btn facebook  btn youtube  btn twitter  btn google plus  acontece instagram  acontece issuu

 

Acontece Magazine
btn facebook   btn youtube   btn twitter  btn google plus  acontece instagram  acontece issuu
acontece logo darkred

Beleza com objetividade

Tatiana Moreira
Tatiana Moreira

A entrevistada da editoria Decor desta edição é a arquiteta e interior designer brasileira Tatiana Moreira, natural de Fortaleza, no Ceará, e residente na Flórida há 18 anos. Tatiana veio para os Estados Unidos com a família, em férias, e depois decidiu voltar para estudar inglês. Fez faculdade de arquitetura na Florida International University e teve a oportunidade de trabalhar com grandes empresas de arquitetura e design em Miami, o que possibilitou a sua permanência no país, adquirindo experiência e network, que hoje ela considera fundamentais à sua trajetória profissional. Tatiana especializou-se em interior design, é bem sucedida e hoje mantém uma vasta agenda de clientes que investem em imóveis em Miami e confiam no seu bom gosto e profissionalismo.

Tatiana, conte um pouco de sua história antes de se mudar para os EUA.
Venho de uma família de empresários do ramo da moda, e desde que nasci sempre estive ligada ao mundo do design. Meus pais sempre trabalharam muito, foram donos de fábrica e lojas de roupas por mais de 30 anos, e desde os 15 anos de idade eu já trabalhava com eles nas lojas. Aprendi muito sobre business com meu pai e processo criativo com a minha mãe – de quem puxei meu lado artístico. Todos da minha familia sempre tiveram seu próprio negócio, e eu fui a única que me tornei uma profissional liberal, quando me formei em arquitetura.
Você veio estudar na Flórida e construiu a sua carreira nos EUA. Quais foram os seus maiores desafios?
Tudo foi acontecendo ao longo do tempo: vim, sem maiores pretensōes, estudar inglês aqui com a minha irmã e obtive um visto de estudante internacional, o que me deu condições de fazer a faculdade e trabalhar durante um ano com o visto de trabalho temporário. Durante a faculdade, trabalhava part-time em um banco brasileiro, mas recém-formada, no ano de 2004, entrei na Arquitectonica, uma grande empresa, onde pude aprender muito. Depois fui para a RTKL, onde me aperfeiçoei em interior design e pude criar uma base profissional muito forte, trabalhando em grandes projetos, fazendo bons contatos e, entre outra empresas, consegui o visto de trabalho, que para mim foi o maior desafio. Em 2008, decidi passar quatro meses na Itália estudando o idioma e história da arte. Depois fui morar com meu irmão em Nova York, e em 2010 voltei para Miami, para trabalhar em projetos independentes e comecei a usar minha licença de real state vendendo imóveis de veraneio para brasileiros que começavam a investir na cidade. Os meus próprios clientes me mostraram que era a hora de abrir a minha empresa, porque eu vendia os apartamentos e eles já me contratavam para fazer o projeto de interiores. Foi aí que surgiu a StyleHaus Design em 2011-2012.
Fale do conceito da StyleHaus Design.
O conceito da minha empresa é sempre atender à necessidade dos meus clientes. Entregar um projeto bonito e eficiente ao mesmo tempo. O meu slogan/propósito é “deliver beauty with a Purpose”. Todos dizem que tudo que toco fica mais belo. Sou muito organizada, gosto de espaço bem planejado e adoro fazer interiores. Por isso digo que sou uma arquiteta de interiores. Transformo o espaço para servir à necessidade do cliente, com beleza. Não adianta só fazer o belo, se não for prático e para melhorar a vida de quem vai dele usufruir.
De onde vem a sua inspiração na hora de criar os seus espaços?
Inspiração vem de todo lugar. Do meu astral, algo que vejo na rua, na revista, na televisão... Mas o mais importante é compreender as necessidades do cliente. Conhecer bem o espaço em que vou trabalhar, sentir o que o cliente quer e aliar isso ao conhecimento e talento das pessoas que trabalham comigo. Então a inspiração está em um objeto, um evento, uma palavra do cliente. Tento observar bastante, aprender e estar ligada em tudo que acontece ao meu redor, por isso estou sempre viajando e procurando o que há de novo e de uma forma atemporal. Gosto dos clássicos, de criar algo que seja para sempre e não puro modismo.
Quais os passos mais importantes na hora de decorar uma residência?
Primeiro, saber exatamente o que você quer. Depois ver o seu orçamento, quanto você pode e quer investir no projeto. Usar as ideias de acordo com as suas limitações. E ter certeza de que você está sendo orientada por bons e qualificados profissionais, para ter um bom resultado. É valido fazer uma boa pesquisa - pois é fundamental confiar no profissional que você escolheu.
Você usa objetos de arte ou o trabalho de profissionais brasileiros nas suas obras?
Sim, eu sou brasileira com muito orgulho. Apesar de morar fora, sei que o profissional brasileiro tem talento, é dedicado e tem um excelente design. Aqui em Miami, temos muitas empresas brasileiras do ramo, como a Florense, a Ornare (de cozinhas e móveis planejados), a Saccaro (de móveis) e muitas outras. Gosto de usar quadros de pintores brasileiros, móveis do Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha, entre outros. Eu aprecio o trabalho do brasileiro, não só por ser brasileira mas pela qualidade da mão de obra e do produto.
O que você mais aprecia na cidade de Miami? Você gosta do estilo de decoração americano?
Miami é o lifestyle praiano. Vim de Fortaleza, cidade praiana e me identifico muito com Miami. Gosto do clima, das pessoas, e é uma cidade que está crescendo cada vez mais em vários aspectos. Restaurantes ótimos, muita diversidade e grandes eventos como o Art Basel. Também gosto da segurança que, infelizmente, não temos no Brasil. A facilidade de ter um aeroporto internacional pertinho, que me permite ir a qualquer lugar do mundo. Já a decoração americana não é muito o meu estilo, mas utilizo alguns elementos das particularidades de Miami. Como o estilo praia, mais claro, leve. Gosto muito do design italiano, mais contemporâneo.
O brasileiro é um cliente muito exigente na hora de decorar o imóvel?
Sem dúvidas. O cliente brasileiro é, sim, muito exigente, principalmente aqueles que querem usar o “jeitinho brasileiro” em um país cheio de regras, como este. Ou os que querem o “mais por menos”. Lógico que tem exceções, tenho muitos clientes que valorizam a qualidade do trabalho do design. Acredito que o cliente brasileiro é mais exigente porque ele sabe o que quer e do jeito que quer. O único problema é fazer ele entender a diferença de uma obra aqui, e no Brasil - como por exemplo a mão de obra, que é muito mais cara aqui, mas em compensação o material é mais barato. Então no final, com muita conversa e explicando as diferenças, de uma forma ou outra sempre dá certo e o cliente fica satisfeito (risos).

 

Pinit Fg En Rect Red 20
e-max.it: your social media marketing partner

Notícias Relacionadas

The Lion King Musical

Mai/08 a Mai/26 - The Lion King Musical

Assistido por mais de 90 milhões de pessoas, o clássico…
Estrela do pop, Ariana Grande faz show em Miami

Mai/31 e Jun/01 - Ariana Grande, a nova Rainha do Pop, se apresenta em Miami

Por Marcelo Rio Por um bom tempo, Madonna ostentou a coroa…
Feira de carreiras para estudantes brasileiros na Flórida

Abr/20 - Feira de carreiras para estudantes brasileiros na Flórida

Evento organizado pela associação de estudantes brasileiros…
Wynwood Carnival

Abr/20 e Abr/21 - Wynwood Carnival

O WYNWOOD CARNIVAL acontece no sábado dia 20 de abril e no…
The Rolling Stones: 2019 No Filter Tour

Abr/20 - The Rolling Stones: 2019 No Filter Tour - ADIADO

A banda britânica The Rolling Stones, formada em Londres em…

Videos

CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR O VÍDEO

 

Karmel Bortoleti

Making of do ensaio fotográfico de Karmel Bortoleti para a editoria fashion da edição de abril de 2017 da Acontece Magazine


Ensaio fotográfico do ator Caio Castro em Miami para a Acontece Magazine de agosto de 2017

Ensaio fotográfico do ator Caio Castro em Miami para a Acontece Magazine de agosto de 2017


Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami

Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico com as modelos Cate Chant e Flavianny Nassimbeni para a editoria Fashion da edição de maio de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Making Of Abril 2016

Ensaio fotográfico com Karmel Bortoleti para a editoria Fashion da edição de abril de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016

Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de fevereiro de 2016 da Acontece Magazine


Making Of Janeiro 2016

Making of do ensaio fotográfico para a capa e a editoria fashion da edição de janeiro de 2016 da Acontece Magazine com a participação da modelo Andrea Méndes Arroio


Making Of Dezembro

Acontece Magazine Making of de Dezembro 2015




DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd