btn facebook  btn youtube  btn twitter  btn google plus  acontece instagram  acontece issuu

 

Acontece Magazine
btn facebook   btn youtube   btn twitter  btn google plus  acontece instagram  acontece issuu
acontece logo darkred

Tradição, design e pedras brasileiras

Ricardo Vianna
Ricardo Vianna

Uma história de sucesso de uma família oriunda de Sabará, nas Minas Gerais, que assim como Ouro Preto e Diamantina, é um dos berços da joalheria no Brasil. A família Vianna iniciou a sua trajetória no ramo de joias com o patriarca da família, Raymundo Vianna, ourives hábil e criativo, que montou a sua primeira joalheria em Belo Horizonte e deixou um legado brilhante aos sete filhos e netos. Legado que hoje é refletido na beleza e qualidade das peças exclusivas da Vianna Joias. Um dos herdeiros desse legado é o empresário Ricardo Vianna, proprietário da primeira Vianna Joias nos Estados Unidos, com sede na cidade de Boca Raton. Confira a sua história de sucesso nessa entrevista para a Acontece Magazine.

Ricardo, como surgiu a ideia de abrir a primeira filial da Vianna Joias nos Estados Unidos?
Em 1993, após quase uma década liderando a nossa empresa, o meu pai decidiu se dedicar exclusivamente às atividades institucionais, e eu e meu irmão Rômulo assumimos os negócios e decidimos começar um processo de internacionalização da empresa. Fomos ampliando os negócios em diversas partes do mundo, e com meu filho Donato se juntando a nós, em 2011, decidimos iniciar um projeto específico para alavancar os negócios com os Estados Unidos, o que resultou na minha transferência, junto com minha esposa e a filha menor, para a Flórida, de onde coordeno as atividades do grupo. A abertura da flagship da Vianna Brasil tem o propósito principal de dar reconhecimento e visibilidade à nossa marca. Mas ela também é um laboratório importante para nós, para entendermos melhor quais são as demandas dos clientes americanos, o nível de exigência, o gosto e a percepção exata que têm da nossa marca, desta forma nos possibilitando fazer os devidos ajustes de rumo. E estar perto do nosso showroom torna possível estarmos pessoalmente presentes na loja, além de possibilitar uma interação com a comunidade.

Ao que você credita o sucesso da Vianna Brasil?
Na verdade não é nenhum segredo, é a grande paixão que cresceu ano após ano no âmago de nossa família, por nossas riquezas naturais e o trabalho de transformá-las em maravilhosas joias, vestidas de arte e criatividade.

Além de ser uma grande empresa no mercado de joias no Brasil, para quantos países a Vianna exporta as suas joias?
Vendemos nossos produtos para diversos joalheiros no Brasil, mercado que tem por característica não vender marcas de terceiros e, consequentemente, dificultando a identificação de nossos produtos em diversas vitrines. Entretanto, o mesmo não acontece em praticamente todo o restante do mundo, e nossa marca é divulgada e identifica nossas jóias. Hoje estamos presentes em mais de 40 países, em todos os continentes.
Qual é a sua principal função na empresa?
Sou presidente do grupo e supervisiono todas as atividades das empresas mas, em especial, dou o direcionamento. Tenho a responsabilidade de decidir onde queremos ir, sempre amparado por um grupo de pessoas capazes e que contribuem de forma decisiva nas decisões que tomo. No detalhe, acompanho junto ao setor de criação da empresa o desenvolvimento de novas coleções, junto ao setor de gemas todas as atividades, considerando que este setor sempre foi responsabilidade direta minha, e junto à área comercial todas as atividades de prospecção e manutenção de nossos clientes e parceiros. E agora, mais recentemente, estou empenhado em coordenar junto com Luciana, minha esposa, os trabalhos relacionados à nossa primeira loja de varejo, aqui em Boca Raton.

Depois da loja em Boca Raton, as joias Vianna continuam sendo vendidas em outras lojas ou passaram a ser exclusivas da flagship?
Nosso propósito sempre foi e continua sendo o de estabelecer o maior número possível de parcerias com joalheiros e lojas de departamento já estabelecidos. Estamos presentes atualmente em 10 lojas da Neiman Marcus, inclusive a do Bal Harbour, e estaremos presentes em lojas da Bloomingdale’s a partir de 1º de agosto, inclusive a de Aventura, e estamos presentes em diversas lojas de conceituados joalheiros independentes, como a Mayors, na Flórida.

