btn facebook  btn youtube  btn twitter  btn google plus  acontece instagram  acontece issuu

 

Acontece Magazine
btn facebook   btn youtube   btn twitter  btn google plus  acontece instagram  acontece issuu
acontece logo darkred

Excelência na organização de eventos

Luciano Sameli
Luciano Sameli

Com vasta experiência em organizar grandes eventos no Brasil e nos Estados Unidos, o promotor Luciano Sameli é o responsável pelo sucesso e crescimento contínuo do Brazilian Festival of Pompano Beach, maior acontecimento cultural brasileiro na Flórida.

Uma rápida olhada no currículo do brasileiro Luciano Sameli já é suficiente para notar sua importância para a organização de grandes eventos. Nas décadas de 1980 e 1990, ele foi responsável por promover muito agito e diversão no Brasil. Foi proprietário da Limelight Industry Club São Paulo, a mais conhecida boate da cidade, e também foi dono da boate Pacha Brasil Campinas, a maior do interior. Atuou nas áreas de marketing, entretenimento e venda de patrocínio, nas quais, através da agência em que era sócio, organizou eventos de porte como o Master Puma de Tênis do Guarujá, concursos de modelos, o aniversário de 18 anos da Rádio Jovem Pan. Esteve à frente da organização de mais de 265 shows entre 1985 e 1995. Além disso, criou a La Fiesta, a primeira boate itinerante do Brasil.

Em 1995, Sameli decidiu vir para os Estados Unidos para estudar, e por já ser um produtor com grande experiência, escolheu Las Vegas, onde organizou eventos em locais imponentes como Flamingo e MGM. Um ano após a crise de 2008, ele se mudou para a Flórida e passou a trabalhar como gerente de vendas, marketing e promoções da TV Record. A partir daí, começou a conhecer empresários brasileiros que comentavam sobre a relevância de ter um evento com a cara do Brasil na Flórida. “Muitos me falaram sobre esse desejo de ter um festival nosso, havia uma necessidade grande de integração do Brasil com a comunidade americana daqui, não só na parte comercial, mas também cultural, e foi nessa época que conheci o prefeito de Pompano Beach, Lamar Fischer, que quis dar início a isso e pediu que eu organizasse em 2012”, explica Sameli.

O produtor brasileiro afirma que no início muitos não imaginavam que o Brazilian Festival of Pompano Beach seria algo grande, mas se surpreenderam, pois os resultados foram excelentes em termos de público, que ia aumentando a cada nova edição. “Começou com sete mil pessoas e entrada franca, mas cresceu tanto que chegamos a 25 mil pessoas, e foi quando percebi que para manter o clima de confraternização e alegria, precisaríamos cuidar mais da segurança. A partir de 2017, começamos a cobrar uma entrada simbólica de US$ 5, fechamos o parque, e isso permitiu controlar melhor quem entrava”.

Trabalho puxado
O número de expositores no Brazilian Festival of Pompano Beach prova que o evento é um sucesso. São mais de 200 marcas de brasileiros e americanos de todos os setores comerciais, tais como médicos, dentistas, massagistas, seguradoras, ONGs, além de um grande parque de diversões, palco para atrações musicais brasileiras e mais de 45 espaços para comer.

Mas se engana quem pensa que basta estalar os dedos para que expositores e patrocinadores surjam. Sameli afirma que trabalha o ano todo buscando parcerias para poder realizar um evento cada vez melhor e maior. “Visito de 300 a 400 empresas para ver se querem patrocinar ou doar, sendo que, dessas, 10%, 12 % dão retorno. É preciso trabalhar o ano inteiro em mídias sociais, distribuir 60 mil flyers, sem isso, o festival não acontece. Eu já investi quase 100 mil dólares do meu bolso para que ele ocorresse. Geramos em oito anos uma média de 670 empregos diretos e reinvestimos uma média de 240 mil dólares por festival na comunidade, através de jornal, mídias , fornecedores brasileiros, etc. Todos os fornecedores contratados são brasileiros, geramos quase US$ 1 milhão em receita para os expositores de comida nesses oito anos, trabalhamos com uma média de 60 a 70 fornecedores brasileiros e os expositores precisam contratar mais gente para trabalhar, então, são 2.100 empregos indiretos. Já doamos 40 mil dólares para igrejas e ONGs. O festival levantou 1,5 milhão de dólares em oito anos para que pudéssemos acontecer aqui e foram quase mil pequenas empresas brasileiras que ajudamos de alguma forma”.

Grandes atrações musicais
Além de se desdobrar em busca de apoio para o Brazilian Festival of Pompano Beach, Sameli se preocupa em trazer atrações que realmente representem a diversidade cultural brasileira. “Nosso festival se destaca dos outros porque temos a obrigação de contar uma história, temos que mostrar a nossa riqueza cultural. Foco em buscar artistas legendários, novidades e os que contribuíram para o enriquecimento da música no Brasil e no mundo, não vamos atrás dos ‘modinhas’, primeiro porque é um evento custoso e esses que estão na moda momentaneamente não são necessariamente o retrato da nossa cultura, além disso, são caríssimos, por isso damos enfoque em artistas realmente importantes. Já trouxemos Elba Ramalho com o seu delicioso forró; Marcelo D2 pioneiro do hip-hop; Cheiro de Amor, Banda Mel e Netinho que são do axé; Paralamas do Sucesso e Biquíni Cavadão que são do rock; Cidade Negra e Chimarruts representando o Reggae; no ano passado, trouxemos a Iza, jurada do The Voice e considerada a nova voz da música popular brasileira; Sambô, que mistura samba e rock. Trazemos cultura de verdade e não modinha. Agora em 2020, teremos Milton Nascimento, que está lotando shows no Brasil, ele foi laureado pela Associação Brasileira de Compositores, como o melhor compositor brasileiro, traremos também a dupla sertaneja Gian & Giovani, muito conhecida e que já levou 133 mil pessoas em um show, um recorde. Teremos ainda a Kell Smith, considerada a nova Elis Regina, e o Onze:20, que faz um reggae fenomenal e que tem discos em espanhol”.

Mágoas
Apesar de trabalhar arduamente para que o festival siga crescendo, Sameli afirma que não reclama disso. Sua única mágoa ocorre com as pessoas que tentam prejudicá-lo ou querem colher frutos que não plantaram. “Eu envelheci muito nesses anos à frente da organização do festival, mas a maior dificuldade de todas é se decepcionar com algumas pessoas, aqueles que se dizem líderes da comunidade porque querem aparecer em eventos, nas mídias sociais, em fotos, e não fizeram muita coisa pelo festival, pelo contrário, chegaram a prejudicar.

Essas coisas nos entristecem muito, mas vale destacar que há muita gente que reconhece, temos o apoio do consulado brasileiro, fomos elogiados pelo Departamento de Cultura da Flórida por fazermos esse trabalho totalmente diferenciado aqui”.

Parceria com a Netflix
Deixando as decepções de lado, Sameli continua com a mesma dedicação incansável para melhorar a cada ano o evento e, para 2021, quando ocorrerá a 10ª edição do Brazilian Festival of Pompano Beach, pode vir uma grande surpresa por aí. “Estamos em negociação com a Netflix e poderemos ter um documentário sobre o festival. Será a nossa décima edição e vamos persistir, continuar confiando em Deus e em nossa visão de deixar um legado importante para a comunidade brasileira que reside aqui”.

Agradecimentos
Sameli faz questão de citar duas pessoas que o apoiaram muito para que esse festival pudesse se tornar realidade. “Tenho muito que agradecer ao ex-prefeito de Pompano Beach, Lamar Fischer, que teve a visão comigo e me deu uma oportunidade para que eu pudesse seguir um caminho. Outra pessoa é o Mark Beaudreau, que tem sido meu grande amigo todos esses anos e faz parte do Departamento Multicultural da cidade, e também quero agradecer a Barry Moss e Beverly Perkins”.

Fotos: Fabiano Silva

Luciano Sameli, organizador do maior evento brasileiro na Flórida

 

Pinit Fg En Rect Red 20
e-max.it: your social media marketing partner

Notícias Relacionadas

Música
Jul/17 - BDO Song Festival 2020

"O primeiro festival de música on-line para brasileiros que vivem nos EUA." Não é de hoje que os festivais de música movimentam multidões. Seguindo a tendência mundial, o Brazilian Day Orlando vai...

Mostra mulheres do audivisual" exibe online 25 longas e 13 curtas

Jun/12 ate Jul/13 - "Mostra mulheres do audivisual" exibe online 25 longas e 13 curtas"

Inffinito Film Festival apresenta 38 produções nacionais…
BDO Song Festival 2020

Jul/17 - BDO Song Festival 2020

"O primeiro festival de música on-line para brasileiros que…
“Labor Day", o Dia do Trabalho nos Estados Unidos

Set/07 - “Labor Day", o Dia do Trabalho nos Estados Unidos

O “Labor Day”, o Dia do Trabalho nos Estados Unidos,…
Está confirmado o Festival de Pompano deste ano, porém sem a presença de Milton Nascimento

A banda Smash Mouth confirma participação no Festival de Pompano deste ano

Pompano Beach, dia 8 de maio de 2020Em nota o organizador…
Happy Thanksgiving

Novembro - Ação de Graças / Thanksgiving

O Dia de Ação de Graças, conhecido em inglês como…

Videos

CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR O VÍDEO

 

Karmel Bortoleti

Making of do ensaio fotográfico de Karmel Bortoleti para a editoria fashion da edição de abril de 2017 da Acontece Magazine


Ensaio fotográfico do ator Caio Castro em Miami para a Acontece Magazine de agosto de 2017

Ensaio fotográfico do ator Caio Castro em Miami para a Acontece Magazine de agosto de 2017


Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami

Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico com as modelos Cate Chant e Flavianny Nassimbeni para a editoria Fashion da edição de maio de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Making Of Abril 2016

Ensaio fotográfico com Karmel Bortoleti para a editoria Fashion da edição de abril de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016

Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de fevereiro de 2016 da Acontece Magazine


Making Of Janeiro 2016

Making of do ensaio fotográfico para a capa e a editoria fashion da edição de janeiro de 2016 da Acontece Magazine com a participação da modelo Andrea Méndes Arroio


Making Of Dezembro

Acontece Magazine Making of de Dezembro 2015




DMC Firewall is a Joomla Security extension!