btn facebook  btn youtube  btn twitter  btn google plus  acontece instagram

 

Acontece Magazine
btn facebook   btn youtube   btn twitter  btn google plus  acontece instagram
acontece logo darkred

A importância da triagem do câncer de próstata

Converse com seu médico sobre a triagem do câncer de próstata
Converse com seu médico sobre a triagem do câncer de próstata

No mês passado, discutimos sobre triagem do câncer de mama e sua controvérsia sobre quando e quão frequentes devem ser os exames. Ainda assim, não há dúvidas sobre seu importante papel na saúde das mulheres.
Assim, se pensaria que o mesmo vale para o câncer de próstata para a saúde dos homens. Infelizmente, para o câncer de próstata, a controvérsia está se devemos ou não fazer a triagem.
Diferente da mama, a triagem para o câncer de próstata é baseada no nível sanguíneo de PSA — uma proteína produzida pela próstata que se elevada pode significar câncer. No entanto, várias outras condições também aumentam o PSA, como a hiperplasia benigna, prostatitis (infecção), andar de bicicleta e relação sexual, portanto, há uma alta incidência de falso negativo. Em geral, apenas cerca de 30% (menos de 1 em cada 3 homens) com PSA elevado são diagnosticados com câncer em biópsia, um procedimento que acarreta altas probabilidades de complicações.
Outro ponto importante é que mesmo que o câncer de próstata seja muito prevalente (1 em 7 homens) e mate um número significativo de homens por ano, apenas cerca de 1 a cada mil serão salvos pelo teste de PSA após 10 anos.
A maioria dos cânceres de próstata crescem muito lentamente e são improváveis de causar consequências graves ou morte, mas o seu tratamento, ao contrário, é acompanhado de diversos riscos, como os riscos cirúrgicos, incontinência etc. Em outras palavras, mesmo que o câncer seja encontrado cedo, não está claro em todos os casos que ele deva ser tratado.
Portanto, a maioria dos grupos de especialistas recomendam que homens de 50 a 74 anos falem com um médico sobre riscos e benefícios baseados em seus fatores de risco. Afrodescendentes ou quem tem histórico familiar de câncer de próstata ou de câncer de mama com BRCA positivo têm um risco mais elevado.
Por Dra. Cindy Shaffer

 

e-max.it: your social media marketing partner

Notícias Relacionadas

Vida e Saúde
Atenção para a dor lombar

Muitas pessoas já sentiram ou experimentarão dor lombar em algum momento de suas vidas. A boa notícia é que a maioria pode ser tratada e aliviada. Como médica de clínica geral, a dor lombar é uma...

Videos

CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR O VÍDEO

Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami

Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico com as modelos Cate Chant e Flavianny Nassimbeni para a editoria Fashion da edição de maio de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Making Of Abril 2016

Ensaio fotográfico com Karmel Bortoleti para a editoria Fashion da edição de abril de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez

Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016

Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016

Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de fevereiro de 2016 da Acontece Magazine

Making Of Janeiro 2016

Making of do ensaio fotográfico para a capa e a editoria fashion da edição de janeiro de 2016 da Acontece Magazine com a participação da modelo Andrea Méndes Arroio

Making Of Dezembro

Acontece Magazine Making of de Dezembro 2015



Our website is protected by DMC Firewall!