Como o cliente americano recebeu a loja de joias brasileiras?
Todos que tiveram a oportunidade de nos visitar se mostraram bastante impressionados e receptivos à nossa iniciativa. Abrimos a loja com um conceito novo para o ramo joalheiro americano, que é o de combinar as joias da Vianna Brasil a obras de arte de amigos brasileiros, uma “fine jewelry gallery”. É um espaço onde a joia é reconhecida como obra de arte e, por outro lado, as obras de arte se apresentam como verdadeiras joias raras. É um espaço maravilhoso, que enche os olhos de todos.

As pedras brasileiras são diferentes ou é só uma questão de design brasileiro?
Quando se trata de se construir uma grande marca de joias, o design é fundamental, mas não o único aspecto a ser considerado. A Vianna Brasil conseguiu crescer como marca principalmente por ter considerado o design um elemento importante, desenvolvendo um estílo único em que os aspectos brasileiros como suas raízes, sua fauna e flora abundante, o estilo de vida do nosso povo, sua ginga e sua habilidade são traduzidos em formas e elementos únicos, belos e agradáveis que não se parecem com o que nenhum outro joalheiro faz. Mas como disse, o design não é o único elemento para a construçao de uma grande marca. O Brasil é a maior reserva gemológica do mundo e responsável por grande parte da produçao de gemas preciosas, sendo muitas delas somente encontradas em nosso território -como as hoje famosas Turmalinas Paraíba e os Topázios Imperiais. O uso abundante das pedras em nossas coleções é um importante diferencial. Em relaçao às pedras, não é uma questão de diferença mas de raridade e beleza.

Quais são as pedras brasileiras mais atraentes no mercado americano?
Hoje a pedra mais em evidência, por sua beleza e raridade, é a Turmalina Paraiba (Paraiba Tourmaline). Mas em geral todas as gemas brasileiras têm grande aceitação, como água marinha, ametista, citrino, topázio azul e imperial, vários quartzos em cores diversas, como as prasiolitas (verdes), o fumê (smoky quartz), o rosa, o azul (navy quartz), o rutilado etc.

Por Connie Rocha  -  Foto: Fabiano Silva

 

Pinit Fg En Rect Red 20
e-max.it: your social media marketing partner

Notícias Relacionadas

Priscilla Queen of The Desert - The Musical

Jun/13 a Jun/30 - Priscilla Queen of The Desert - The Musical

O musical Priscilla Queen of The Desert, baseado no…
Musical “Come from Away” no Arsht Center

Jun/18 a 29 - Musical “Come from Away” no Arsht Center

“Come from Away” é um musical que conta a história verídica…
Lançamento do álbum “Baia Bossa Dylan” em Miami

Jun/28 - Lançamento do álbum “Baia Bossa Dylan” em Miami

Completando 25 anos de carreira, 10 álbuns autorais e um…
Carlinhos Maia faz show em Miami e Orlando em julho

Jul/05 e 06 - Carlinhos Maia faz show em Miami e Orlando em julho

O comediante Carlinhos Maia apresenta o seu stand up…
John Leguizamo: Latin History for Morons

Jul/12 a Jul/14 - John Leguizamo: Latin History for Morons

Vencedor do Tony e Emmy Award®, John Leguizamo traz para…

Videos

CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR O VÍDEO

 

Karmel Bortoleti

Making of do ensaio fotográfico de Karmel Bortoleti para a editoria fashion da edição de abril de 2017 da Acontece Magazine


Ensaio fotográfico do ator Caio Castro em Miami para a Acontece Magazine de agosto de 2017

Ensaio fotográfico do ator Caio Castro em Miami para a Acontece Magazine de agosto de 2017


Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami

Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico com as modelos Cate Chant e Flavianny Nassimbeni para a editoria Fashion da edição de maio de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Making Of Abril 2016

Ensaio fotográfico com Karmel Bortoleti para a editoria Fashion da edição de abril de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016

Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de fevereiro de 2016 da Acontece Magazine


Making Of Janeiro 2016

Making of do ensaio fotográfico para a capa e a editoria fashion da edição de janeiro de 2016 da Acontece Magazine com a participação da modelo Andrea Méndes Arroio


Making Of Dezembro

Acontece Magazine Making of de Dezembro 2015




Our website is protected by DMC Firewall!