btn facebook  btn youtube  btn twitter  btn google plus  acontece instagram  acontece issuu

 

Acontece Magazine
btn facebook   btn youtube   btn twitter  btn google plus  acontece instagram  acontece issuu
acontece logo darkred

Entrevista com o cineasta Sérgio Rezende diretor do filme vencedor do BRAFF 2018

Sergio Rezende

O filme O Paciente - O Caso Tancredo Neves foi o grande vencedor do 22º Festival de Cinema Brasileiro de Miami produzido pela Inffinito em Miami. Estrelado por Othon Bastos, thriller médico de Sérgio Rezende ganha o prêmio de melhor filme do júri popular na mais importante mostra nacional realizada no exterior que aconteceu aqui em Miami.

Um thriller médico de Sérgio Rezende que revela detalhes da misteriosa morte do primeiro presidente civil eleito após a longa ditadura militar, em 1985, e que nunca tomou posse. Produzido por Mariza Leão e estrelado por Othon Bastos, o filme ganhou o troféu Lente de Cristal e está em cartaz nos cinemas brasileiros. No elenco principal estão Emilio Dantas, Esther Góes, Paulo Betti, Otávio Muller e Leonardo Medeiros.

ENTREVISTA SÉRGIO REZENDE (DIRETOR DO FILME O PACIENTE - O CASO TANCREDO NEVES)

O cineasta Sérgio Rezende realizou 13 longas, entre os quais Em Nome da Lei, Mauá e Zuzu Angel, e os clássicos O Homem da Capa Preta e Guerra de Canudos. Premiado no Brasil e no exterior, teve seu trabalho, Salve Geral, indicado pelo Brasil ao Oscar em 2010.

Como você define o filme O Paciente - O Caso Tancredo Neves?

É um filme sobre o último mês de vida de Tancredo Neves, um homem que se preparou a vida inteira pra ocupar esse cargo de presidente do Brasil e que, na véspera de tomar posse, depois de 21 anos de ditadura, sente uma dor abdominal terrível, vai pro hospital com diagnóstico de apendicite, tem que ser operado de emergência, e não sai nunca mais. Sofre sucessivas operações, é transferido para São Paulo e finalmente morre, em 21 de abril de 85. É um thriller médico que se passa nesse período entre a internação dele no Hospital de Base de Brasília e a morte, em São Paulo.

Como surgiu a ideia do roteiro? Qual a importância em recontar essa história?

O filme é inspirado no livro homônimo do Luis Mir, um escritor e médico paulista que, ao longo de 10 anos, mergulhou em uma pesquisa minuciosa e teve acesso a todos os documentos oficiais, prontuários médicos, relatórios, além de falar com alguns dos envolvidos. E essa história, narrada desta forma, é desconhecida de quase todos nós. O roteiro partiu desta obra, que já tinha um começo e um final, mas nós desenvolvemos ao longo do processo. Eu acho importante por conta da fama do Brasil ser um país sem memória. As pessoas dizem muito isso. Cada vez mais, por conta da velocidade das informações, estamos vivendo muito o momento, o agora. É difícil para as pessoas olharem para trás, ver de onde as coisas estão vindo. Acho importante contar esse trecho da história, pois acredito que tenha sido determinante para o cenário político atual. É a história do nosso país e é importante entendê-la para mudá-la.

Como foi a escolha de Othon Bastos para o papel de Tancredo?

Othon é um antigo parceiro, eu sempre faço uma brincadeira com ele e digo: “Um Othon basta!”. Ele é uma força do cinema brasileiro. Este é nosso terceiro filme juntos, já rodamos “Mauá” e “Zuzu Angel”. Othon sabe tudo, além de ser um jovem no set.

Qual o papel deste filme mais de 30 anos depois da morte de Tancredo?

O interesse do filme não é fazer acusações, dizer se foi esse ou aquele que matou Tancredo. É uma conjunção de fatos em que ele é o personagem chave. Há mil sutilezas na história e a gente tem que procurar ser honesto com o que está narrando. O filme conta a história como aconteceu, o que vejo como um serviço à população, que, até hoje, ainda cria teorias sobre a morte dele.

De que forma os fatos são narrados?

Em parceria com Nonato Estrela, diretor de fotografia, decidimos filmar não de maneira clássica e nem de fazer uma decupagem ‘convencional’. Encontramos uma maneira mais próxima a um documentário, embora não seja. A câmera tem uma certa fluidez, como se as coisas estivessem acontecendo naquele momento e nos estivéssemos somente registrando. Uma outra curiosidade é que a trilha do David Tygel não vai ter musica, não tem violão, violino, bateria, piano. Ele procurou trabalhar sons da realidade retrada, como as máquinas do hospital.

Cena do filme O Paciente

 

Pinit Fg En Rect Red 20
e-max.it: your social media marketing partner

Notícias Relacionadas

“Legally Blond”

Dez/13 ate Dez/30 - Musical “Legally Blond”

Musical premiado - O musical premiado inspirado no filme…
Roda de samba para comemorar o final de ano

Dez/30 - Roda de samba para comemorar o final de ano

No domingo dia 30 de dezembro haverá uma grande roda de…
Sunset Samba at The Diplomat Landing

Dez/30 - Sunset Samba at The Diplomat Landing

Sunset Samba at The Diplomat Landing - Domingo, dia 30, das…
O show “Jazil Brazz”

Dez/30 - O show “Jazil Brazz”

“Jazil Brazz” - O show “Jazil Brazz” traz para os palcos do…
Réveillon 2019 no Fontainebleau Miami Beach com J Balvin & Alesso Ring 

31/dez - Réveillon 2019 no Fontainebleau Miami Beach com J Balvin & Alesso Ring 

Os Dj’s J Balvin e Alesso transformarão a icônica paisagem…

Videos

CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR O VÍDEO

 

Karmel Bortoleti

Making of do ensaio fotográfico de Karmel Bortoleti para a editoria fashion da edição de abril de 2017 da Acontece Magazine


Ensaio fotográfico do ator Caio Castro em Miami para a Acontece Magazine de agosto de 2017

Ensaio fotográfico do ator Caio Castro em Miami para a Acontece Magazine de agosto de 2017


Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami

Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico com as modelos Cate Chant e Flavianny Nassimbeni para a editoria Fashion da edição de maio de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Making Of Abril 2016

Ensaio fotográfico com Karmel Bortoleti para a editoria Fashion da edição de abril de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016

Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de fevereiro de 2016 da Acontece Magazine


Making Of Janeiro 2016

Making of do ensaio fotográfico para a capa e a editoria fashion da edição de janeiro de 2016 da Acontece Magazine com a participação da modelo Andrea Méndes Arroio


Making Of Dezembro

Acontece Magazine Making of de Dezembro 2015




DMC Firewall is a Joomla Security extension!