btn facebook  btn youtube  btn twitter  btn google plus  acontece instagram  acontece issuu

 

Acontece Magazine
btn facebook   btn youtube   btn twitter  btn google plus  acontece instagram  acontece issuu
acontece logo darkred

Reflexões de quarentena

Reflexões de quarentena
Reflexões de quarentena

Crônica por Nilson Lattari

Ficar dentro de casa é a oportunidade de olhar um pouco para dentro de nós mesmos. Pode ser o momento de pintar a casa, remexer gavetas, olhar a própria casa com olhar crítico, tanto para fazer modificações como curtir as mesmas coisas, examinar o que temos de supérfluo ou não. É claro que para muitos isso não é possível, não sejamos hipócritas. O isolamento, no Brasil, e talvez em uma grande parte do mundo é um privilégio para poucos.

Temos em nossa casa um acúmulo do tempo, como a maré que vai carregando objetos para o fundo do mar ou para locais distantes, e, portanto, olhar gavetas é redescobrir aqueles objetos que nunca pegamos, apesar de saber que eles estão lá.

Revolvi algumas gavetas nessa procura de tarefas, na tentativa de organizá-las melhor. E fui encontrando objetos perdidos, ou revisitando outros, escondidos e perdidos no tempo e no espaço confinado, na escuridão das roupas e dos lençóis. Tempo de encontrar moedas que nunca nos fizeram falta, aquele brinquedo que ficou esquecido, uma carta que algum filho, quando pequeno, nos dedicou, lemos e guardamos lá dentro: uma maré temporal que vai vagando e vagando em um sem-fim.

E chegamos nos retratos. E como os retratos nos fazem viajar no tempo! Estamos rindo, na maioria das vezes, rodeado de amigos, familiares, todos vivendo um tempo de rostos limpos, respirando o ar livre e se abraçando.

Revendo-os, quem sabe estaremos nos preparando para experiências que viveremos no tempo futuro, e quanto nós devemos valorizar os sorrisos, as expressões das pessoas e os abraços. Os sorrisos e abraços que estão envelopados dentro dos retratos que não revelam o sentido da conversa ou o motivo da reunião.

Numa das faxinas, resgatei um retrato 3x4, desses que tiramos para documentos. Lá estava um jovem, vestindo um terno claro, sem sorrir para a câmera. Ainda sombreado por um pedaço de carimbo de algum lugar.

Como um encontro de gerações, fiquei ali conversando com ele, trocando as experiências de vida. Dali a um tempo eu comecei a sentir inveja daquela vida: eu comecei a ter inveja de mim, do jovem que está naquela foto. Sem nem mesmo sorrir, os olhos tinham um brilho especial, a pele era límpida e lisa, o cabelo bem arrumado. A diferença entre nós era que ele sonhava em conseguir coisas, e eu com a realização de muitas delas.

Ele talvez sentisse ânsia em ter o que eu tenho hoje, e eu comecei a pensar que era mais feliz, porque teria muita coisa para construir, fazer e viver. Ele era o antes da festa, eu, a ressaca dela.

Descobri que fui feliz e não sabia o quanto. E também descobri que não deveria parar nunca de sonhar e ter projetos. O que nos envelhece é o vazio que deixamos dentro de nós, como se estivéssemos esvaziando e nos enrugando. O brilho nos olhos é o sentido externo disso. A ânsia por querer uma coisa a mais, lutando contra o tempo, a quem nós não devemos nos entregar sem luta.
Foto: Cristofer Jeschke on Unsplash

 

Pinit Fg En Rect Red 20
e-max.it: your social media marketing partner

Notícias Relacionadas

Literatura
Cabelos brancos e isolamento

Crônica por Nilson Lattari Foto christian ferrer / UnsplashUm fato que tem chamado minha atenção, pesquisando na internet sobre algo relevante, são as fotos de famosas ou influencers permitindo que...

Mostra mulheres do audivisual" exibe online 25 longas e 13 curtas

Jun/12 ate Jul/13 - "Mostra mulheres do audivisual" exibe online 25 longas e 13 curtas"

Inffinito Film Festival apresenta 38 produções nacionais…
BDO Song Festival 2020

Jul/17 - BDO Song Festival 2020

"O primeiro festival de música on-line para brasileiros que…
“Labor Day", o Dia do Trabalho nos Estados Unidos

Set/07 - “Labor Day", o Dia do Trabalho nos Estados Unidos

O “Labor Day”, o Dia do Trabalho nos Estados Unidos,…
Está confirmado o Festival de Pompano deste ano, porém sem a presença de Milton Nascimento

A banda Smash Mouth confirma participação no Festival de Pompano deste ano

Pompano Beach, dia 8 de maio de 2020Em nota o organizador…
Happy Thanksgiving

Novembro - Ação de Graças / Thanksgiving

O Dia de Ação de Graças, conhecido em inglês como…

Videos

CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR O VÍDEO

 

Karmel Bortoleti

Making of do ensaio fotográfico de Karmel Bortoleti para a editoria fashion da edição de abril de 2017 da Acontece Magazine


Ensaio fotográfico do ator Caio Castro em Miami para a Acontece Magazine de agosto de 2017

Ensaio fotográfico do ator Caio Castro em Miami para a Acontece Magazine de agosto de 2017


Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami

Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico com as modelos Cate Chant e Flavianny Nassimbeni para a editoria Fashion da edição de maio de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Making Of Abril 2016

Ensaio fotográfico com Karmel Bortoleti para a editoria Fashion da edição de abril de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016

Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de fevereiro de 2016 da Acontece Magazine


Making Of Janeiro 2016

Making of do ensaio fotográfico para a capa e a editoria fashion da edição de janeiro de 2016 da Acontece Magazine com a participação da modelo Andrea Méndes Arroio


Making Of Dezembro

Acontece Magazine Making of de Dezembro 2015




DMC Firewall is a Joomla Security extension!