btn facebook  btn youtube  btn twitter  btn google plus  acontece instagram  acontece issuu

 

Acontece Magazine
btn facebook   btn youtube   btn twitter  btn google plus  acontece instagram  acontece issuu
acontece logo darkred

Fundador do Piola conta sua história de sucesso

Stefano Carniato em frente ao Piola de Hallandale
Stefano Carniato em frente ao Piola de Hallandale

O italiano Stefano Carniato é um apaixonado pela gastronomia e pelo Brasil, e essa paixão tem nome e lugar: Piola. O fundador de um dos restaurantes/pizzarias mais famosos de Miami viveu no Brasil e chegou aos Estados Unidos em 1999, trazendo o Piola para a cidade. Hoje, além do Piola, Stefano, junto ao irmão Dante Carniato, é dono de uma rede de restaurantes espalhados pelo mundo, em países como Canadá, Brasil, México, Argentina, Chile, Honduras e Turquia (além, é claro, dos EUA). Caniato é dono e criador também do famoso Boteco de Miami, frequentado por brasileiros. O empresário conta nessa entrevista a Acontece Magazine um pouco da história de sucesso de seus restaurantes.

 

Stefano, conte um pouco da história do primeiro Piola em Miami e quantos restaurantes vocês têm hoje na Flórida.
Eu me mudei do Brasil para Miami no ano de 1999 e após perceber a grandiosidade da comunidade brasileira na Flórida e, ao mesmo tempo, a carência de um bom restaurante italiano com o “gostinho brasileiro”, decidi trazer o Piola para Miami. Naquele momento, o Piola já era um grande sucesso no Brasil e era frequentado por um público jovem e alternativo, celebridades e formadores de opinião. Hoje, nós temos quatro restaurantes Piola funcionando no Sul da Flórida e três em fase de construção.

 

O Piola é um mix do sabor de vários países, mas qual a verdadeira “nacionalidade” da casa?
Isso tudo é muito engraçado porque até hoje a maioria das pessoas não sabe! Até mesmo eu, as pessoas não sabem se sou italiano, se sou brasileiro... e eu adoro isso porque eu não quero que o Piola tenha um “selo”, quero mesmo que ela seja assim, internacional!

 

Qual o diferencial do Piola Miami para o Piola em outros países?
Realmente há poucas diferenças. Talvez o Piola da Argentina seja diferente na massa. No Brasil, fazemos “dois sabores”, e isso já não fazemos aqui nos Estados Unidos. Na Itália não cortamos a pizza... mas o cliente geralmente não consegue perceber essas pequenas diferenças. Na verdade, o cliente se encanta com o nosso menu multicultural, e isso para nós é o melhor.

 

Como os clientes americanos do Piola apreciam o toque brasileiro nas pizzas? (Caso da célebre “Rio de Janeiro”, com catupiry na receita.)
Eles adoram, e para nós é maravilhoso saber que podemos ensinar o americano a apreciar outras culturas. Adoramos o jeito que eles pronunciam as palavras “catupiry”, “guaraná” e “caipirinha”. Até criamos um manual para os nossos atendentes ensinarem os americanos a pronunciar essas palavras do nosso menu (risos).

 

Qual a chave do sucesso do Piola?
Eu acredito que é o fato de sermos italianos mas também abertos a abraçar diferentes culturas de vários países. Também acho que conta o ambiente dos nossos restaurantes, a decoração e ser um lugar agradável para passar algumas horas com a família, amigos, namorado ou até sozinho. Além de termos um ótimo produto. Estamos sempre tentando oferecer o melhor serviço a preços acessíveis.

 

Agora conte um pouco da história do Boteco Miami.
O Boteco de Miami surgiu em uma conversa com um amigo que me disse: “Quero sair hoje mas não quero ir a um restaurante fino, quero ir a um lugar como um ‘boteco’!”. E depois de ouvir isso por duas ou três vezes, eu e um dos meus funcionários - hoje meu sócio - decidimos fundar o Boteco, que tinha como objetivo não ser nada parecido com um lugar sofisticado, mas ter cara de “boteco brasileiro” mesmo, para todo mundo, inclusive para mim e esse meu amigo (risos). Boteco é geralmente um lugar aconchegante, livre e que você encontra em diversos cantos do Brasil, um lugar para todo mundo. E, coincidentemente, a palavra Piola significa “um lugar para todo mundo”... uma feliz coincidência.

 

Planos para novos Piola e Boteco na Flórida?
Temos planos de abrir mais três restaurantes Piola este ano e talvez mais um Boteco chegando por aí.

 

O que você mais aprecia na gastronomia brasileira?
As milhões de diferentes receitas que você encontra entre o Sul e Norte do Brasil, além da culinária do centro do país. Adoro essa mistura de sabores e a simplicidade. A mais importante para mim é, sem dúvidas, a feijoada, principalmente pela sua história, como eles trouxeram um prato típico da época da escravidão, para as mais requintadas mesas de restaurantes sofisticados de hoje. Tudo isso, além da música, me “arrepia”.

 

Com a sede do Piola na Itália e tantos restaurantes espalhados pelo mundo, onde você fica a maior parte do seu tempo?
Eu vivo em Miami e viajo muito, e decidi montar o meu escritório em Wynwood (Miami) porque eu e meu irmão não queríamos ficar só na Itália. Queríamos viajar o mundo e amamos os países da América do Sul também.

 

Qual a sua proximidade com a comunidade brasileira na Flórida?
Acho que sou bem próximo, principalmente lá nos anos 90, quando cheguei e dividi as mesmas experiências com vários imigrantes brasileiros, os problemas, as alegrias e eventos como o Brazilian Film Festival. Estive muito próximo dos brasileiros nessa época. Adoro passar o meu tempo ao lado de brasileiros, tenho até mais afinidade com eles do que com meu próprio povo, os italianos. Talvez por ter vivido seis anos no Brasil, aprendi a amar o país, a cultura, a música e a alma do povo brasileiro.

 

O que é mais importante para se tornar um empresário de sucesso no exterior?
Muito trabalho, horas de dedicação, sacrifício e, claro, muita sorte.

 

O que você mais aprecia na vida em Miami?
Ah, primeiro o Piola e o Boteco! (risos) Gosto muito do clima, principalmente do inverno ameno da Flórida. Adoro Miami, mas também adoro cidades como Nova York, São Paulo, Rio, Buenos Aires, e é claro, “the old lady, Italy!” E como os brasileiros dizem: gosto mesmo é de “paz e amor!”

 

Por Connie Rocha - Fotos: Antonio Martins

 

Pizzaiolo em ação no Piola de Hallandale
Pizzaiolo em ação no Piola de Hallandale

 

 

Pinit Fg En Rect Red 20
e-max.it: your social media marketing partner

Notícias Relacionadas

Priscilla Queen of The Desert - The Musical

Jun/13 a Jun/30 - Priscilla Queen of The Desert - The Musical

O musical Priscilla Queen of The Desert, baseado no…
Musical “Come from Away” no Arsht Center

Jun/18 a 29 - Musical “Come from Away” no Arsht Center

“Come from Away” é um musical que conta a história verídica…
Lançamento do álbum “Baia Bossa Dylan” em Miami

Jun/28 - Lançamento do álbum “Baia Bossa Dylan” em Miami

Completando 25 anos de carreira, 10 álbuns autorais e um…
Carlinhos Maia faz show em Miami e Orlando em julho

Jul/05 e 06 - Carlinhos Maia faz show em Miami e Orlando em julho

O comediante Carlinhos Maia apresenta o seu stand up…
John Leguizamo: Latin History for Morons

Jul/12 a Jul/14 - John Leguizamo: Latin History for Morons

Vencedor do Tony e Emmy Award®, John Leguizamo traz para…

Videos

CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR O VÍDEO

 

Karmel Bortoleti

Making of do ensaio fotográfico de Karmel Bortoleti para a editoria fashion da edição de abril de 2017 da Acontece Magazine


Ensaio fotográfico do ator Caio Castro em Miami para a Acontece Magazine de agosto de 2017

Ensaio fotográfico do ator Caio Castro em Miami para a Acontece Magazine de agosto de 2017


Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami

Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico com as modelos Cate Chant e Flavianny Nassimbeni para a editoria Fashion da edição de maio de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Making Of Abril 2016

Ensaio fotográfico com Karmel Bortoleti para a editoria Fashion da edição de abril de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016

Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de fevereiro de 2016 da Acontece Magazine


Making Of Janeiro 2016

Making of do ensaio fotográfico para a capa e a editoria fashion da edição de janeiro de 2016 da Acontece Magazine com a participação da modelo Andrea Méndes Arroio


Making Of Dezembro

Acontece Magazine Making of de Dezembro 2015




DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd