btn facebook  btn youtube  btn twitter  btn google plus  acontece instagram

 

Acontece Magazine
btn facebook   btn youtube   btn twitter  btn google plus  acontece instagram
acontece logo darkred

“A arte me ajudou a conquistar a liberdade”

Roberto Ricieri
Roberto Ricieri

Conheça a seguir a história de Roberto Ricieri. Um ex-empresário brasileiro, nascido em São Paulo e pai de dois filhos e que, como muitos dos imigrantes, decidiu viver o sonho americano nos EUA.
Em 1996, Roberto Ricieri chegou do Brasil e escolheu a Flórida, por já ter uma empresa de exportação de produtos (a Belmont Trading Corporation) e por considerar Miami um ponto fácil de conexão com o Brasil. Mas, em 2011, a vida de Ricieri tomou um rumo diferente. O empresário foi preso nos Estados Unidos por evasão de impostos e outros crimes relacionados. A prisão aconteceu em Miami, mas Ricieri foi transferido para o Estado da Virgínia e depois para uma prisão federal na Geórgia. “Quando aconteceu a prisão, não tive contato com ninguém da minha família. Só falei com meu pai e estavam todos muito assustados, principalmente eu que não conseguia acreditar no que tinha acontecido comigo”, contou. O crime de evasão de impostos foi calculado em cerca de US$ 19 milhões de impostos ao governo e Ricieri teve todos os seus bens apreendidos. Na época, ele se divorciou da esposa (que voltou para o Brasil com os dois filhos) e passou 3 anos e 8 meses preso (após redução de pena por bom comportamento). Foi nesse período de reclusão que Ricieri encontrou um motivo para continuar vivo: a arte.
“No início, fiquei completamente perdido com um corpo sem poder utilizá-lo, sem poder ir e vir, sem poder trabalhar e apenas pensando no que tinha acontecido na minha vida. Depois, fui aprendendo a viver dentro do sistema e comecei a pintar quadros praticamente o dia todo, desde às 8 da manhã até às 9 da noite. Só parava para comer”, relembra. A arte trouxe para Ricieri uma nova perspectiva de vida. Dentro da prisão, ele descobriu um ateliê que dava aulas de desenho e pintura para os detentos. Após 3 meses de curso, ele já dava aulas de pintura para os outros detentos. “Fiz o curso de tutor e por ter diploma de Bacharel em Direito, foi mais fácil ser aprovado para dar aulas”, disse o hoje artista plástico.
Quando conseguiu a liberdade, Ricieri trouxe para o lado de fora todo o trabalho que realizou dentro da prisão. O primeiro passo foi organizar suas obras, emoldurá-las e classificá-las em coleções que foram registradas em um livro. “Mesmo preso, eu encontrava a liberdade na pintura. Nada me fazia sentir tão livre, quanto poder criar os meus quadros.”
O trabalho de Ricieri reflete toda essa experiência pela qual passou, e a mudança que trouxe para sua vida. “Minhas obras sempre irão refletir o momento de reclusão, pois a reclusão é um trauma e isso nunca se apagará da minha memória. Hoje os meus valores são outros, a perspectiva do mundo é outra e descobri que o que importa é viver hoje e não amanhã, pois o amanhã pode não existir”, contou.
Roberto Ricieri tem hoje 2 mil obras concluídas, que incluem desenho, acrílico sobre tela, óleo sobre tela, esculturas e livros, entre eles o já publicado “Art Born from Captivity”
Para o futuro, ele quer usar da sua história como um exemplo de determinação e superação através da arte. “Daqui para a frente espero poder continuar pintando e mostrando ao mundo o meu trabalho, como ele nasceu e como a arte me ajudou a conquistar a liberdade.”

Roberto Ricieri com uma de suas telas
Roberto Ricieri com uma de suas telas

 

e-max.it: your social media marketing partner

Notícias Relacionadas

Miami City Ballet

Set/28 até Out/22: Miami City Ballet apresenta o espetáculo “Jewels"

É temporada de dança em Miami, com Miami City Ballet…
“Sexto Festival Brasileiro de Pompano Beach”

Out/21 e 22: Pompano Beach Brazilian Festival 2017

Um fim de semana cheio de atrações brasileiras no Pompano…
The Weeknd

Out/24: Show com The Weeknd

Um show do cantor The Weeknd, com a turnê “Starry: Legend…
O ator, modelo e DJ Jesus Luz,  fará  turnê pelos Estados Unidos

Nov/24: O ator, modelo e DJ Jesus Luz, fará turnê pelos Estados Unidos

A carreira de DJ de Jesus Luz anda a todo vapor, com uma…
Jantar de Gala da Global Assistance Foundation

Out/27: Jantar de Gala da Global Assistance Foundation

No dia 27 de outubro a Global Assistance Foundation estará…

Videos

CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR O VÍDEO

 

Karmel Bortoleti

Making of do ensaio fotográfico de Karmel Bortoleti para a editoria fashion da edição de abril de 2017 da Acontece Magazine


Ensaio fotográfico do ator Caio Castro em Miami para a Acontece Magazine de agosto de 2017

Ensaio fotográfico do ator Caio Castro em Miami para a Acontece Magazine de agosto de 2017


Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami

Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico com as modelos Cate Chant e Flavianny Nassimbeni para a editoria Fashion da edição de maio de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Making Of Abril 2016

Ensaio fotográfico com Karmel Bortoleti para a editoria Fashion da edição de abril de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016

Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de fevereiro de 2016 da Acontece Magazine


Making Of Janeiro 2016

Making of do ensaio fotográfico para a capa e a editoria fashion da edição de janeiro de 2016 da Acontece Magazine com a participação da modelo Andrea Méndes Arroio


Making Of Dezembro

Acontece Magazine Making of de Dezembro 2015




Our website is protected by DMC Firewall!