btn facebook  btn youtube  btn twitter  btn google plus  acontece instagram

 

Acontece Magazine
btn facebook   btn youtube   btn twitter  btn google plus  acontece instagram
acontece logo darkred

Embaixador Adalnio Senna Ganem fala sobre comemorações do 7 de setembro

Embaixador Adalnio Senna Ganem com sua esposa, a embaixatriz Hosana Senna Ganem
Embaixador Adalnio Senna Ganem com sua esposa, a embaixatriz Hosana Senna Ganem

Setembro está chegando e o coração brasileiro fica mais “verde e amarelo” com as comemorações pelo 7 de Setembro, dia em que é celebrada a Independência do Brasil. Na Flórida, a série de eventos “Brasil: A Journey Through Brazilian Experiences”, realizada pelo Consulado-Geral do Brasil em Miami, celebra o 7 de Setembro. A Acontece Magazine entrevistou o Embaixador do Brasil em Miami, Adalnio Senna Ganem, que fala a seguir sobre as comemorações dessa data tão especial e sobre seu primeiro ano à frente do consulado. Confira.
No próximo mês de setembro, o senhor completa um ano de trabalho no Consulado Geral do Brasil em Miami. Como avalia esse primeiro ano?
Foi um primeiro ano muito positivo. Tive a oportunidade de me reunir com as principais autoridades do Estado para discutir a atualização do relacionamento entre Brasil e Flórida. A esse respeito, creio ser essencial aumentar a visibilidade de nossa comunidade perante a sociedade, políticos e empresários da Flórida e mostrar a grande contribuição dos brasileiros na economia, na cultura e no turismo do Estado. No Setor Educacional, recebemos a visita do Ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho. Durante a missão, tivemos uma importante reunião com o Governador da Flórida, Rick Scott, e com a Comissária de Educação Pam Stewart, em Tallahassee. Ciente do número crescente de crianças brasileiras no Estado e da necessidade de ampliar o ensino da língua portuguesa, o ministro veio com a missão de buscar caminhos e parcerias para que possamos suprir essa importante demanda de nossa comunidade. O Consulado-Geral opera em perfeita sintonia com o Conselho de Cidadãos, iniciando projetos em benefício da comunidade brasileira, à exemplo da cartilha de empreendedorismo e da conferência sobre o empoderamento das mulheres. Na área comercial, trabalhamos em parceria com as diversas Câmaras de Comércio e com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações (APEX-Brasil). Foram organizados diversos seminários com apoio do Consulado-Geral, inclusive conferência com a presença do presidente da APEX-Brasil, o embaixador Roberto Jaguaribe. No Consulado-Geral, foi implementado o sistema de atendimento ao público por agendamento, que está sendo muito bem aceito por toda a comunidade brasileira. Finalmente, na área de cultura, integramos diversas iniciativas para promover em setembro o programa “Brasil: A Journey Through Brazilian Experiences”.

Neste mesmo mês de setembro, o Consulado Brasileiro promove o evento “Brasil: A Journey Through Brazilian Experiences”, que contribui positivamente para a visibilidade do país no Sul da Flórida. Qual a importância e a sua expectativa em relação ao programa?
Vamos celebrar a presença brasileira na Flórida com 18 iniciativas que se desdobrarão em diversas atividades a serem realizadas durante todo o mês. Serão eventos sobre arte, arquitetura, negócios, cinema, dança, educação, moda, gastronomia, história, literatura, música, esportes, fotografia, teatro e turismo, mostrando a relevância da influência brasileira na Flórida. Seis cidades vão sediar os eventos: Miami, Miami Beach, Doral, Fort Lauderdale, Boca Raton e Orlando. O Consulado-Geral está coordenando os eventos com o apoio de nomes importantes da comunidade brasileira local. A ideia é integrar diversas ações para promover a cultura brasileira, a economia e a língua portuguesa, mostrando para os moradores da Flórida e para toda a comunidade internacional residente no Estado um retrato do Brasil. Com cerca de 300 mil pessoas, a comunidade brasileira é uma das mais ativas e relevantes da Flórida, contribuindo positivamente para o desenvolvimento do Estado. Miami e Orlando são os destinos internacionais favoritos dos brasileiros: por ano, mais de 1,5 milhão de brasileiros passa férias no Estado. Além disso, a Flórida é o maior parceiro comercial do Brasil dentro dos Estados Unidos e o principal destino de investimentos brasileiros no exterior. Por meio desses eventos, a importância da comunidade brasileira na Flórida se fará ainda mais reconhecida. A presença brasileira no Sul da Flórida já é muito significativa. Temos empresas brasileiras de alimentos, hotelaria, finanças, tecnologia e saúde — isso apenas para citar alguns setores. Para mencionar apenas uma estatística, em 2015 brasileiros investiram US$ 2 bilhões em propriedades na Flórida, o maior valor entre as comunidades presentes no Estado. Por outro lado, o Brasil é um país de grandes oportunidades, possuindo uma economia diversificada e destacando-se como potência agroindustrial. É o maior país da América Latina, com quase 50% do PIB da região. Nem sempre as pessoas sabem de dados como este e é por isso que devemos atualizar as percepções com relação ao nosso país, que está sempre em constante evolução. Almejo que os empresários da Flórida e dos Estados Unidos em geral estejam mais conscientes de tudo o que podemos oferecer.

O Banco do Brasil Americas é um dos parceiros do Consulado na realização desses eventos. Na sua opinião, qual a importância de que empresas, sejam brasileiras ou americanas, apoiem eventos como esse?
O Banco do Brasil Americas, representado por seu presidente Cássio Segura é um grande parceiro do Consulado-Geral do Brasil há anos e patrocinou o evento de lançamento do mês do Brasil na Flórida, em 21 de junho. Para os eventos de setembro, já contamos com apoio da Embraer e estamos em busca de novas parcerias, fazendo reuniões com empresas multinacionais brasileiras e com o setor privado norte-americano. O apoio das empresas é fundamental para que o Consulado-Geral consiga realizar projetos, e os eventos de setembro serão uma excelente oportunidade para as empresas atingirem um público interessado na cultura brasileira. Além disso, temos o apoio de outras entidades do governo brasileiro, como a Apex e a Embratur.

Neste primeiro ano de consulado, quais foram seus maiores desafios?
Em primeiro lugar, continuar prestando atendimento consular adequado, uma vez que desde o início do ano verificamos um aumento bastante significativo na demanda por serviços consulares. O Consulado-Geral em Miami é a repartição pública brasileira que mais atende nacionais e produz o maior número de documentos no exterior. Em 2016, produzimos 19.331 passaportes. Até o mês de maio deste ano, já havíamos emitido 7.385 documentos de viagem. A partir de 13 de junho, foi implementado o atendimento feito com horário agendado. Do conforto de sua casa, o público pode agendar o dia e o horário que deseja vir ao Consulado-Geral. O atendimento se tornou muito mais ágil e eficiente. Não é mais necessário esperar para ser atendido. Por esse motivo, estamos recebendo muitos elogios, que podem ser vistos tanto em nosso Facebook quanto no próprio site de agendamentos. O segundo desafio foi aproximar o Consulado-Geral da comunidade brasileira em todo Estado da Flórida, o que tenho feito com constantes viagens a cidades como Orlando e Tampa e com a ampliação do Conselho de Cidadãos.

Fale sobre a implementação dos consulados itinerantes para os brasileiros que vivem em outras cidades da Flórida?
Apesar das restrições orçamentárias no Brasil, o Consulado-Geral tem se esforçado para manter a realização dos itinerantes, sendo que em agosto conseguiremos realizar duas missões, uma em Orlando e outra em Pompano Beach. Isso totaliza quatro itinerantes neste ano e esperamos realizar novas missões. Ainda assim, o número de consulados itinerantes teve que ser reduzido pelas dificuldades orçamentárias, bem como a quantidade de funcionários que trabalham nessas missões. Por outro lado, estamos cientes da alta demanda por serviços e aceitamos diversas solicitações pelo correio norte-americano, o que beneficia quem mora longe de Miami. Para poder auxiliar a população da melhor forma possível, fizemos um guia com o passo a passo para solicitações via correio (http://miami.itamaraty.gov.br/pt-br/servicos_pelo_correio.xml). Outra importante iniciativa foi a criação do Consulado Honorário em Orlando para atender a essa demanda. O Dr. Joel Stewart, atual assessor jurídico do Consulado-Geral, assumiu a função em junho. O Cônsul-Honorário tem como objetivo principal a defesa dos direitos e a assistência, emergencial ou não, dos membros da comunidade brasileira em sua jurisdição, residentes ou de passagem, além de prestar apoio em alguns serviços consulares. O atendimento é feito exclusivamente por agendamento (pelo e-mail ), a cada duas semanas. No entanto, cabe ressaltar que não se trata de Repartição Consular com atendimento regular ao público e emissão de documentos consulares, função que continuará sendo exercida pelo Consulado-Geral em Miami.

Fale sobre os projetos do Consulado Geral do Brasil para esse segundo semestre de 2017.
Além dos eventos do “Brasil: A Journey Through Brazilian Experiences” durante o mês de setembro, em parceria com o Conselho de Cidadãos da Flórida, estão programadas feiras de saúde, cultura e educação, eventos de empreendedorismo e palestras de diversos assuntos, como imigração e violência doméstica. Esses eventos estão previstos para serem realizados em Miami, Pompano Beach, Orlando, Tampa e Fort Myers, entre outras cidades do Estado.

Como o Consulado pretende melhorar e reforçar a relação com o brasileiro que vive na Flórida?
O Consulado-Geral está à disposição do brasileiro e tentamos fazer tudo o que está ao nosso alcance para ajudar os nacionais a ter uma vida melhor e mais próspera nos Estados Unidos. Digo isso não apenas com relação ao Setor Consular, responsável pela produção de passaportes e demais documentos. Por exemplo, o Setor de Assistência a Brasileiros presta auxílio em casos que envolvam detenção, imigração, hospitalização e vítimas de crime. Dispomos de um assessor jurídico, Joel Stewart, e de uma psicóloga, Virna Moretti, que prestam orientação nos casos envolvendo brasileiros em situação vulnerável. Publicamos o Guia com Orientações Práticas para Imigrantes Brasileiros nos EUA, com informações sobre questões imigratórias. No Setor Educacional, depois de dois anos de negociações com Brasília, conseguimos trazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) no Exterior para a Flórida, cuja prova será realizada dia 10 de setembro. Quem não teve a oportunidade de ser formar no Brasil, terá a chance de prestar a prova para tentar obter um diploma do ensino fundamental ou médio e, assim, ter a oportunidade de continuar estudando e batalhar por um emprego melhor. Recentemente lançamos o Guia “Como Empreender na Flórida” e tivemos um retorno excelente de diversos pequenos empresários, comprovando o quanto as informações fizeram a diferença na vida e nos negócios das pessoas. Queremos estabelecer um forte canal de comunicação com a nossa página no Facebook e o canal de vídeos no YouTube. As sugestões e as críticas construtivas da comunidade são sempre bem-vindas. Estamos abertos para discutir novas ideias e projetos que possam ajudar nossa comunidade a crescer e se fortalecer. Em nosso site, é possível encontrar contatos e telefones de todos os setores. Mantemos, ainda, interação permanente com a imprensa comunitária, sendo importante canal de comunicação com a comunidade brasileira, além das lideranças.

Sua esposa, a embaixatriz Hosana Senna Ganem, é uma incentivadora e entusiasta neste e em outros programas que visam agregar os brasileiros da Flórida. Qual a importância de ter uma parceira trabalhando ao seu lado?
A Hosana é uma grande companheira. Ela já trabalhou como executiva, representando o Brasil na Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial e na área internacional de grandes instituições e multinacionais brasileiras. Depois, por questões de saúde, mudou de carreira e tornou-se instrutora master de Romana’s Pilates, sendo reconhecida internacionalmente. Hosana é extremamente dedicada a seu ofício, mas está sempre atenta às iniciativas da comunidade. Tem uma energia contagiante e busca sempre empregá-la para apoiar os eventos e para contribuir com o fortalecimento da comunidade e da presença brasileira na Flórida.
Foto 1: Bill Paparazzi
Foto2: Setor de Cultura, Educação e Imprensa. Consulado-Geral do Brasil em Miami

Ministro da Educação, Governador Rick Scott e Embaixador Adalnio Senna Ganem
Ministro da Educação, Governador Rick Scott e Embaixador Adalnio Senna Ganem

 

e-max.it: your social media marketing partner

Notícias Relacionadas

Próximos Eventos
9 de setembro: Brazilian Beat

Mais uma edição do evento anual Brazilian Beat, realizado na cidade de Boca Raton, acontece no dia 9 de setembro, das 6 PM às 11 PM, no Mizner Park Amphitheater (590 Plaza Real). A grande estrela...

Health Coach em Miami

24 de agosto: Health Coach em Miami

Dois Cearenses se juntaram para revolucionar o mercado de…
Premios Tu Mundo

24 de agosto: Premiação anual “Premios Tu Mundo”

A premiação anual “Premios Tu Mundo” organizada pelo canal…
Maiara & Maraisa

25 de agosto: Show de Maiara & Maraisa

A dupla sertaneja Maiara & Maraisa, uma das mais badaladas…
Consulado Itinerante em Orlando

26 e 27 de Agosto: Consulado itinerante em Orlando

O Consulado-Geral realizará Missão Itinerante nos dias 26 e…

Videos

CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR O VÍDEO

 

Ensaio fotográfico do ator Caio Castro em Miami para a Acontece Magazine de agosto de 2017

Ensaio fotográfico do ator Caio Castro em Miami para a Acontece Magazine de agosto de 2017


Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami

Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico com as modelos Cate Chant e Flavianny Nassimbeni para a editoria Fashion da edição de maio de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Making Of Abril 2016

Ensaio fotográfico com Karmel Bortoleti para a editoria Fashion da edição de abril de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016

Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de fevereiro de 2016 da Acontece Magazine


Making Of Janeiro 2016

Making of do ensaio fotográfico para a capa e a editoria fashion da edição de janeiro de 2016 da Acontece Magazine com a participação da modelo Andrea Méndes Arroio


Making Of Dezembro

Acontece Magazine Making of de Dezembro 2015




Our website is protected by DMC Firewall!