btn facebook  btn youtube  btn twitter  btn google plus  acontece instagram

 

banner_acontece_top
Acontece Magazine
btn facebook   btn youtube   btn twitter  btn google plus  acontece instagram
acontece logo darkred
banner_acontece_top

“Moda é a minha praia!”

Jo Paes fala sobre moda
Jo Paes fala sobre moda

A carioca de coração Jô Paes nasceu na cidade de Fortaleza, no Ceará, mas foi viver no Rio de Janeiro aos 4 anos de idade. No Rio, Jô se formou em administração de empresas, mas a paixão pela moda falou mais alto e ela decidiu estudar design na Faculdade Cândido Mendes, mesmo tendo que conciliar o trabalho no mercado financeiro com os estudos em moda. Um esforço que trouxe bons resultados e a fez uma grande profissional da moda. Vivendo em Miami há mais de dez anos, Jô Paes é uma competente consultora de estilo, stylist e colunista de moda na Flórida. Conheça mais sobre ela nesta entrevista para a Acontece Magazine.
Jô, como e quando você descobriu que nasceu para trabalhar com moda?
Apesar de ter trabalhado anos no mercado financeiro, pois minha primeira formação é administração de empresas, eu sempre tive o sonho de trabalhar com moda.
Queria me profissionalizar e me formei em design de moda na Cândido Mendes, no Rio de Janeiro. Ainda me lembro como era difícil conciliar o trabalho estressante no banco com a faculdade de moda e quando me formei decidi adiar este projeto por um tempo, pois como acontece com a maioria das pessoas, deixei que as responsabilidades financeiras me afastassem dos meus sonhos. Mas nestas voltas que o destino nos prega, meu marido, que também trabalha no mercado financeiro, foi transferido para Nova York. Deixei minha carreira e para lá nos mudamos com nossa filha. Diante das adaptações que mudanças deste tipo ocasionam, me perguntei: “O que essa cidade pode me oferecer?” e logo reacendeu em mim aquele sonho e paixão em trabalhar com moda. Fui estudar consultoria de imagem no Fashion Institute of Technology e comecei a fazer trabalhos como consultora. Conforme eu ia recebendo feedbacks positivos a respeito do meu trabalho, pensei, feliz comigo mesma: “essa é minha praia!” Desde então não parei mais!
Quais os benefícios que uma pessoa pode ter ao contratar uma consultora de imagem?
Procuro não dar o peixe pronto, mas ensinar a pessoa a pescar. Ou seja: deixo minhas clientes aptas a montar um look e tomar decisões por conta própria, pois não vou estar presente no dia a dia delas. A consultoria consiste em 5 etapas: a primeira inclui responder a um questionário para que eu possa trabalhar em cima das necessidades e características da cliente. Em seguida, vem a organização do closet. Você precisa de um closet organizado e clean. Pois quando temos tudo à nossa vista, nos damos conta de que não precisamos comprar tanto.
Uma vez organizei o closet de uma cliente que tinha 10 pares de scarpins nude! Como ela tinha tudo espalhado na sapateira, armário do marido e até mesmo embaixo da cama, talvez não tivesse se dado conta de que não precisava de dez sapatos no mesmo tom. Brinco que esta é a hora do desapego. É uma choradeira: “por favor deixa eu ficar com isso, tem um valor sentimental, comprei pouco antes de engravidar, talvez volte à moda!” Detalhe: a filha da cliente já está com 14 anos. Talvez volte à moda sim, mas a moda sempre volta repaginada! A terceira etapa envolve comprar peças coringas para compor o guarda roupa já existente. Mas a intenção é sempre gastar o mínimo possível, pois nesta etapa também entra a ida à costureira, para que possamos aproveitar o máximo possível. Após isso, nós montamos os looks. Esta é a hora de prestar atenção nas dicas. O que é mais apropriado para cada ocasião (dress code), o que valoriza o seu biotipo, como camuflar aquilo que não favorece, cartela de cores, mix de estampas etc. Na quinta e última etapa, fazemos fotos dos looks para que a cliente possa ter um portfólio para se orientar.
Por onde começar uma carreira em consultoria de imagem?
O primeiro passo é procurar uma formação na área e depois fazer cursos de reciclagem, pois com o desenvolvimento da tecnologia, o mercado está mudando em uma velocidade voraz.
Qual a diferença entre consultoria de imagem e personal stylist?
Carol Davidson, que foi minha professora no FIT, tem uma ótima definição: “o consultor de imagem se preocupa com o pé; e o personal stylist, com o sapato”. A consultora de imagem trabalha de maneira diferenciada com cada cliente, se baseando na personalidade e estilo de vida. O personal stylist está mais relacionado ao que está na moda, nas tendências. Algo como criar um “personagem” para um evento ou mesmo momento em suas vidas.
Há diferentes valores na hora de contratar um serviço de consultoria?
Sim. O preço é definido pelo tipo de trabalho que a cliente deseja. Tem clientes que optam por apenas duas ou três etapas do processo, outras me contratam apenas para a produção de um evento. Mas costumamos fechar o preço por hora, assim o trabalho fica mais focado e objetivo.
Qual o perfil do seu cliente?
A mulher da atualidade, ocupada e polivalente. A mãe, esposa, profissional que se cuida e quer estar bonita, mas precisa otimizar o seu tempo.
Existe uma regra básica para estar na moda?
Acredito que conforto e se sentir confiante em relação às escolhas dos looks é essencial. Por isso, se conhecer bem, saber seus pontos fortes e onde focar a atenção são itens importantes. Assim você se torna uma mulher interessante, que segura qualquer look!
Cite alguns erros comuns de quem está “fora de moda”.
Eu realmente acho que com relação à moda, tudo é permitido. Quem nunca se viu na situação de dizer “eu não usaria isso nunca?”, mas aí a moda volta e pagamos com a língua? Outro dia me mostraram um sujeito com um look bem esquisito, olhei e pensei: “eu gostei! Pelo menos ele tem estilo” e com certeza ele devia ter muita personalidade. Afinal, as escolhas de moda que fazemos nada mais são do que formas de expressarmos quem somos. Como dizia Iris Apfel: “more is more and less is a bore”. Mas, pensando bem, tem sim duas coisas que acho que não caem bem de jeito nenhum: perfume forte, principalmente se for doce, e marquinha de alça de biquíni.
Como encontrar o equilíbrio entre o que é correto (ou o que fica bem) e o gosto do cliente?
Respeito muito o gosto do cliente e tenho que me adequar ao seu estilo de vida e de se vestir.
Uma vez contratei uma design de interiores que não me deixava escolher nada. Um absurdo! Ela parecia não lembrar que a cliente é quem iria morar e usufruir da casa. Então, sempre mantenho isso em mente. Em alguns casos tenho que tirar um pouco de informação do look, em outros devo adicionar. No final o consenso é de ambas as partes.
Fale um pouco sobre o seu trabalho em editoriais de moda, como as produções que você realiza para a Acontece Magazine.
Como toda ariana, adoro me entregar às minhas fantasias. Já inventei um photoshoot em um hangar e cismei que numa edição esportiva a modelo deveria praticar todos os esportes em pauta. Ficou maravilhoso e supernatural, mas no final ela estava exausta!
Como funciona o processo de uma produção fashion? Quantas pessoas são envolvidas na produção? Como é feita a seleção de modelos e figurino?
Começo buscando referências sobre o tema em pauta, valem fotos, textos, livros, filmes etc. Depois temos uma reunião com a equipe para montar o moodboard, onde é definido o perfil da modelo, makeup, cabelo e locação. Só depois destas etapas vou às lojas montar os looks. No dia do photoshoot, trabalhamos no mínimo com seis profissionais. Eu (na produção de moda), o profissional de beleza, o do making of, o fotógrafo, a produtora e o diretor de arte. A integração de toda essa equipe mais a modelo gera o resultado que o leitor vê na revista.

Jô Paes: Gostaria muito de falar sobre o trabalho social com a BrazilFoundation, pois é algo que me causa extremo prazer e faço com muita emoção.

Faço parte do comitê do BrazilFoundation. Trabalhar com filantropia pode não ser muito fácil, principalmente porque às vezes as pessoas desconfiam de onde vão parar os recursos e também por que no Brasil não temos benefícios fiscais (nos EUA é possível deduzir valores de doações na declaração de IR). Escolhi a fundação pela seriedade que tem e pela forma transparente de prestação de contas, onde doador pode verificar online para onde estão sendo destinados os recursos.
A parte de que mais gosto e a que mais me motiva são as visitas aos projetos no Brasil. Passar o dia em contato com as pessoas da comunidade com que estamos trabalhando me aproxima das nossas raízes. Costumo dizer, que é um retiro, pois renova as energias de todos os envolvidos para enfrentar o que está por vir.
Uma das experiências mais impactantes que tive foi no Lixão de Gramacho, com a ONG SOS Dental, um dos projetos que a BF apoia. Em parceria com outro projeto social que também trabalha no lixão, levamos dentistas para atenderem a mais de 300 crianças.
Passei o dia visitando a comunidade, que vive em barracos de madeira sob sol e forte calor, sem saneamento básico ou mesmo agua potável. Depois de brincar com as crianças num parquinho improvisado com pneus, era tocante a ingenuidade daquelas crianças que, mesmo no meio da miséria, conseguem ser felizes.
No final do atendimento odontológico, entregamos sacolinhas com kits de pasta e escova de dentes e uma das crianças veio me perguntar: “tia, isso é caderno?” Lá, elas contam com uma escola que oferece aulas de inglês e foi impossível não me emocionar ao ver aquele menino, com tantas coisas básicas lhe faltando, desejar um caderno. Ele quer mais do que apenas sobreviver: quer aprender e crescer!
Não há palavras que consigam descrever por completo a força que existe quando nos movemos para ajudar o próximo.

Para consultoria de imagem:
Instagram: @jopaesfashion - Site: jopaesfashion.com

Por Connie Rocha  - Foto: Fabiano Silva

Foto para editoria “Toque de Midas” criada pela estilista
Foto para editoria “Toque de Midas” criada pela estilista

 

“Off the shoulder” para a coluna fashion da Acontece
“Off the shoulder” para a coluna fashion da Acontece

 

e-max.it: your social media marketing partner

Notícias Relacionadas

O ator, modelo e DJ Jesus Luz,  fará  turnê pelos Estados Unidos

Nov/24: O ator, modelo e DJ Jesus Luz, fará turnê pelos Estados Unidos

A carreira de DJ de Jesus Luz anda a todo vapor, com uma…
Neno Ramos, Didi Marchi, Carlos Zibel, Cacipore Torres, Antonio Carlos Cavalcanti (curador), Claudio Tozzi

Nov/28: Exposição 50 anos de arte

Exposição homenageia grandes nomes da arte brasileira A…
Brazilian Voices

Dez/01 - Brazilian Voices apresenta o show “Brazilian Voices Concert – Cabaret”

O grupo de cantoras brasileiras Brazilian Voices apresenta…
Show de Humor com Sergio Mallandro

Dez/1: Show de Humor com Sergio Mallandro

Que tal aproveitar o promocode RISADA e garanta seu…
The Book of Mormon

Nov/28 até Dez/03 - Musical “The Book of Mormon”

O musical “The Book of Mormon”, nove vezes vencedor do Tony…

Videos

CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR O VÍDEO

 

Karmel Bortoleti

Making of do ensaio fotográfico de Karmel Bortoleti para a editoria fashion da edição de abril de 2017 da Acontece Magazine


Ensaio fotográfico do ator Caio Castro em Miami para a Acontece Magazine de agosto de 2017

Ensaio fotográfico do ator Caio Castro em Miami para a Acontece Magazine de agosto de 2017


Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami

Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico com as modelos Cate Chant e Flavianny Nassimbeni para a editoria Fashion da edição de maio de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Making Of Abril 2016

Ensaio fotográfico com Karmel Bortoleti para a editoria Fashion da edição de abril de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016

Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de fevereiro de 2016 da Acontece Magazine


Making Of Janeiro 2016

Making of do ensaio fotográfico para a capa e a editoria fashion da edição de janeiro de 2016 da Acontece Magazine com a participação da modelo Andrea Méndes Arroio


Making Of Dezembro

Acontece Magazine Making of de Dezembro 2015




DMC Firewall is a Joomla Security extension!