btn facebook  btn youtube  btn twitter  btn google plus  acontece instagram  acontece issuu

 

Acontece Magazine
btn facebook   btn youtube   btn twitter  btn google plus  acontece instagram  acontece issuu
acontece logo darkred

Escritório de coworking montado por brasileiras é destaque em Miami

Renata Costa e Ana Barry
Renata Costa e Ana Barry

Exclusiva com Ana Martins - Foto: Fabiano Silva

“Não há plano B.” Com essa frase repetida quase como um mantra, Renata Leal Costa e Ana Barry decidiram montar a Office&Co Us em Miami. O trabalho incansável, mesmo com alguns percalços iniciais, e a certeza de que aquele era o caminho fizeram com que obtivessem êxito rapidamente e, com pouco mais de um ano após a inauguração, o escritório de coworking já é destaque na cidade, ajudando muitos empreendedores brasileiros que buscam vencer na América.

Amigas desde a infância, Renata e Ana tiveram trajetórias bem interessantes até se tornarem sócias da Office&Co Us. Renata cursou o High School em Nova York, mas depois regressou ao Brasil, onde foi empresária no Rio e ocupou importantes cargos de gerência e diretoria em grandes empresas em São Paulo. Até que em 2011 abriu seu primeiro coworking na capital paulista.

Já Ana formou-se em Administração de empresas e ocupou diversos cargos importantes na British Airways.
Chegou a residir em Miami, mas ao conhecer o amor de sua vida acabou indo para a África, onde viveu por quase 20 anos, em quatro países diferentes, e exerceu funções bem distintas, como funcionária do setor financeiro da embaixada britânica, proprietária de um spa de beleza, professora de natação para crianças, dentre outras.

As duas tinham o desejo de residir em Miami e, após o convite de Renata a Ana para se tornarem sócias, o sonho começou a ganhar contornos de realidade.

Apesar da vasta experiência que já possuíam, elas afirmam que até o negócio sair do papel e finalmente ser inaugurado, houve dores de cabeça com atrasos em obras, custos extras etc., mas a persistência foi fundamental. “Desde o começo, tivemos em mente que não existia plano B: era focar no plano A. Se você bota na cabeça que tem um plano B, imediatamente cai em uma zona de conforto perigosa, por isso dissemos ‘vai funcionar!’ ”, afirma Renata.

Ana explica a escolha pela cidade de Miami. “Os EUA é um país fascinante por diversos motivos, segurança, prosperidade e oportunidades. Agora, Miami é uma porta de entrada mais fácil, porque tem muitos brasileiros e latinos. Se fosse em outro local, certamente seria mais difícil. Aqui é mais acolhedor.”

A Office&Co Us
Segundo Ana e Renata, a Office&Co Us começou com a função de coworking (sistema de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos de escritório, reunindo pessoas que trabalham para diversos segmentos), mas hoje está mais para business hub. Ana explica: “O nosso grande diferencial para um coworking tradicional é que não oferecemos apenas uma mesa, um espaço e uma recepcionista, nós atuamos diretamente em prol do negócio do cliente, vamos ajudá-lo, buscar conexões, usar a nossa experiência profissional e de vida para auxiliar quem nos procura”. “Quando vamos a eventos de networking de várias entidades e câmaras, se conhecemos alguém que pode fazer negócio com um dos nossos clientes, opa, talvez seja interessante que eles conversem, pegamos o contato, fazemos a apresentação. A gente conhece todos os clientes por nome, sobrenome, ramo em que a empresa atua. Tudo isso é de grande importância para saber como buscar conexões”, complementa Renata.

A importância de pesquisar o mercado
Apesar de Renata já ter um coworking operando em São Paulo, Ana destaca que antes de abrirem o escritório em Miami, as duas pesquisaram muito sobre o mercado: “Antes de iniciarmos, visitamos várias localidades até para entender o que era oferecido, preços etc. A questão da localização foi outro ponto de grande importância, pois sabemos o quanto isso pesa aqui”.

Do início das pesquisas até finalmente abrirem a Office&Co Us foram 14 meses. Apenas um ano depois operando, Renata e Ana viram o negócio crescer e se consolidar no mercado. Mas engana-se quem acha que tudo foi fácil, como em um estalar de dedos. Incansáveis, elas se deslocam, às vezes por horas, para participarem de networkings e qualquer evento que possa atrair conexões para a empresa delas ou de seus clientes.

