btn facebook  btn youtube  btn twitter  btn google plus  acontece instagram  acontece issuu

 

Acontece Magazine
btn facebook   btn youtube   btn twitter  btn google plus  acontece instagram  acontece issuu
acontece logo darkred

Entrevista com Vinicius Coimbra

O diretor da novela  ‘Liberdade, Liberdade’  Vinícius Coimbra e a atriz Andreia Horta
O diretor da novela ‘Liberdade, Liberdade’ Vinícius Coimbra e a atriz Andreia Horta

Em entrevista Vinicius Coimbra, diretor geral de “Liberdade, Liberdade”, falou sobre a nova novela das onze da Globo, que estreia em 11 de abril.
Pouco tempo depois de trabalhar como assistente de direção no filme “Central do Brasil” (1998), Vinícius entrou para a Globo, onde trabalhou em minisséries e novelas como ‘Sabor da paixão’ (2002), ‘Celebridade’ (2003), ‘JK’ (2006), ‘O Profeta’ (2006) e ‘Queridos Amigos’ (2008). Ao lado de Dennis Carvalho, assinou a direção-geral das novelas ‘Insensato coração’ (2011), de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, e ‘Lado a Lado’ (2012), de João Ximenes Braga e Cláudia Lage, que ganhou o Emmy Internacional de melhor telenovela de 2013. O diretor também comandou a 21ª temporada da série ‘Malhação’ (2013). Em 2015, ele lançou dois filmes: “A Hora e a Vez de Augusto Matraga”, vencedor do prêmio de melhor filme no Festival do Rio e “A Floresta que se Move”, com Ana Paula Arósio e Gabriel Braga Nunes no elenco. O trabalho mais recente de Vinícius Coimbra foi a minissérie “Ligações Perigosas” (2016).


Quais os principais elementos da direção para criar uma estética realista do Brasil de 1792 e 1808? Como foi esse processo para você?
A falta de ordem e justiça, a ausência de medicina, saneamento, de água encanada faziam das pessoas seres mais rudes, brutos, sofridos. Estamos tentando colocar isso frente à câmera, na maquiagem, no figurino, no cenário e na fotografia. Então, temos sujeira, suor, dentes amarelos, fumaça, poeira... A vida como a gente entende que era naquela época.


Quais os diferenciais do trabalho de iluminação em ‘Liberdade, Liberdade’?
A diferença é sempre o fotógrafo. Acredito que cada profissional tem a sua assinatura, como qualquer artista. Aqui temos Ricardo Gaglianone e Alexandre Reigada. Em termos técnicos, em ‘Liberdade, Liberdade’, as cores são menos vibrantes e há mais contraste na imagem, para realçar a sujeira da época. Usamos também lentes mais abertas, grande angulares, mesmo para os closes.


O elenco da novela viveu um importante processo de preparação. Houve aulas, leituras e workshop, indicação de livros e filmes para estudo a fim de que todos se ambientassem no período histórico. Conte mais sobre o processo de escalação e preparação do elenco como um todo.
O processo de escalação é muito intuitivo – o que é fundamental! Existe algo no olhar do ator que deve se assemelhar com o olhar do personagem que você imagina. A preparação, por sua vez, tem dois lados. Um, técnico, que agrupa aprendizados como culinária, esgrima, equitação... E outro, mais artístico, e aí entram os ensaios, onde concebemos esses personagens, onde os atores devem se apropriar de um DNA alheio.


Como está sendo trabalhar com o autor Mario Teixeira? Vocês trocam muito sobre o processo de criação da novela?
Conhecer o Mário foi uma grata surpresa da vida. Ele é uma pessoa muito culta, embasada e um parceiro extraordinário. Seu texto e seus personagens nos dão imagens maravilhosas. Estabelecemos uma ótima troca, intensa, nos ouvimos bastante e não faltam humor e confiança em nossa relação.

 

Sobre a novela:

A novela Liberdade, Liberdade inspirada no livro ‘Joaquina, Filha do Tira-dentes’ vai mostrar a volta ao Brasil depois de vinte anos, trazendo à tona todo o passado e o nome que carrega escondido: Joaquina (Andreia Horta). A filha de Joaquim José da Silva Xavier (Thiago Lacerda) e Antônia (Letícia Sabatella). A mulher que carrega no sangue a luta pela revolução de um país. A mulher que carrega a coragem para revolucionar a si mesma.
“Essa é a história de uma mulher que vive nesse período conturbado do país, em que o Brasil deixa de ser colônia e passa a ser a capital da Coroa portuguesa. É um período de revolução, do movimento da Inconfidência Mineira e de outros movimentos que desembocaram na Independência do Brasil”, define o autor Mario Teixeira. “O que mais me interessa em contar a história de Joaquina é a emoção que às vezes me assalta lendo o texto. É o Brasil, o amor que temos por essa terra”, pontua Vinícius Coimbra, diretor artístico da novela.
‘Liberdade, Liberdade’ é uma novela de Mario Teixeira baseada em argumento de Marcia Prates, livremente inspirada no livro ‘Joaquina, Filha do Tiradentes’, de Maria José de Queiroz. O texto tem a colaboração de Sérgio Marques e Tarcísio Lara Puiati. A direção artística é de Vinicius Coimbra.

Foto: Felipe Monteiro/Gshow)

 

Pinit Fg En Rect Red 20
e-max.it: your social media marketing partner

Notícias Relacionadas

Resumo das Novelas
Sinopses de ABRIL de 2019 - Jesus

Resumo de 1 a 5 de abril 2ª feira - capítulo 100 Pilatos perde o controlo ao receber uma ordem dada por César para devolver o corbã aos judeus. Pilatos comunica a Caifás que devolverá o corbã desde que as...

The Lion King Musical

Mai/08 a Mai/26 - The Lion King Musical

Assistido por mais de 90 milhões de pessoas, o clássico…
Estrela do pop, Ariana Grande faz show em Miami

Mai/31 e Jun/01 - Ariana Grande, a nova Rainha do Pop, se apresenta em Miami

Por Marcelo Rio Por um bom tempo, Madonna ostentou a coroa…
Feira de carreiras para estudantes brasileiros na Flórida

Abr/20 - Feira de carreiras para estudantes brasileiros na Flórida

Evento organizado pela associação de estudantes brasileiros…
The Rolling Stones: 2019 No Filter Tour

Abr/20 - The Rolling Stones: 2019 No Filter Tour

A banda britânica The Rolling Stones, formada em Londres em…
Caetano Veloso e filhos se apresentam “Orfetório”em Miami

Abr/20 - Caetano Veloso e filhos se apresentam “Orfetório”em Miami

O Que: Caetano Veloso e filhos se apresentam “Orfetório”em…

Videos

CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR O VÍDEO

 

Karmel Bortoleti

Making of do ensaio fotográfico de Karmel Bortoleti para a editoria fashion da edição de abril de 2017 da Acontece Magazine


Ensaio fotográfico do ator Caio Castro em Miami para a Acontece Magazine de agosto de 2017

Ensaio fotográfico do ator Caio Castro em Miami para a Acontece Magazine de agosto de 2017


Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami

Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico com as modelos Cate Chant e Flavianny Nassimbeni para a editoria Fashion da edição de maio de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Making Of Abril 2016

Ensaio fotográfico com Karmel Bortoleti para a editoria Fashion da edição de abril de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016

Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de fevereiro de 2016 da Acontece Magazine


Making Of Janeiro 2016

Making of do ensaio fotográfico para a capa e a editoria fashion da edição de janeiro de 2016 da Acontece Magazine com a participação da modelo Andrea Méndes Arroio


Making Of Dezembro

Acontece Magazine Making of de Dezembro 2015




Our website is protected by DMC Firewall!