btn facebook  btn youtube  btn twitter  btn google plus  acontece instagram

 

Acontece Magazine
btn facebook   btn youtube   btn twitter  btn google plus  acontece instagram
acontece logo darkred
Acontece Esporte

Motivação: como podemos desenvolver esse comportamento?

No esporte, a motivação faz com que as pessoas lutem por seus objetivos
No esporte, a motivação faz com que as pessoas lutem por seus objetivos

A motivação significa o ato ou efeito de motivar, palavra que define a razão pela qual as pessoas agem de uma determinada maneira. Dentro da psicologia e nas ciências do comportamento, essa é uma área que vem sendo estudada e desenvolvida em busca de potencializar resultados.
O que a motivação tem a ver com nossas conhecidas promessas e resoluções de um ano que se inicia? Emagrecer, parar de beber ou fumar, casar, ter filhos, comprar um imóvel, mudar de emprego, melhorar de vida... Todas essas expectativas são comuns nas nossas intenções para mais um começo de um novo ano, e no esporte não é diferente.
Pensamentos geram sentimentos que geram compor­tamentos que geram atitudes que geram resultados. Se analisarmos os fatos dessa forma passamos a entender que tudo se inicia através de um pensamento. O pensamento é capaz de mudar nosso estado mental e fazer com que nossas atitudes mudem da mesma forma. Assim, pensar de maneira positiva não deveria ser uma opção e sim uma obrigação de cada um. Pensar positivo não garante que as coisas irão acontecer do jeito que desejamos, mas pensar de forma negativa não nos ajuda de forma alguma. Já que podemos escolher, por que não escolher a forma positiva?
No esporte e na saúde, a motivação atua como um potente auxiliar que faz com que as pessoas lutem por seus objetivos e se dediquem de forma mais intensa dia após dia, superando barreiras, lesões, cansaço físico e mental. Todos os desejos necessitam de alguma forma de motivação que envolve ações em busca dos objetivos em médio e longo prazo. A mudança de hábitos se torna necessária para que os resultados sejam atingidos de forma diferente — sair da zona de conforto nem sempre é prazeroso, porém dizem que é fora dessa zona que as coisas boas da vida acontecem. Não existe motivação sem busca por metas: a motivação não pode ser compreendida como um comportamento único, mas sim como um conjunto de atitudes, como disciplina, concentração, atenção, autoconfiança, autocontrole, autoconhecimento, empenho, persistência e comprometimento.
Pensando nisso, a baiana Amanda Nunes saiu de sua zona de conforto, abriu mão da sua vida no Brasil, de sua família e se mudou para os Estados Unidos em busca de um sonho maior, que era o de se tornar a melhor lutadora do mundo. Após passar por vários desafios, muitos sacrifícios e muita superação, a atleta realizou seu mais desejado sonho e se tornou campeã do mundo. Em julho de 2016, a atleta venceu a campeã do Ultimate Fighting Championship (UFC) Miesha Tate e se consagrou como a primeira brasileira campeã do evento, porém ainda faltava um degrau ainda mais alto e glorioso, que veio a acontecer em dezembro, quando Amanda venceu de forma arrasadora a então “considerada” número 1 do mundo, Ronda Rousey, com um nocaute técnico em 48 segundos. A número 1 do mundo acertou 47 golpes em 48 segundos, sendo que desses 47, 27 foram certeiros, e fizeram com que a vitória acontecesse de forma tão rápida.
A atleta se dedicou durante anos a aprimorar suas técnicas e seu talento para brilhar no lugar topo e nos três meses que antecederam o combate treinou de forma intensa durante 6 dias da semana, de 4 a 6 horas diárias. Amanda se dividiu entre treinos de Mixed Martial Arts (MMA), jiu-jitsu, wrestling, boxe, muay-thai e preparação física.
Essa é uma rotina exaustiva que necessita de muita motivação para superar os desafios que ocorrem durante o tempo de todo o treinamento, como lesões, cansaço, viagens e toda a pressão que um atleta de alto rendimento sofre durante as competições.
O foco do atleta nesse momento se torna algo tão importante que especialistas da área da psicologia do esporte costumam a dizer que vai vencer não o atleta mais treinado, mas sim o mais motivado.
A melhor dica que pode ser dada para quem deseja mudar algo em sua vida, seja físico ou não, é que seja uma pessoa motivada e exercite essa motivação dia após dia em busca de seus sonhos, pois um dia você chega lá. Não desista nunca dos seus sonhos!

*Por Everton Bittar

 

e-max.it: your social media marketing partner

Notícias Relacionadas

Eventos

Abril   2017
D S T Q Q S S
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30            

Videos

CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR O VÍDEO

Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami

Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico com as modelos Cate Chant e Flavianny Nassimbeni para a editoria Fashion da edição de maio de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Making Of Abril 2016

Ensaio fotográfico com Karmel Bortoleti para a editoria Fashion da edição de abril de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez

Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016

Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016

Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de fevereiro de 2016 da Acontece Magazine

Making Of Janeiro 2016

Making of do ensaio fotográfico para a capa e a editoria fashion da edição de janeiro de 2016 da Acontece Magazine com a participação da modelo Andrea Méndes Arroio

Making Of Dezembro

Acontece Magazine Making of de Dezembro 2015


DMC Firewall is a Joomla Security extension!