btn facebook  btn youtube  btn twitter  btn google plus  acontece instagram

 

Acontece Magazine
btn facebook   btn youtube   btn twitter  btn google plus  acontece instagram
acontece logo darkred

Os benefícios da Psicologia Positiva

O atleta de Jiu-Jitsu Ryan Shaughnessy é um dos clientes do psicólogo Mauricio Braz
O atleta de Jiu-Jitsu Ryan Shaughnessy é um dos clientes do psicólogo Mauricio Braz

Ele nasceu em Niterói, mas passou a maior parte da vida na cidade de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. Psicólogo e professor do MBA de Gestão de Pessoas na Universidade Católica de Petrópolis e consultor do Sebrae, Mauricio Braz mudou-se para a Flórida, após receber um convite do Boca Raton Futebol Club para desenvolver o processo de liderança com os jogadores, na comunicação, motivação e ambiente positivo. Além de empregar sua experiência com empresas, em projetos de desenvolvimento de parcerias e patrocínios, Braz é especializado em neurofeedback e conta detalhes dessa técnica nesta entrevista para a Acontece Magazine.
Mauricio, o que é exatamente o neurofeedback?
Trata-se de um equipamento computadorizado que monitora o cérebro (ondas cerebrais), nível de estresse e o sistema simpático (que é o acelerador do corpo) e o parassimpático (que é o freio do corpo), assim como, a reação neura emocional (a pressão do ambiente externo) e a resposta neura emocional (pressão pelos sentimentos e emoções). Esse equipamento é tão preciso que indica as melhores técnicas de relaxamento, atenção, memória, foco e criatividade para cada pessoa, desenvolvendo assim, um treinamento individual muito mais rápido e preciso, promovendo o equilíbrio do organismo como um todo. O autoconhecimento, a gestão das emoções e a qualidade de vida são os principais ganhos dessa técnica.

Você se auto intitula um “psicólogo positivo”. O que significa exatamente esse título na sua profissão?
Sou pós-graduado em psicologia positiva, que surgiu aqui nos EUA, no ano de 1998, através de Martin Seligman, então presidente da Associação de Psicologia Americana (APA). Seu objetivo era quebrar o paradigma reinante de ter que tratar as pessoas pela dor e pelo passado. O foco da psicologia positiva é trabalhar o presente e preparar o indivíduo para o futuro, buscando o que lhe dá prazer para fazê-lo se movimentar nessa direção. É um método todo baseado em estudos científicos e trabalha as emoções, os objetivos e a qualidade de vida e bem-estar. Fui um dos três brasileiros convidados para falar no 17º Encontro Mundial de Psicologia Positiva em Toronto, no Canadá, neste ano, sou coautor de um livro e tenho uma tese científica sobre o tema.

Como é feito o tratamento da psicologia positiva? Em quanto tempo os seus pacientes percebem que ele está dando resultados?
Os tratamentos com a técnica da psicologia positiva junto ao neurofeedback são considerados terapias de breve duração, em média levando entre 8 e 16 semanas (com um ou dois encontros semanais). A variação do tempo de duração se deve ao nível de ansiedade individual e do tempo que a pessoa está exposta a esse problema. Alguns casos pontuais podem necessitar de um tempo maior.

Qual o perfil dos seus pacientes?
O perfil é extremamente variado, pois essas técnicas abrangem praticamente todos os tipos de pessoas, desde empresários, estudantes e atletas (que buscam o alto desempenho) a adolescentes com dificuldades de aprendizado ou déficit de atenção (TDA, TDAH, ADD), como também a melhor idade (memória e concentração) e pessoas que sofrem com cefaleias (dores de cabeça).

A partir de que idade as pessoas podem buscar o neurofeedback e a psicologia positiva?
Não existe uma idade mínima ou máxima. Acredito que a partir dos sete anos e até os noventa e sete anos (risos) as pessoas estão aptas.

Como essa vertente da psicologia utiliza a tecnologia computadorizada?
São técnicas que se somam para multiplicar resultados. Dentro do processo outras técnicas e conceitos também são utilizados como a neurociência, a programação neurolinguística, o coaching, a constelação sistêmica (familiar ou profissional), entre outras. Esse conjunto de conhecimentos acelera o processo e os resultados.

