btn facebook  btn youtube  btn twitter  btn google plus  acontece instagram

 

Acontece Magazine
btn facebook   btn youtube   btn twitter  btn google plus  acontece instagram
acontece logo darkred

Camila Coutinho: “A pessoa tem de encontrar a linguagem própria e ser original”

Camila Coutinho
Camila Coutinho

Ela é uma das blogueiras de moda mais famosas e influentes do Brasil, e seu nome virou uma marca. A pernambucana Camila Coutinho estudou Design de Moda em Recife e, em 2006, criou o site Garotas Estúpidas, blog pioneiro em moda no Brasil. Hoje, a blogueira tem mais de 2 milhões de seguidores no Instagram e mais de 300 mil seguidores no seu canal do Youtube. Influente, ela conta sobre todo esse sucesso nesta entrevista para a Acontece Magazine. Confira.
Como foi o início de sua carreira de blogueira? O que te inspirou a se tornar uma blogueira?
Camila Coutinho: Quando criei o Garotas Estúpidas, há 10 anos, não existiam muitos blogs na internet... Então o site nasceu porque eu gostava de ler os blogs gringos de celebridades. Comecei escrevendo sobre outras pessoas, não sobre mim, e fui uma das pioneiras nisso no Brasil. Acho que o grande diferencial do Garotas Estúpidas é que desde o início sempre tive essa linguagem simples e direta, mas ao mesmo tempo bem-humorada e sempre me preocupei muito com a parte estética, como diagramação, imagens etc.

De onde surgiu o nome Garotas Estúpidas?
Criei esse nome pois falava muito sobre celebridades, e a cantora Pink tinha uma música que fazia muito sucesso na época, chamada “Stupid Girl”, que era bem irônica com celebs como Lindsay Lohan, Britney Spears, Paris Hilton... Aí só traduzi o nome para o português. Além disso, é um nome bem-humorado, que passa a ideia de um espaço no qual as mulheres podem falar sobre o que quiserem.

No início era pura diversão ou você já enxergava o blog como um negócio?
Comecei totalmente amadora e despretensiosa e me encontrei profissionalmente ao longo do caminho. Com o tempo, senti a necessidade de profissionalizar tudo, registrei o nome Garotas Estúpidas como empresa e meu pai me ajudou e me apoiou muito.

Quem faz o design do seu blog? Você tem uma equipe que te ajuda nas atualizações?
Atualmente tenho uma equipe fixa de cinco pessoas que me ajudam. Quem faz o conteúdo sou eu e mais uma pessoa. Tenho dois Instagrams (um com meu nome e outro com o nome do blog) e estamos presentes em todas as redes sociais. Temos também a área comercial, financeira e de design, que ajuda na diagramação do Garotas Estúpidas.

Que dicas você daria para quem quer ser uma blogueira de sucesso, como você.
Minha dica principal é ter muita determinação! Não existe uma fórmula pronta mas se você acreditar na sua ideia, trabalhar muito e amar o que faz, pode ter certeza que vai dar certo! E principalmente: você deve gostar do que faz, pois você vai vivenciar isso a maior parte do seu dia. A pessoa tem de encontrar a linguagem própria e ser original —pode se inspirar em outras pessoas, mas tem de trazer alguma coisa diferente para os leitores.

Em que momento você percebeu que ficou famosa?
Quando as pessoas começaram a pedir foto e me reconhecer na rua, no shopping, supermercado (risos). Achava muito engraçado, pois nunca foi meu objetivo, mas eu amo! Até hoje acho super legal encontrar com as leitoras na rua porque temos muito em comum. Elas se identificam com o blog.

O que você acredita ser o segredo do seu sucesso? Qual o seu diferencial, Camila?
Quando criei o blog as coisas eram diferentes de como são hoje... Acredito que meu segredo é sempre buscar inovar na forma como produzo conteúdo e sempre estar presente nas principais mídias, como YouTube, Snapchat, Instagram... O importante é não parar no tempo.

Você vem muito a Miami? Que lugares você frequenta na cidade?
Eu adoro Miami. É uma das minhas cidades favoritas para passear nos EUA e para fazer compras também (risos). Sou apaixonada por comida asiática, então sempre que posso janto no restaurante Makoto, que fica no Bal Harbour Shops. Adoro os sushis de lá. Amo NY também. Vou para lá neste mês cobrir a Fashion Week da cidade.

Você tem contato direto com seus seguidores? Como é essa relação com eles?
Minha relação com meus leitores é muito próxima. Tenho uma linguagem bem informal no blog. É como se meus posts fossem uma conversa com os leitores. Eles são muito carinhosos e engraçados e sempre que tenho um tempinho de sobra eu respondo as dúvidas e comentários deles.

Quem você admira no mundo dos blogs? No Brasil e no exterior.
Gosto muito da Miroslava Duma, da Aimee Song, da Leandra Medine... No Brasil, também temos nomes de peso, cada uma com seu estilo pessoal.

O que é mais desafiador na vida de uma blogueira?
Às vezes passar muito tempo longe da minha casa (em Recife) e da minha família é desafiador, mas nada que o Skype não ajude (risos).

E o que é mais gratificante?
Para mim, o que mais gosto na minha profissão é poder trabalhar diariamente com o que amo, que é moda, além, claro, de poder conhecer lugares incríveis e pessoas que sempre admirei.

Quais são seus próximos projetos?
O Garotas Estúpidas completou 10 anos no ar em 2016, e para comemorar vou lançar um livro contando um pouco mais sobre minha experiência desde quando comecei até os dias de hoje. Estou muito empolgada e animada para mostrar o resultado para todo mundo!
Por Connie Rocha - Foto: Luiza Ferraz

 

e-max.it: your social media marketing partner

Notícias Relacionadas

Fashion
Oásis em meio à urbanidade de Miami

Duas palavras que combinam muito com o Miami lifestyle, desde a década de 80, são luxo e lazer. De lá para cá a cidade só cresceu, virou uma metrópole e ficou ainda mais bonita. Hoje, oferece...

Eventos

Abril   2017
D S T Q Q S S
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30            

Videos

CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR O VÍDEO

Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami

Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico com as modelos Cate Chant e Flavianny Nassimbeni para a editoria Fashion da edição de maio de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Making Of Abril 2016

Ensaio fotográfico com Karmel Bortoleti para a editoria Fashion da edição de abril de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez

Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016

Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016

Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de fevereiro de 2016 da Acontece Magazine

Making Of Janeiro 2016

Making of do ensaio fotográfico para a capa e a editoria fashion da edição de janeiro de 2016 da Acontece Magazine com a participação da modelo Andrea Méndes Arroio

Making Of Dezembro

Acontece Magazine Making of de Dezembro 2015


DMC Firewall is developed by Dean Marshall Consultancy Ltd