Uma prova do destaque que a Office&Co Us vem obtendo é que a empresa recebeu o Business Press Award, considerado o prêmio mais relevante para empresários brasileiros fora do Brasil. “Lembro-me que na cerimônia do ano passado, eu estava lá e pensei que um dia nós ganharíamos, mas não imaginaria que já seria no ano seguinte. Atribuímos esse prêmio a nossa tenacidade e resiliência, mas não podemos deixar de dar crédito à comunidade brasileira que nos recebeu muito bem e entendeu o que estávamos fazendo”, afirma Renata.
Dicas para empreendedores brasileiros

Antes de inaugurar a Office&Co Us, Ana e Renata tiveram alguns contratempos, como quase todos os empreendedores. Mas diante do aprendizado que obtiveram, elas destacam algumas dicas que, se seguidas à risca, ajudarão quem pretende empreender na América. Confira:
1 - Ter uma reserva financeira para um ou dois anos.
2 - Ter confiança e determinação diante de qualquer situação.
3 - Fazer todas as conexões possíveis, indo a todos os eventos, visando se tornar conhecido.
4 - Paciência e humildade, pois mesmo que tenha obtido muito êxito no Brasil, aqui é preciso começar do zero.
5 - Se ainda estiver no Brasil, não há necessidade de se mudar logo no começo, comprar apartamento, carro, vir com toda a família. Em muitos casos, é possível administrar o negócio sem morar aqui. Ao sentir que já tem uma base, aí sim, é o momento de pensar em vir definitivamente com a família, adquirir um imóvel etc.

 

Pinit Fg En Rect Red 20
e-max.it: your social media marketing partner

Notícias Relacionadas

News
Todos adoram um Workaholic

Trabalhar longas horas por dia, todos os dias, é considerado por muitos como a marca moderna do sucesso. Ser rotulado de workaholic é como um troféu.Mas para alguns, a necessidade obsessiva de...

must
The Lion King Musical

Mai/08 a Mai/26 - The Lion King Musical

Assistido por mais de 90 milhões de pessoas, o clássico…
Estrela do pop, Ariana Grande faz show em Miami

Mai/31 e Jun/01 - Ariana Grande, a nova Rainha do Pop, se apresenta em Miami

Por Marcelo Rio Por um bom tempo, Madonna ostentou a coroa…
Musical Anastasia

Abr/23 a Mai/05 - Musical Anastasia

O musical que mistura romance e aventura, Anastasia, será…
O presidente do Boca Raton FC, Douglas Heizer, e o Cônsul-Geral do Brasil em Miami, embaixador João Mendes Pereira

Abr/26 - Jogo do Boca FC x Vultures Purple FC e “Brazilian Heritage Night”

Cônsul Geral do Brasil dará o pontapé inicial do jogo Boca…
Prêmio Anual de Excelência BACCF 2019 

Mai/30 - Prêmio Anual de Excelência BACCF 2019 

O QUE: Prêmio Anual de Excelência BACCF 2019 QUANDO:…

Videos

CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR O VÍDEO

 

Karmel Bortoleti

Making of do ensaio fotográfico de Karmel Bortoleti para a editoria fashion da edição de abril de 2017 da Acontece Magazine


Ensaio fotográfico do ator Caio Castro em Miami para a Acontece Magazine de agosto de 2017

Ensaio fotográfico do ator Caio Castro em Miami para a Acontece Magazine de agosto de 2017


Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami

Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico com as modelos Cate Chant e Flavianny Nassimbeni para a editoria Fashion da edição de maio de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Making Of Abril 2016

Ensaio fotográfico com Karmel Bortoleti para a editoria Fashion da edição de abril de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016

Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de fevereiro de 2016 da Acontece Magazine


Making Of Janeiro 2016

Making of do ensaio fotográfico para a capa e a editoria fashion da edição de janeiro de 2016 da Acontece Magazine com a participação da modelo Andrea Méndes Arroio


Making Of Dezembro

Acontece Magazine Making of de Dezembro 2015




DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd