btn facebook  btn youtube  btn twitter  btn google plus  acontece instagram  acontece issuu

 

Acontece Magazine
btn facebook   btn youtube   btn twitter  btn google plus  acontece instagram  acontece issuu
acontece logo darkred

E daí?

E daí?
E daí?

Crônica por Nilson Lattari

Falando de Brasil e das notícias vindas de lá. Vivemos há muito tempo postergando nosso futuro. O futuro é uma construção, um sonho de realizações que esperamos que se transforme em realidade. O futuro é gerado nos projetos pessoais, sociais, familiares etc. Negligenciar o presente, e fazemos isso deixando o “E daí?” dominá-lo, é sinal de que o futuro estará, irremediavelmente, comprometido.

Se há um problema dizemos “E daí?”, para a falta de solução, a falta de habilidade para tentar uma vez mais, ou do desinteresse mesmo, deixando que a “natureza” se encarregue da solução.

O “E daí?” também está presente no inocente verso “Deixa a vida me levar”. Sem perceber somos uma sociedade do “E daí?” presente, também, no “Antes ele do que eu”.

Esse “E daí?” está entranhado dentro de nós ao longo da história. Se damos “um jeitinho” também é uma forma de dizer “E daí?” porque burla todo um processo que deveria seguir o trâmite da normalidade. “E daí?” se a anormalidade é naturalizada.

Até que o desprezo pelo sofrimento do outro leva à negligência. Muitos diriam que tocar o tristemente conhecido “meme do caixão”, fazendo piada grosseira sobre a atual situação, não torna os atores em criminosos, afinal eles não praticaram o crime, apenas usaram o meme para fazer um tipo de celebração (E daí, não é mesmo?) porque é apenas uma gozação. Esse humor negro é um “nem tô aí” normal.

O que esses não veem, não entendem (poderiam cantar até a letra da música “E daí e daí?”) é que não têm empatia com o sofrimento do outro. As pessoas morrem, mas, afinal, elas morrem todos os dias, morrem de tudo, e daí?

O choque com a colocação do “E daí?” sempre foi usado por nós. No nosso dia a dia vendo os moradores de rua, os desempregados, a meritocracia, os discursos “liberais” e “conservadores” de que a vida é assim mesmo, nem todo mundo é igual, a História é cruel. Quando a História nada tem a ver com isso; nós fazemos a História, os cruéis somos nós. Mas, e daí? A vida continua.

O “E daí?” chegou lá no alto, justamente no último patamar de onde se deve esperar algum tipo de ajuda. O que o mais desvalido pensará, vendo que o Estado que tem o dever de zelar por eles diz: “E daí?”.

Somos a cultura do “E daí?”, do cada um por si, da concorrência desleal, afinal, a concorrência pela renda é desigual, injusta e desumana. Mas, e daí. E a escolha, a seleção natural, dos sortudos e dos azarados. Quem mandou não fazer isso ou aquilo? Eu fiz por que não fez também?

Alguns dizem que teremos um novo normal, uma nova maneira de viver. Outros dirão “E daí?” eu sobrevivi, bola pra frente.

Foto: Jackson Simmer on Unsplash

 

Pinit Fg En Rect Red 20
e-max.it: your social media marketing partner

Notícias Relacionadas

Literatura
O maior de todos os medos

Crônica por Nilson Lattari O que fazer com nossos medos? Há muitos: medo do futuro, medo das consequências, medo das verdades, das mentiras. Situações que nos põem em alerta, nos fazem temer o que há...

Está confirmado o Festival de Pompano deste ano, porém sem a presença de Milton Nascimento

A banda Smash Mouth confirma participação no Festival de Pompano deste ano

Pompano Beach, dia 8 de maio de 2020Em nota o organizador…
Dia dos Pais nos estados unidos

Dia dos pais nos Estados Unidos, Father's Day, é no terceiro domingo de junho

Diferentemente do Brasil que comemora o dia dos pais no…
Comemoração a Independência dos Estados Unidos

04 de julho: Comemoração a Independência dos Estados Unidos

O feriado americano de 4 de Julho é dia de comemorar a…
Pompano Beach Brazilian Festival

Out/17 e 18 - Pompano Beach Brazilian Festival

A nona edição do Brazilian Fest of Pompano Beach acontecerá…

Videos

CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR O VÍDEO

 

Karmel Bortoleti

Making of do ensaio fotográfico de Karmel Bortoleti para a editoria fashion da edição de abril de 2017 da Acontece Magazine


Ensaio fotográfico do ator Caio Castro em Miami para a Acontece Magazine de agosto de 2017

Ensaio fotográfico do ator Caio Castro em Miami para a Acontece Magazine de agosto de 2017


Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami

Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico com as modelos Cate Chant e Flavianny Nassimbeni para a editoria Fashion da edição de maio de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Making Of Abril 2016

Ensaio fotográfico com Karmel Bortoleti para a editoria Fashion da edição de abril de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016

Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de fevereiro de 2016 da Acontece Magazine


Making Of Janeiro 2016

Making of do ensaio fotográfico para a capa e a editoria fashion da edição de janeiro de 2016 da Acontece Magazine com a participação da modelo Andrea Méndes Arroio


Making Of Dezembro

Acontece Magazine Making of de Dezembro 2015




DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd