btn facebook  btn youtube  btn twitter  btn google plus  acontece instagram  acontece issuu

 

Acontece Magazine
btn facebook   btn youtube   btn twitter  btn google plus  acontece instagram  acontece issuu
acontece logo darkred

A metade da viagem

A metade da viagem

Por Nilson Lattari

Cheguei prontamente dentro do barco que me aguardava na margem do rio. A outra margem bem distante, invisível, parecendo infinitamente distante não era o que mais me preocupava. O barqueiro não demonstrava a menor impaciência. E, nem bem eu embarcava, ele ajustou os remos e sincopadamente começou a jornada.

No alvoroço do começo da viagem tudo era novidade. Tudo era fantástico. O barqueiro seguia seriamente. Em dado momento, não me contive e perguntei se não poderíamos aproveitar a passagem da água, e que ele contivesse o percurso.

Ele não sorriu e demonstrou qualquer emoção. Remava, no mesmo ritmo, rumo à outra margem

- Não poderíamos aproveitar a viagem e prolongá-la? Curtir um pouco mais a turbulência das águas iniciais?

Ele manteve o mesmo ritmo das remadas, dizendo que a sua função era seguir até à outra margem, sem desvios, sem nenhuma concessão.

No início a embarcação era inconstante, fruto da inexperiência do passageiro, que teimava em se colocar em várias partes do barco, na procura do melhor momento, na procura da melhor imagem, do melhor aproveitamento.

Em alguns momentos a embarcação parecia se desviar do objetivo, parecia seguir ao sabor da corrente, mas era pura ilusão. O barqueiro jamais perdia o controle, continuava sempre com o objetivo de chegar ao outro lado, cumprindo a sua missão – atravessar a corrente, não importando a velocidade que acontecesse no rumo das águas.

Em dado momento, o rio adquire uma tranquilidade, suas águas parecem esmorecer. Estávamos na metade do rio? Perguntei. O barqueiro não disse palavras, limitando-se a apontar na direção que recomendava.

As águas pareciam mais tranquilas. Mas o rio era o mesmo, apenas o barqueiro e o passageiro se tornaram mais íntimos. Não pareciam mais brigar entre si. Não cabia ao passageiro impedir o trabalho do barqueiro, e nem o barqueiro interferir no comportamento do passageiro. Estavam juntos, e juntos deveriam continuar.

Ao contrário do início da viagem, o passageiro não se atormentava, não perguntava nada ao tempo, já entendera tudo. A tranquilidade do rio poderia ser a metade da viagem. Cinquenta por cento percorrido, cinquenta por cento a percorrer? Quem saberia? Nem o próprio barqueiro poderia dizer.

Sentado no barco a outra margem parecia distante, ainda não era visível. O passageiro esboçou a ideia de levantar-se e tentar adivinhar o tempo de percurso. O barqueiro não ironizava a atitude do passageiro.

Para que levantar e adivinhar o quanto de percurso ainda faltava? O importante era sentar e admirar a paisagem que se descortinava. Do meio do rio as duas margens poderiam ser vistas. O tempo percorrido relembrado, o tempo a percorrer uma incógnita maravilhosa e surpreendente.

Alguns saltavam do barco no meio da viagem. Alguns tentando nadar, imaginando estar à frente do barqueiro, imaginando antever o resto da viagem.

Mas outros, deixavam o barqueiro conduzir a viagem e se preocupavam apenas em transformar o barco o mais suave e confortável, cuidando dele para não ter surpresas.

Quem saberá quando acontece a metade da viagem? Cinquenta por cento é a metade do que não se imagina ainda chegar.

Assim é o tempo, atravessando as aventuras e desventuras do rio, célere, constante, determinado a atingir a outra margem. Como não sabemos o tamanho do rio que temos a percorrer, adivinhar a metade da viagem é um risco ainda maior.

Portanto, cinquenta, sessenta ou mais sempre deve ser a metade. O mais importante é aproveitar a viagem. Do tempo o barqueiro se encarrega.

 

Pinit Fg En Rect Red 20
e-max.it: your social media marketing partner

Notícias Relacionadas

Literatura
Amar, multiplo de ex

Crônica por Nilson Lattari Quantas vezes é possível amar? Digamos que uma vez amei Maria, e Maria me deixou, depois amei Joana, que, dessa vez, eu deixei, e por tantas vezes amei e fui amado e...

Novo show do Cirque du Soleil “Corteo” no BBT Center

Jul/24 a Ago/04 - Novo show do Cirque du Soleil “Corteo” no BBT Center

Um novo espetáculo do Cirque du Soleil chega ao BBT Center…
Jennifer Lopez - It’s My Party: The Live Celebration Tour

Jul/25 e 26 - Jennifer Lopez - It’s My Party: The Live Celebration Tour

A cantora Jennifer Lopez faz 50 anos e comemora a data com…
Lionel Richie se apresenta no Hard Rock Center no dia 27 de julho

Jul/27 - Lionel Richie se apresenta no Hard Rock Center no dia 27 de julho

O cantor, ator e compositor americano Lionel Richie, dono…
The South Beach Mango Festival

Jul/27 e 28 - The South Beach Mango Festival

O festival da Manga de South Beach será realizado entre os…
Alceu Valença em Miami Beach

Jul/28 - Alceu Valença em Miami Beach

Ícone da música popular brasileira, Alceu Valença se…

Videos

CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR O VÍDEO

 

Karmel Bortoleti

Making of do ensaio fotográfico de Karmel Bortoleti para a editoria fashion da edição de abril de 2017 da Acontece Magazine


Ensaio fotográfico do ator Caio Castro em Miami para a Acontece Magazine de agosto de 2017

Ensaio fotográfico do ator Caio Castro em Miami para a Acontece Magazine de agosto de 2017


Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami

Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico com as modelos Cate Chant e Flavianny Nassimbeni para a editoria Fashion da edição de maio de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Making Of Abril 2016

Ensaio fotográfico com Karmel Bortoleti para a editoria Fashion da edição de abril de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016

Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de fevereiro de 2016 da Acontece Magazine


Making Of Janeiro 2016

Making of do ensaio fotográfico para a capa e a editoria fashion da edição de janeiro de 2016 da Acontece Magazine com a participação da modelo Andrea Méndes Arroio


Making Of Dezembro

Acontece Magazine Making of de Dezembro 2015




Our website is protected by DMC Firewall!