Onde você se especializou? Essa técnica é muito utilizada aqui nos EUA?
Tenho formações no Brasil e nos EUA, publicação de tese científica pela Universidade de Coimbra em Portugal e sou coautor de um livro pelo Instituto Internacional de Psicologia Positiva, com o tema “Mapeando e Desenvolvendo Qualidades Humanas”.

Onde você atende e ministra suas palestras?
Atendo em Boca Raton, em local próprio ou na casa ou local de trabalho de meu cliente. Sou palestrante internacional (Brasil, Portugal, Estados Unidos) e promovo palestras com temas variados que vão da neuro vendas, neuro liderança, neuro comunicação, neuro negociações até a inteligência emocional e as múltiplas inteligências.

Como está sendo o feedback das pessoas quanto à psicologia positiva?
Tenho resultados fantásticos com atletas de UFC, futebol, basquete e atletas de jiu-jitsu como o Ryan Shaughnessy, que faz treinamento de neurofeedback comigo e foi campeão mundial na sua categoria, no dia 2 de junho, na Califórnia. Ótimos resultados também com empresários e estudantes, bem como, adolescentes com déficit de atenção. Mas um caso é especial aqui nos EUA. É o de um cliente com Mal de Parkinson que, em apenas dois meses, teve evidentes sinais de evolução (melhora da qualidade de vida através da melhora do sono, da facilidade do trato intestinal, da gestão do nível de ansiedade e da promoção de movimentação aos membros). E acrescento um conceito de Albert Einstein, que norteia minha vida: “loucura é achar que em se fazendo as mesmas coisas, teremos resultados diferentes.” Para buscar novos horizontes temos de mudar uma nova forma de ver as coisas.

Para saber mais sobre o trabalho de Maurício Braz, visite [facebook.com/mauricio.braz.940] ou pelo telefone (561) 929-1684
Foto: Arquivo pessoal

 

e-max.it: your social media marketing partner

Notícias Relacionadas

News
Inscrições abertas para Pompano Soccer Cup

Pompano Soccer Cup já recebe inscrições para sua segunda ediçãoTorneio de futebol acontecerá de setembro a outubro Já estão abertas as inscrições para a segunda edição da Pompano Soccer Cup,...

Esporte
Brasileirão segue disputado no PFC

Fluminense e Atlético Goianense dão o pontapé na 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Flu recebe o lanterna da competição no sábado, 5, às 18h30, no Maracanã. No domingo, às 11h00, é a vez do...

Health Coach em Miami

24 de agosto: Health Coach em Miami

Dois Cearenses se juntaram para revolucionar o mercado de…
Premios Tu Mundo

24 de agosto: Premiação anual “Premios Tu Mundo”

A premiação anual “Premios Tu Mundo” organizada pelo canal…
Maiara & Maraisa

25 de agosto: Show de Maiara & Maraisa

A dupla sertaneja Maiara & Maraisa, uma das mais badaladas…
Consulado Itinerante em Orlando

26 e 27 de Agosto: Consulado itinerante em Orlando

O Consulado-Geral realizará Missão Itinerante nos dias 26 e…

Videos

CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR O VÍDEO

 

Ensaio fotográfico do ator Caio Castro em Miami para a Acontece Magazine de agosto de 2017

Ensaio fotográfico do ator Caio Castro em Miami para a Acontece Magazine de agosto de 2017


Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami

Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico com as modelos Cate Chant e Flavianny Nassimbeni para a editoria Fashion da edição de maio de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Making Of Abril 2016

Ensaio fotográfico com Karmel Bortoleti para a editoria Fashion da edição de abril de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016

Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de fevereiro de 2016 da Acontece Magazine


Making Of Janeiro 2016

Making of do ensaio fotográfico para a capa e a editoria fashion da edição de janeiro de 2016 da Acontece Magazine com a participação da modelo Andrea Méndes Arroio


Making Of Dezembro

Acontece Magazine Making of de Dezembro 2015




DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd