btn facebook  btn youtube  btn twitter  btn google plus  acontece instagram

 

Acontece Magazine
btn facebook   btn youtube   btn twitter  btn google plus  acontece instagram
acontece logo darkred

Marília Guimarães: "A sergipana que se tornou influencer da Apple para os brasileiros"

Marília Guimarães ensina milhares de seguidores a entenderem  os segredos dos produtos da Apple
Marília Guimarães ensina milhares de seguidores a entenderem os segredos dos produtos da Apple

Por Connie Rocha

Quantas vezes você já teve dúvidas sobre como acessar funções do seu iPhone ou de outro produto da Apple? Quantas vezes você descobriu uma nova função no seu aparelho e se perguntou: “como eu não pensei nisso antes?”. Pois as respostas para milhares dessas questões estão na “ponta da língua” da sergipana Marília Guimarães. Curiosa e apaixonada por tecnologia, essa menina carismática e com encantador sotaque nordestino transformou o hábito de ajudar as pessoas a entenderem os produtos da Apple em um site (EntendendoiPhone), que já acumula milhares de seguidores e cerca de um milhão de visualizações mensais em todas as suas plataformas digitais. A seguir, confira a entrevista exclusiva com Marília Guimarães.


Marília, conte-nos como surgiu a ideia do site EntendendoiPhone.
Marília Guimarães: Em 2013, quando ainda cursava sistemas de informação, convidei dois amigos para criarmos um startup para desenvolvimento de aplicativos e, então, surgiu a Popcode. Por sempre utilizar os produtos da Apple, várias pessoas me pediam dicas porque achavam interessante a maneira como eu fazia e resolvia diversas situações no meu iPhone e iPad. Na empresa, surgiu uma demanda de treinamento interno e sempre os amigos dos meus pais me faziam milhares de perguntas e pediam para resolver isso ou aquilo. Então assim surgiram as primeiras turmas, nas quais comecei a ensinar as pessoas a utilizarem o iPhone e o iPad no dia a dia de cada uma delas. Com as aulas, nasceu uma nova paixão, ensinar! Foi aí que eu percebi que tudo isso que eu fazia presencialmente poderia ser feito online, para poder ajudar também milhares de outras pessoas. Foi aí que, em 24 de setembro de 2014, ainda em Aracaju, eu resolvi criar o EntendendoiPhone.

O seu blog chama-se EntendendoiPhone, mas hoje você fala sobre vários outros assuntos. Como isso aconteceu?
Praticamente, 95% do que falo nas redes sociais incluem dicas de funcionalidades e aplicativos para iPhone e iPad, porém, um dia após gravar uma dica, o pessoal notou que eu estava com o iPhone de cor diferente e começaram a surgir perguntas de “o que era aquilo?”. Era uma capinha? Um adesivo? Então, gravei a dica ensinando a personalizar o iPhone. Devido à aceitação muito boa desse tipo de dica, gravei outras sobre o Apple CarPlay, Trakdot, Bluesmart e o drone DJi Spark, ou seja, tudo sobre os acessórios que podem ser conectados ao iPhone ou iPad e que tenham uma boa utilidade no dia a dia das pessoas.

Você tinha ideia que se transformaria em uma influencer e que faria disso uma profissão?
Jamais! Tenho que confessar que nunca passou pela minha cabeça que essa seria a minha profissão.
Apesar de muitas críticas de pessoas próximas, eu decidi seguir em frente e hoje sou super feliz e apaixonada pelo que já fiz e pelo que faço. Comecei a viver a possibilidade de conciliar duas das coisas que eu mais gosto! Apple e viagens!

Como você aprendeu tantos segredos do mundo da tecnologia? Sempre gostou dessa área?
Sempre fui louca por tecnologia e tenho muito interesse em tudo que envolva essa área. Já fiz cursos de desenvolvimento de aplicativos, de cabeamento, redes e coletividades, fotografia etc. Desde os meus 15 anos eu utilizo os produtos da Apple e, além desse uso, nasceu uma paixão pela marca. Então, vamos dizer que por toda essa paixão e no dia a dia colocando em prática, eu aprendo e termino descobrindo muitos “segredos”.

A Apple já percebeu que você tornou-se uma influenciadora importante para a marca, entre os brasileiros?
Na verdade, eu ainda não sei oficialmente se a Apple me considera uma influenciadora. Rsrsrs... Mas quem sabe, logo em breve, terei uma outra entrevista com você e poderei responder a essa pergunta com 100% de certeza.

Você faz cursos na Apple, participa dos lançamentos dos novos produtos da marca?
Já fiz alguns cursos através de empresas autorizadas e tirei quatro certificações internacionais da Apple.
Sempre que posso, participo de tudo que envolva a Apple, desde eventos até as inaugurações de novas lojas.
Este ano, em julho, fui para a World Wide Developer Conference (WWDC), um evento anual da Apple, onde a nova versão do iOS, que é o sistema operacional do iPhone e iPad, é apresentada. Em março, fui à inauguração da Apple Store no Brickel City Center em Miami. Em setembro, fui à inauguração da Apple Store em Chicago e pretendo ir muito mais.

O seu marido, Eduardo, te ajuda nesse trabalho? Qual a participação dele no EntendendoiPhone?
Sim! Du hoje tem papel fundamental nisso, para me deixar livre para focar nos conteúdos das dicas que disponibilizo nas redes sociais e no site, assim como para gravar as aulas para a turma fechada do site. Du é responsável por toda a parte financeira e burocrática do EntendendoiPhone.

