÇÃO E SHOW DE ADRIANA CALCANHOTTO – A cerimônia de encerramento e entrega do Troféu Lente de Cristal ao Melhor Filme escolhido pelo público será no dia 17 de setembro, no Miami Beach Bandshell (Miami Beach Bandshell – 7275 Collins Ave, Miami Beach, FL 33141), com apresentação da banda Johnny’s às 6:00 PM, seguida do filme Amazon/Amazônia, de Thierry Ragobert, às 7:00 PM e do show Adriana Calcanhotto In Concert, às 8:30pm.

Foto: Leo Aversa

MOSTRA VIRTUAL – De 10 a 25 de setembro, a programação para todo o território americano acontecerá na plataforma http://www.inff.online. Em 8 salas virtuais, serão exibidos 57 filmes, sendo 10 de competitiva de documentário, 19 de competitiva de curta-metragem, 28 de mostras paralelas. A programação completa está disponível no site.

HOMENAGEM A DEBORA IVANOV – O 26º Inffinito Brazilian Film Festival homenageia com uma mostra especial a produtora Debora Ivanov, responsável pela produção de mais de 60 filmes brasileiros. Advogada de formação, ela foi diretora do Sindicato da Indústria do Audiovisual do Estado de São Paulo e integrou o Conselho Consultivo da SPCine. Fundou em Santos o Instituto Querô, ONG voltada para jovens de baixa renda da região portuária de Santos que promove capacitação na indústria audiovisual. Em 2000, tornou-se sócia da produtora Gullane Filmes e produziu dezenas de filmes, entre eles Que Horas Ela Volta?, Até Que a Sorte nos Separe, Uma História de Amor e Fúria, entre muitos outros. Foi nomeada diretora da ANCINE em 2015. Em 2017, assumiu a presidência da Agência até 2020.

Debora Ivanov

DOCUMENTÁRIOS – O tamanho do Brasil é proporcional à diversidade de temas que perpassam as histórias que os documentaristas submeteram a esta seleção. A multiplicidade foi tanta, que a curadoria resolveu propor recortes para poder levar, ao público, um panorama mais amplo do que compõe a safra recente de documentários de realizadores brasileiros. À já consolidada mostra competitiva se somaram outras: a “Ritmos do Brasil”, que viaja pela pluralidade da música brasileira, e a “Brasil Urgente”, que ressalta tópicos que não podem sair da pauta nos nossos dias.

INGRESSOS

– Noite de abertura no New World Center Soundscape Park – Evento gratuito

– Ingresso Mostra Presencial no Tower Theater Miami – $15,00 – https://www.towertheatermiami.com/

– Ingresso Noite de Premiação e show de Adriana Calcanhotto

https://www.northbeachbandshell.com/events#/events?event_id=44964

– Ingresso para Mostra Virtual na Inff.online – $8,88 – www.inff.online

O 26º Inffinito Brazilian Film Festival contou com o apoio das seguintes empresas e governos:

PATROCÍNIOS 2022

Esse programa é patrocinado pelo Miami-Dade County Department of Cultural Affairs and the Cultural Affairs Council, Miami-Dade County Mayor and Board of County Commissioners, Miami-Dade County Tourist Development Council, City of Miami Beach Cultural Affairs Program and Cultural Arts Council, Garcia Family Foundation and Titanio Films

Embaixadoras Inffinito: Laura Fernandes, Liliana Kawase and Renata Garcia

Hotel Oficial: Palihouse – Miami Beach

Apoio: MDC’s Tower Theater Miami, Miami Beach Bandshell, Little Brazil Restaurant and ATC Cargo

Apoio de Midia: AcheiUSA Newspaper, Acontece Magazine, Radio Florida Brazil

Promoção: GloboPlay

Amigos do Festival: BACC – Brazilian American Chamber of Commerce of Florida, Centro Cultural Brazil USA, Downtown Doral Charter Upper School, Ronald W. Regan Doral Senior High, Gulliver Prep, Morningside K8 Academy, Miami Be Happy, NExperience, Talita Pinheiro PA, Sfihas Brazil, Rejuvchip, One Concept Clinic, Florida International University, and New World Center.

Realização e produção: Inffinito

more

Time

Saturday, September 10, 2022 - Sunday, September 25, 2022 (All Day)(GMT-04:00)

Comente

Clique aqui para comentar

You cannot copy content of this page