btn facebook  btn youtube  btn twitter  btn google plus  acontece instagram  acontece issuu

 

Acontece Magazine
btn facebook   btn youtube   btn twitter  btn google plus  acontece instagram  acontece issuu
acontece logo darkred

Arte no interior design

Interior Design: Myrna Porcaro - Foto: Ines Antich
Interior Design: Myrna Porcaro - Foto: Ines Antich

Por Myrna Porcaro

É gratificante constatar como nossos clientes e a população em geral vêm nos últimos anos desmistificando a arte como um produto destinado apenas a uma elite e cada vez mais se interessam por conhecer e adquirir obras de arte para compor os projetos de Interior Design. Elas são uma forma de expressão cultural, um produto que transmite uma ideia, uma sensibilidade e mensagem do artista e sempre são atemporais. O mercado da arte é grandioso e vem se sofisticando ao longo dos anos na valorização das manifestações originais que refletem nosso tempo, consagrando toda a arte de outros tempos que comprovam seu valor e nos desafiando a apurar nossos olhos para aprendermos a identificar o que realmente define uma obra.

Inúmeras feiras, exposições, mostras, leilões demonstram que nos nossos tempos a arte se revela imprescindível nos melhores espaços, residências, templos, empreendimentos e até nos equipamentos urbanos das cidades. E, na verdade, sempre foi assim, desde a antiga Roma.

Interior Design: Myrna Porcaro - Foto: Daniel Mansur

Precisamos salientar aqui que uma obra bem escolhida de artista consistente ou renomado tem seu valor perpetuado e quase sempre valorizado ao longo do tempo. São consideradas um excelente investimento pelos grandes colecionadores, que quase sempre são também amantes e profundos conhecedores das principais manifestações artísticas.

Conhecemos casos recentes de famílias abastadas no passado que perderam suas posses e viveram muitos anos revendendo seu acervo de obras e objetos de arte. Quando se fala no uso de obras de arte na decoração de ambientes, muitos ainda pensam que o custo inviabiliza a utilização, mas a boa notícia é que hoje em dia já é possível encontrar peças a preços mais baixos e que prometem valorizar qualquer espaço ou projeto.

As pessoas estão valorizando mais a arte e muitos clientes têm procurado produções artísticas, de profissionais mais novos e ainda pouco conhecidos, mas que são acessíveis financeiramente. E na hora de decorar já separam uma verba para essa “cereja do bolo”.

Existe um universo de possibilidades a escolher, pois são muitas as opções como por exemplo, pinturas, gravuras, fotografias, esculturas, instalações. A orientação e curadoria do profissional do design nesse momento é fundamental. Cabe antes de tudo definirmos os melhores locais no projeto para receber essas peças, buscando a valorização recíproca espaço/peça.

Interior Design: Myrna Porcaro - Fotos: Jomar Bragança

As obras de arte revelam o estilo, as referências e a personalidade dos moradores. Mais que apenas combinar com a decoração do ambiente, portanto, uma peça de arte deve ir ao encontro do seu gosto e de sua sensibilidade. Leve em conta que ao escolher uma obra para exibir em casa, ela passará a fazer parte do seu cotidiano.

É importante também pesquisar sobre a trajetória do artista, sobre a origem da obra e sobre a galeria que está intermediando a venda, se for o caso. Garanta a procedência, exigindo o certificado de autenticidade, e o bom estado de conservação da peça, seja uma pintura, escultura, fotografia, gravura ou qualquer que seja a obra.

E também é imprescindível estarmos informados quanto à qualidade e às características de cada produto para orientarmos os clientes e protegermos seu investimento.

Paredes, tetos (obras aéreas), nichos, prateleiras, halls, corredores, escadas, patamares e jardins. O local de cada obra deve ser bem preparado para o melhor resultado. O ideal é que seja um lugar mais protegido da luz solar e também longe das áreas molhadas.

Interior Design: Myrna Porcaro - Fotos: Jomar Bragança
Interior Design: Myrna Porcaro - Fotos: Jomar Bragança

Quando o assunto é arte, uma coisa é certa: ao inserir obras de arte em um espaço, há um ganho de personalidade. Ganha Vida! Brilha! Por isso, ao utilizar produções artísticas em um ambiente, valoriza-se não só a obra, mas o espaço onde ela se encontra.

Nos projetos de arquitetura e Interior Design mais elegantes e consagrados do passado e da atualidade, observamos a predominância de poucos elementos de produção (adornos) e muitos objetos de arte. Sempre bem colocados e iluminados, sim, espaços com uma boa iluminação são fundamentais. É uma fórmula infalível para o sucesso do espaço!

Interior Design: Myrna Porcaro - Fotos: Jomar Bragança

 

 

Pinit Fg En Rect Red 20
e-max.it: your social media marketing partner

Notícias Relacionadas

Florida Grand Opera: Don Giovanni

Dez/05 a Dez/07 - Florida Grand Opera: Don Giovanni

Uma das grandes obras-primas da história da ópera, Don…
Consulado itinerante em Orlando

Dez/7 a Dez/09 - Consulado itinerante em Orlando

O Consulado-Geral realizará Missão Itinerante na cidade de…
Tony Bennett

Dez/08 - Show de Tony Bennett

O Hard Rock Live será palco para a apresentação do lendário…
Confraternização e arrecadação de brinquedos "Toy Drive"

Dez/08 - Confraternização e arrecadação de brinquedos "Toy Drive"

O “Rotary Carousel Toy Drive” é um evento de…
George Balanchine’s The Nutcracker

Dez/13 a Dez19 - George Balanchine’s The Nutcracker - Arsht Center/Miami

Embarque nesse espetáculo que o levará ao encantado país…

Videos

CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR O VÍDEO

 

Karmel Bortoleti

Making of do ensaio fotográfico de Karmel Bortoleti para a editoria fashion da edição de abril de 2017 da Acontece Magazine


Ensaio fotográfico do ator Caio Castro em Miami para a Acontece Magazine de agosto de 2017

Ensaio fotográfico do ator Caio Castro em Miami para a Acontece Magazine de agosto de 2017


Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami

Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico com as modelos Cate Chant e Flavianny Nassimbeni para a editoria Fashion da edição de maio de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Making Of Abril 2016

Ensaio fotográfico com Karmel Bortoleti para a editoria Fashion da edição de abril de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016

Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de fevereiro de 2016 da Acontece Magazine


Making Of Janeiro 2016

Making of do ensaio fotográfico para a capa e a editoria fashion da edição de janeiro de 2016 da Acontece Magazine com a participação da modelo Andrea Méndes Arroio


Making Of Dezembro

Acontece Magazine Making of de Dezembro 2015




DMC Firewall is a Joomla Security extension!