Quais as plataformas digitais do EntendendoiPhone atualmente?
Tem o site, a página no Facebook, o canal no YouTube e um perfil no Instagram. A nossa grande força, hoje, está na página do Facebook, onde temos mais de 405 mil seguidores. No YouTube temos mais de 40 mil e no Instagram mais de 38 mil. Aproximadamente 100 mil acessos no site todo mês. Somando todas as plataformas, temos cerca de um milhão de visualizações por mês.

Quais as maiores dúvidas dos brasileiros?
iCloud, iCloud e iCloud. Hoje em dia é muito difícil você ter algo salvo “fisicamente” no aparelho. Tudo está salvo em um serviço de “nuvem”, a exemplo do iCloud. Ninguém quer perder a agenda de contatos, as fotos e vídeos ou outras informações importantes que estejam salvas no iPhone. Se tudo isso não estiver salvo corretamente no iCloud, você pode correr esse risco.

Como você consegue administrar o atendimento aos seguidores e as gravações e estar sempre atualizada?
Hoje, contando comigo e com o Du, o EntendendoiPhone é composto por uma equipe de oito pessoas, todas com as suas atribuições muito bem definidas. São tão apaixonadas pela Apple quanto eu, com uma vontade incessante em prestar o melhor serviço e atendimento para as pessoas, não medindo esforços para que o EntendendoiPhone cresça cada vez mais.

Hoje em dia você ganha muitos “mimos” da Apple?
Todos os mimos que já ganhei da Apple foram dados nas inaugurações que fui das lojas e guardo com muito carinho.

Onde está localizada a maioria dos seus seguidores? Brasil ou EUA?
90% dos seguidores estão localizados no Brasil. Depois vêm EUA e Portugal, disputando o segundo lugar.

O que você gosta mais da vida na Flórida? Acha que viver aqui ajuda no seu trabalho?
A tranquilidade e a possibilidade de estar perto de todas as novidades e lançamentos da Apple, em primeira mão, é sensacional e super importante para o meu trabalho. Assim que sai um aparelho novo, eu já trato de ter o meu para poder testar e dar um retorno para todos que acompanham o EntendendoiPhone. Isso ajuda e muito, já que, infelizmente, o Brasil nunca está entre os primeiros países a receberem os lançamentos.

Como você se sente sabendo que está se tornando uma espécie de “embaixadora da Apple” para os brasileiros?
É uma sensação indescritível! Eu só tenho a agradecer a todas as pessoas que acompanham e confiam no EntendendoiPhone nas redes sociais. Ter o feedback delas, dizendo que depois que começaram a acompanhar o EntendendoiPhone estão tirando mais proveito dos aparelhos é simplesmente sensacional! Aparecem até pessoas que vieram de outro sistema operacional dizendo que essa mudança se deu por causa do EntendendoiPhone. Isso é demais!!

Você consegue “se desligar” da tecnologia em algum momento do seu dia?
Não. Na verdade, nunca tentei. Fazer isso hoje em dia é complicado. Até pra dormir fico com meu Apple Watch para monitorar o sono e sempre brinco com meus pais que adoram viajar de cruzeiro: se não tiver internet, não vou.

Além de entender do que faz, você tem muito carisma e nunca criou um “personagem”. Acha que isso é o segredo do seu sucesso?
Nunca imaginei que eu fosse ensinar algo um dia e, com o passar dos vídeos, as pessoas começaram a dar feedbacks bem legais. Uns falavam do sotaque gostoso do Nordeste, outros da didática ao explicar e já outros do carisma. Foram pontos que só descobri com o passar do tempo. Acredito que o sucesso vem da forma sempre fácil e divertida com que procuro explicar para as pessoas como elas podem utilizar o iPhone e o iPad no dia a dia, mostrando que todas são capazes de aprender, independentemente da idade.

 

e-max.it: your social media marketing partner

Notícias Relacionadas

Rock of Ages

de 14/JUN a 01/JUL: Rock of Ages

14 de junho a 1 de julho no Amaturo Theater Em 1987, na rua…
Redland Summer Fruit Festival

Jun/23 e Jun/24 - Redland Summer Fruit Festival

Verão na Flórida é sinônimo de frutas tropicais. E nada…
II Brazilian Folks Festival

Jun/23 e Jun/24 - II Brazilian Folks Festival

Um festival brasileiro organizado pela Minority Help e a…
Brazilian Folks Festival

Junho/23 e 24 - Brazilian Folks Festival

O 2º Brazilian Folks Festival organizado pela Minority Help…
Festa Caipira/Julina em Delray Beach, FL

Jul/28 - Festa Caipira/Julina em Delray Beach, FL

O que: Festa Caipira/Julina em Delray Beach, FLQuando: Dia…

Videos

CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR O VÍDEO

 

Karmel Bortoleti

Making of do ensaio fotográfico de Karmel Bortoleti para a editoria fashion da edição de abril de 2017 da Acontece Magazine


Ensaio fotográfico do ator Caio Castro em Miami para a Acontece Magazine de agosto de 2017

Ensaio fotográfico do ator Caio Castro em Miami para a Acontece Magazine de agosto de 2017


Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami

Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico com as modelos Cate Chant e Flavianny Nassimbeni para a editoria Fashion da edição de maio de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Making Of Abril 2016

Ensaio fotográfico com Karmel Bortoleti para a editoria Fashion da edição de abril de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016

Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de fevereiro de 2016 da Acontece Magazine


Making Of Janeiro 2016

Making of do ensaio fotográfico para a capa e a editoria fashion da edição de janeiro de 2016 da Acontece Magazine com a participação da modelo Andrea Méndes Arroio


Making Of Dezembro

Acontece Magazine Making of de Dezembro 2015




DMC Firewall is a Joomla Security extension!