btn facebook  btn youtube  btn twitter  btn google plus  acontece instagram  acontece issuu

 

Acontece Magazine
btn facebook   btn youtube   btn twitter  btn google plus  acontece instagram  acontece issuu
acontece logo darkred

Jeito brasileiro de morar em plena Miami

Myrna Porcaro
Myrna Porcaro

Miami já é considerada a segunda casa para muitos brasileiros que estão cada vez mais investindo em imóveis para viver ou passar férias na cidade. E Miami atrai não só pela beleza de suas praias e arquitetura ou por lazer e segurança. Atrai também pela crescente oferta de apartamentos que são a cara do brasileiro.
Pensando nisso, a arquiteta mineira Myrna Porcaro, 52, criou um espaço na edição 2015 da Casa Cor São Paulo todo inspirado na cidade e intitulado “Viver Brasileiro em Miami”. A proposta da arquiteta foi unir o lifestyle de Miami à brasilidade. Conheça um pouco do trabalho de Myrna nesta entrevista concedida à Acontece Magazine.

Por que escolheu ser arquiteta?
Desde os 10 anos de idade decidi que queria ser arquiteta, e também aprendi sozinha que precisávamos ter uma coisa fundamental para alcançar nosso objetivo: o foco! Então tracei minha linha de trajetória e objetivos e comecei a persegui-los. Abri meu próprio escritório em Belo Horizonte em 1985, um ano antes de me formar na UFMG. Depois, completei minha formação em Paris, de 1986 a 1988, onde me especializei em interiores, arquitetura de equipamentos culturais e cenografia. Daí, de volta ao Brasil, retornei o escritório em 1989 e de lá para cá nunca mais deixei de me dedicar intensamente ao meu processo profissional e a trabalhar, crescer, pesquisar, me reinventar, inovar, me superar!

Você está sempre no eixo Brasil-Miami. O que te atrai em Miami?
Há 3 anos, inaugurei uma filial do meu escritório em Miami e me apaixonei pela cidade! Metrópole com pinta de balneário. Um lugar para uma corridinha na praia ou um banho de mar, para aliviar o stress. Além de ter voos diretos para nossas capitais no Brasil. Acho que o que mais me atrai em Miami é seu impecável planejamento urbano. É uma cidade relativamente jovem, que de 10 anos para cá vem recebendo projetos, administração e investimentos que a tornarão a melhor cidade para viver nos próximos anos. Tenho certeza disso.

Como surgiu a ideia de criar um ambiente inspirado no brasileiro que vive em Miami para a Casa Cor São Paulo de 2015?
Estou trabalhando há anos no fluxo Miami-Brasil e vi nesse eixo um excelente tema para propor um ambiente no evento. Observo que a maioria dos brasileiros que tem casa em Miami conservam suas casas no Brasil também, e assim posso atendê-los nos dois países.

O que você acha do trabalho de arquitetura e decoração dos profissionais americanos?
As mostras de decoração, principalmente a Casa Cor, nos últimos 20 anos, foram responsáveis por um incrível amadurecimento da qualidade do serviço prestado por arquitetos e interior designers no Brasil e pela evolução do conceito da personalização dos projetos. Sou adepta dessa corrente pois acredito que se as pessoas são diferentes e tem necessidade diferentes, suas casas, empresas e negócios também devem ser específicos e criados para elas. Sou amante do design e viciada em criar. Minha formação foi baseada no exercício da criação, da exclusividade. Sendo assim, acredito que apesar desse formato não ser muito comercial é o que mais favorece aos nosso projetos. Observo que não só nos Estados Unidos mas em outros países, os designers têm desenvolvido projetos menos personalizados que nós brasileiros, no geral.

Quais os elementos principais para quem quer ter uma casa decorada ao estilo de Miami?
Eu acredito que o importante não é a residência estar em Miami, mas ela ser linda, agradável e adequada aos clientes. Não acredito em modelos que sejam característicos de Miami, Tóquio ou Brasília, mas acredito em elementos importantes do nosso dia a dia, presentes numa poeirinha cósmica abarrotada de informações que sugerem as tendências atuais. Esses elementos devem estar presentes em qualquer casa a ser projetada e decorada hoje em dia. São eles: tecnologia, sustentabilidade, conceito da casa-ninho, a integração dos ambientes, o uso das cores sem preconceitos etc.

Quais os seus lugares favoritos em Miami?
South Beach, Lincoln Road, Design District, Brickell Financial Center, com suas avenidas, prédios, hotéis e restaurantes e meu apartamento, em Edge Water.

Como surgiu o convite para a artista plástica Carmem Gusmão participar do projeto da Casa Cor? Você já conhecia o trabalho dela?
Somos muito amigas, sempre admirei seu lindíssimo trabalho. É uma artista de incrível talento e sua energia é incomparável. Suas obras estão presentes em nossos projetos, inclusive na minha casa.

Você convidou outros profissionais brasileiros de Miami para o projeto da Casa Cor? Quem são eles?
A curadoria de todas as obras do espaço é da marchand e expert em arte Bianca Cutait, que também mora em Miami. E os outros artistas são Carmem Gusmão, Hamilton Aguiar e Rubem Robierb.

Para celebrar 30 anos de carreira, Myrna Porcaro lançará sua coletânea de projetos da última década, editada pela editora Decorbooks, comemorando seu jubileu de prata. O livro com 320 páginas reúne trabalhos da arquiteta no Brasil e em Miami.

Fotos: Silvana Mandelli

 

Pinit Fg En Rect Red 20
e-max.it: your social media marketing partner

Notícias Relacionadas

must
The Lion King Musical

Mai/08 a Mai/26 - The Lion King Musical

Assistido por mais de 90 milhões de pessoas, o clássico…
Estrela do pop, Ariana Grande faz show em Miami

Mai/31 e Jun/01 - Ariana Grande, a nova Rainha do Pop, se apresenta em Miami

Por Marcelo Rio Por um bom tempo, Madonna ostentou a coroa…
Musical Anastasia

Abr/23 a Mai/05 - Musical Anastasia

O musical que mistura romance e aventura, Anastasia, será…
Becoming: An Intimate conversation with Michelle Obama

Mai/10 - Becoming: An Intimate conversation with Michelle Obama

A ex-primeira dama dos EUA, Michelle Obama, estará em turnê…
Chayanne no AAArena

Mai/11 - Chayanne no AAArena

Uma das mais influentes artistas pop dos últimos tempos e…

Videos

CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR O VÍDEO

 

Karmel Bortoleti

Making of do ensaio fotográfico de Karmel Bortoleti para a editoria fashion da edição de abril de 2017 da Acontece Magazine


Ensaio fotográfico do ator Caio Castro em Miami para a Acontece Magazine de agosto de 2017

Ensaio fotográfico do ator Caio Castro em Miami para a Acontece Magazine de agosto de 2017


Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami

Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico com as modelos Cate Chant e Flavianny Nassimbeni para a editoria Fashion da edição de maio de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Making Of Abril 2016

Ensaio fotográfico com Karmel Bortoleti para a editoria Fashion da edição de abril de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016

Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de fevereiro de 2016 da Acontece Magazine


Making Of Janeiro 2016

Making of do ensaio fotográfico para a capa e a editoria fashion da edição de janeiro de 2016 da Acontece Magazine com a participação da modelo Andrea Méndes Arroio


Making Of Dezembro

Acontece Magazine Making of de Dezembro 2015




DMC Firewall is a Joomla Security extension!